Impacto da capacitação em primeiros socorros sobre o conhecimento de educadores e agentes escolares

Autores

  • Willian Bil de Oliveira
  • Susane Helen Monteiro Satiro Gonçalves
  • Patrícia da Silva Muller
  • Hercules de Oliveira Carmo

Palavras-chave:

First aid, Academic institutions, emergency medical services, Nursing.

Resumo

RESUMO

Objetivo: avaliar o efeito da capacitação em primeiros socorros sobre o conhecimento dos professores e agentes de uma unidade escolar. Método: pesquisa quantitativa com delineamento quase-experimental do tipo pré e pós-teste. A população foi constituída por professores e agentes escolares de uma instituição de ensino no interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi entre os meses de março e abril de 2022, aplicando-se dois instrumentos: Caracterização sociodemográfica/laboral e questionário de avaliação do conhecimento sobre primeiros socorros. Para analisar os dados empregou-se estatística descritiva, teste de Shapiro Wilk e de Wilcoxon. Resultados: Predominou o gênero feminino (66,7%), média de idade de 43 anos e 66,7% eram casados. 88,9% não participaram de disciplinas em primeiros socorros na formação e 94,5% afirmaram ter presenciado situações acidentes na unidade escolar. Houve aumento no número de acertos das questões relativas a primeiros socorros e melhora em relação aos conceitos (excelente, bom, regular e ruim), com aumento na pontuação do pré-teste para o pós-teste em 3,51 pontos e com a comparação significativa (p<0,001). Conclusão: Os achados mostram que após a aplicação da capacitação em primeiros socorros com professores e os agentes escolares houve aumento de conhecimento, competências e habilidades para atuação na unidade escolar estudada

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

Oliveira, W. B. de, Gonçalves, S. H. M. S., Muller, P. da S., & Carmo, H. de O. (2023). Impacto da capacitação em primeiros socorros sobre o conhecimento de educadores e agentes escolares. REVISA, 11(2), 220–231. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/251

Edição

Seção

Artigo Original