Impacto da capacitação em primeiros socorros sobre o conhecimento de educadores e agentes escolares
Keywords:
Primeros auxilios, Instituciones académicas, servicios médicos de emergencia, EnfermeríaAbstract
Objective: to evaluate the effect of training in first aid on the knowledge of teachers and agents of a school unit. Method: quantitative research with a quasi-experimental design of the pre- and post-test type. The population consisted of teachers and school agents from an educational institution in the interior of the State of São Paulo. Data collection took place between March and April 2022, applying two instruments: Sociodemographic/labor characterization and a questionnaire to assess knowledge about first aid. Descriptive statistics, Shapiro Wilk and Wilcoxon tests were used to analyze the data. Results: The female gender predominated (66.7%), mean age was 43 years and 66.7% were married. 88.9% did not participate in first aid courses in training and 94.5% said they had witnessed accident situations at the school unit. There was an increase in the number of correct answers in the questions related to first aid and an improvement in relation to the concepts (excellent, good, fair and bad), with an increase in the pre-test to the post-test by 3.51 points and with the comparison significant (p<0.001). Conclusion: The findings show that after the application of training in first aid with teachers and school agents, there was an increase in knowledge, skills and abilities to work in the school unit studied.
References
Slabe D, Fink R, Dolenc E, Kvas A. Knowledge of health principles among professionals in Slovenian kindergartens. Zdr Varst [Internet]. 2016 [cited 2017 Abr 14]; 55(3):185-94. Available from: https://sciendo.com/abstract/journals/sjph/55/3/article-p185.xml
Carmo HO, Souza RCA, Araújo CLO, Francisco AG. Attitudes of teachers of child education in school accident situation. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. 2017; 7:e1457. DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1457
Mior, CC, Dos Santos Cargnin, MC, Cargnin, L. Conhecimento de professores e funcionários sobre primeiros socorros em ambiente escolar: uma pesquisa quase experimental. Research, Society and Development, 2020; 9(10): e2239108427-e2239108427. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8427
Brasil. Ministério da Saúde (BR), Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Óbitos por causas externas. Óbitos por ocorrência/por ano do óbito segundo região, período 2017 [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2017 Disponível em: https://datasus.saude.gov.br . [acesso em 20 de dezembro de 2020].
Da silva, LGS et al. Primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar: intervenção em unidade de ensino. Enfermagem em Foco, 2017; 8(3). DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n3.893
Oliveira Júnior MA, Silva Júnior CJ, Toledo EM. O conhecimento em pronto socorrismo de professores da Rede Municipal de Ensino do Ciclo I de Cruzeiro-SP. Rev Educação, Cultura e Comunicação, 2013; 4(7), 39-48. Disponível em: http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/564/515
Calandrim LF, Santos AB, Oliveira LR, Massaro LG, Vedovato CA, Boaventura AP. Primeiros socorros na escola: treinamento de professores e funcionários. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, 2017; 18(3): 292-299. DOI: https://doi.org/10.15253/2175-6783.2017000300002
Singletary EM, Charlton NP, Epstein JL, Ferguson JD, Jensen JL, MacPherson AI, Pellegrino JL et al. First Aid: 2015 American Heart Association and American Red Cross Guidelines Update for First Aid. Circulation, 2015; 132(18), 574-89. Doi: https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000269.
Galindo Neto, NM et al. Vivências de professores acerca dos primeiros socorros na escola. Revista Brasileira de Enfermagem, 2018; 71: 1678-1684. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0715
Ritter NDS, Pereira NS, Silva SM, Soares RM, Thum C. A importância de se trabalhar o conhecimento de socorros em âmbito escolar. Cruz Alta-RS. 2013.
Lima P, Oliveira T, Moreira A, Moreira R, Martins E, Costa A. Primeiros socorros como objeto de educação em saúde para profissionais de escolas municipais. Revista de Enfermagem da UFSM, 2021; 11, e10. DOI: https://doi.org/10.5902/2179769243292
Brasil, Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Projeto promoção da Saúde. Informes Técnicos Institucionais. A promoção da saúde no contexto escolar. Revista de Saúde Pública, 2002; 36(2):533-535.
Brasil. Casa civil. Lei n. 13.722, de 4 de outubro de 2018. Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil [Internet]. Brasília; 2018 [citado 2020 Dez 20]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13722.htm.
Brasil. Casa civil. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm#art266 >.acesso em 04 de abril de 2022.
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. Artmed Editora, 2011.
Cabral EV, Oliveira MFA. First aid at school: teacher knowledge. Revista Práxis [Internet]. 2019 [citado 2021 Abr 12];11(22):97-106. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/712/2495.
Marques, LMNSR. Active methodologies as strategies to develop education in values in nursing graduation. Escola Anna Nery [online], 2018 [Acessado 13 dezembro 2021]; 22(3), e20180023. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0023.
Brasil. Ministério da saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF
Ilha, AG et al. Ações educativas sobre primeiros socorros com professores da educação infantil: estudo quase-experimental. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2021; 55: e20210025 DOI: https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0025
Lira ACM, Bernardim GP. O profissional do gênero masculino na educação infantil: com a palavra, pais e professores. Poiésis. 2015; 9(15):80-97. DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v9e15201580-97
Alvim AL et al. Conhecimento em primeiros socorros: estudo entre professores de escola pública e privada. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019; 27: e1019-e1019. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e1019.2019
Genesini G et al. Primeiros socorros na educação infantil: percepção dos educadores. Research, Society and Development, 2021; 10(1): e5210111279-e5210111279. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11276
Leite HSN, Bonfim CR, Formiga HJB, Ferreira AM, Barbosa ABA, Martins ENX. Primeiros socorros na escola: conhecimento da equipe que compõe a gestão educacional. Temas em Saúde, 2018; 1: 290-312.
Fioruc BE et al. Educação em saúde: abordando primeiros socorros em escolas públicas no interior do estado de São Paulo. Revista Eletrônica de Enfermagem Goiânia, 2008; 10(3): 695-702. DOI: https://doi.org/10.5216/ree.v10.46619
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista de Divulgação Científica Sena Aires
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.