Educação em saúde à pessoa com deficiência visual – experiência de acadêmicos apoiada nas classificações de enfermagem

Autores

  • Ligya Lucia Weber dos Santos
  • Iel Marciano de Moraes Filho
  • Ricardo Costa da Silva
  • Raiara Caetano
  • Taynara Maria Estevam da Silva
  • Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência, Letramento em Saúde, Cegueira, Diagnósticos de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: apresentar relato de experiência do uso da intervenção de enfermagem na Educação em Saúde à pessoa com deficiência visual que apresenta autogestão ineficaz da saúde. Método: estudo descritivo-reflexivo, a partir do relato de experiência desenvolvido em ambulatório especializado no atendimento a doenças crônicas de uma cidade na região central do Brasil. Os dados foram obtidos por meio da Consulta de Enfermagem, conduzida pelos alunos de enfermagem e submetidas à análise pelo método de raciocínio clínico diagnóstico Outcome-Present State Test, integrando Diagnóstico, Resultado e Intervenções de Enfermagem baseados no Processo de Enfermagem e no uso das Taxonomias (NANDA, NIC, NOC) a um homem, de 56 anos, com deficiência visual por etiologia traumática, portador de Hipertensão Arterial (HA) e com níveis de glicose no sangue aumentados. Resultados: o relato dividiu-se em três vertentes para melhor compreensão: o cenário, a experiência, o detalhamento do caso e a intervenção. Conclusão: foi possível compreender os aspectos legais acerca dos direitos da pessoa com deficiência visual, no que tange a disponibilização de materiais em formatos adequados para o entendimento integral do conteúdo, e fomentar o raciocínio clínico de estudantes de enfermagem para intervenções custo-efetivas, através de tecnologias leves, que podem ser aplicadas em contextos similares

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Publicado

2022-11-28

Como Citar

Santos, L. L. W. dos, Moraes Filho, I. M. de, Silva, R. C. da, Caetano, R., Silva, T. M. E. da, & Carvalho Filha, F. S. S. (2022). Educação em saúde à pessoa com deficiência visual – experiência de acadêmicos apoiada nas classificações de enfermagem. REVISA, 11(3), 417–434. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/280

Edição

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Artigo Original