Uso de tecnologias digitais na educação interprofissional: experiência do PET-Saúde Interprofissionalidade

Autores

  • Tatiane de Oliveira Silva Alencar
  • Silvânia Sales de Oliveira
  • Maíra Moreira Peixoto Coelho
  • Cíntia da Silva Souza
  • Jacqueline Oliveira Freitas
  • Matheus Sousa Santos
  • Monise Queiroz Brito de Souza
  • Sheila dos Santos Silva
  • Tyson Andrade Miranda

Palavras-chave:

Educação interprofissional, Infecção por coronavírus, Tecnologia digital, Podcast

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência do uso de tecnologias digitais, por um grupo tutorial do PET-Saúde Interprofissionalidade, durante o período de pandemia. Método: Foram priorizadas as plataformas de comunicação, WhatsApp e redes sociais para discussão, construção e divulgação do  podcast sobre a interprofissionalidade no contexto da pandemia. Resultados: Todo esse processo ocorreu com base num roteiro que foi construído coletivamente, discutido, adaptado, respondido e revisado, com distribuição de tarefas entre os integrantes do grupo tutorial, e com base nos referenciais orientadores dessa tecnologia digital e dos princípios da educação interprofissional. Conclusão: O uso do podcast como tecnologia digital mostrou-se uma potente ferramenta para a produção e divulgação de conhecimento, possibilitando a continuidade da dinâmica do trabalho interprofissional mesmo num cenário de pandemia.

Referências

Cascella M, Rajnik M, Cuomo A, Dulebohn SC, Di Napoli R. Features, Evaluation and Treatment Coronavirus (COVID-19). StatPearls [Internet].2020. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK554776/

Sohrabi C, Alsafi Z, O'Neill N, Khan M, Kerwan A, Al-Jabir A, et al. World Health Organization declares global emergency: a review of the 2019 novel coronavirus (COVID-19). International Journal of Surgery. 2020; 76: 71-6. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2020.02.034

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Edital nº 10, 23 de julho 2018. Seleção para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Pet-Saúde/Interprofissionalidade - 2018/2019. Brasília: Ministério da Saúde; 2018.

Costa MV. A potência da educação interprofissional para o desenvolvimento de competências colaborativas no trabalho em saúde. In: Toassi RFC, organizador. Interprofissionalidade e formação na saúde: onde estamos? [recurso eletrônico]. 1.ed. – Porto Alegre: Rede UNIDA; 2017. p. 14-27.

Parreira CMSF. Educação interprofissional no Brasil. In: Nuin JJB, Francisco E. Manual de educação interprofissional em saúde. Rio de Janeiro: Elservier; 2019, p. 115-135.

Modelski D, Giraffa LMM, Casartelli AO. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educ. Pesqui. 2019; 45 (e180201). doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634201945180201

Barros GC, Menta E. Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista Electrónica Internacional de Economía Política de las Tecnologías de la Informacíon y la Comunicación [Internet]. 2007; 9(1): 74-89. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/217.

Bottentuit Junior JB, Coutinho CP. Podcast em educação: um contributo para o estado da arte. Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía: libro de actas. A. Coruña/Universidade da Coruña: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación [Internet]. 2007: 837-846. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7094/1/pod.pdf

Produção de podcasts. Tecnologias digitais aplicadas à educação. 2020. Disponível em: http://uabmoodle.uefs.br/

Nuin JJB, Francisco EI. Perfil de um programa de educação interprofissional: elementos-chave. In: Nuin JJB, Francisco E, organizadores. Manual de educação interprofissional em saúde. 1 ed. Rio de Janeiro: Elservier; 2019. p.13-24.

Illingworth P, Sonya C. A review of the benefits of interprofessional education 10 years on. British Journal of Nursing. 2017; 26 (13): 1-6. doi: https://doi.org/10.12968/bjon.2017.26.14.813

Publicado

2020-09-20

Como Citar

Alencar , T. de O. S., Oliveira, S. S. de, Coelho, M. M. P., Souza, C. da S., Freitas, J. O., Santos, M. S., … Miranda, T. A. (2020). Uso de tecnologias digitais na educação interprofissional: experiência do PET-Saúde Interprofissionalidade. REVISA, 9(Especial 1), 603–609. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/552

Edição

Seção

Relato de Experiência