Fenômenos de saúde, resiliência e qualidade de vida de acadêmicos de medicina- estudo comparativo

Autores

  • Gabriel Faria Pol
  • Nathalia Fernandes Rodrigues
  • Rodrigo Marques da Silva

Palavras-chave:

Fenômenos de saúde, Estudantes de Medicina, Estudo Comparativo

Resumo

Objetivo: comparar os fenômenos de saúde (níveis de estresse percebido, sintomas depressivos e qualidade do sono), bem como a capacidade resiliente e a qualidade de vida por ciclo de curso entre acadêmicos de medicina de instituição privada de ensino. Método: pesquisa transversal, analítica e de abordagem quantitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de instrumentos de validação internacional entre novembro e dezembro de 2022 junto a discentes do curso de medicina de uma instituição privada do Distrito Federal. Resultados: 50% dos estudantes utilizam fármacos para induzir o sono e 65,7% fazem uso de bebida alcoólica, além do predomínio de estudantes com baixo estresse no ciclo básico e altos níveis de estresse nos demais ciclos. Com isso, conclui-se que o curso de medicina apresenta situações estressoras comuns aos diferentes ciclos do curso, colocando o aluno em um ambiente propício para o aparecimento de fenômenos que podem interferir direta ou indiretamente na sua saúde mental. Conclusão:  não há diferença nos níveis de estresse, qualidade de sono, sintomas depressivos, qualidade de vida resiliência ao longo do curso, ou seja, esses fenômenos não estão associados as características peculiares de cada ciclo.

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Publicado

2023-10-26

Como Citar

Pol, G. F., Rodrigues, N. F., & Silva, R. M. da. (2023). Fenômenos de saúde, resiliência e qualidade de vida de acadêmicos de medicina- estudo comparativo. REVISA, 12(4), 843–857. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/121

Edição

Seção

Artigo Original