ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR AÉREO A PACIENTES POLITRAUMATIZADOS- REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Karen Leme Bonuzzi
  • Claudia Cristina S.da Silva Muniz
  • Osmar P. dos Santos
  • Iel Marciano de Moraes Filho
  • Victor C. Lopes
  • Rodrigo Marques da Silva

Palavras-chave:

Atendimento Pré Hospitalar Aéreo, Politraumatizados

Resumo

Analisou-se a atuação do Enfermeiro no atendimento pré-hospitalar aéreo a pacientes politraumatizados segundo a produção científica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cuja coleta de dados ocorreu em Fevereiro de 2016 na biblioteca SciELO e nas bases de dados LILACS e Medline. Foram utilizados os descritores: Atendimento Pré Hospitalar Aéreo, Enfermagem, Politraumatizados e Urgência e Emergência. O enfermeiro de bordo deve ter uma boa condição física, controle emocional, criatividade e habilidades de improviso para o bom desempenho durante a atuação no transporte aéreo com asas rotativas. Ainda, destaca-se a importância da preparação prévia do paciente, que deverá estar o mais estabilizado possível, e da equipe devidamente para o correto manuseio do material necessário durante o voo e para atuar na emergência pré-hospitalar e remoção aeromédica. Embora haja protocolos definidos para atuação do enfermeiro nessa modalidade, verificou-se escassez  de materiais literários e científicos dificulta uma discussão mais abrangente dos contextos que permeiam os resgates aéreos. Nesse contexto, sugere-se a condução de novas e detalhadas produções científicas sobre a assistência de enfermagem no resgate aéreo. Assim, será possível uma assistência mais segura e de qualidade, bem como a formação adequada de profissionais para atuarem nessa modalidade de cuidado em saúde.

Referências

Romani HM, Sperandio JA, Sperandio JL, Diniz MN, Inacio MAM. Uma visão assistencial da urgência e emergência no sistema de saúde. Rev Bioética. 2009; 17(1):41-53.

Malvestio MAA, Sousa RMC. Indicadores clínicos e pré-hospitalares de sobrevivência no trauma fechado: uma analise multivariada. Rev Esc Enferm USP. 2009; 44(2): 352-9.

Shweitzer G, Nascimento ERP, Moreira AR, Bertoncello KCG. Protocolo de Cuidados de Enfermagem no ambiente aeroespacial a pacientes traumatizados: cuidados antes do voo. Rev bras enferm. 2001; 64(6):1056-66.

Scuissiato DR, Boffi LV, Rocha RR, Bordin MT, Peres AM. Compreensão de enfermeiros de bordo sobre o papel na equipe multiprofissional de transporte Aeromédico. Rev bras enferm.. 2012; 65(4): 614-20.

Brasil. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução 260/2001. Fixa as Especialidades de Enfermagem de competência do Enfermeiro. Brasília: Ministério da Saúde; 2001.

Costa MN, Mello RZR, Oliveira TCM, Parreiras MM, Silva RR, Silva KR. A Ótica Empreendedora do Enfermeiro: Capacitação e atuação de profissionais no transporte Aeromédico. NBC. 2013; 3(5): 39-49.

Rocha PK, Prado ML, Radunz V, WOsny AM. 20. Rocha PK, Prado A. Assistência de Enfermagem em Serviço Pré-Hospitalar e Remoção Aéromedica. Rev bras enferm.. 2014; 56(6): 695-8.

Santos HGL, Guedes CCP, Aguiar BGC. A segurança do paciente no transporte Aeromédico: uma reflexão para a atuação do enfermeiro. Rev Acred. 2014; 4(7): 21-34

Downloads

Publicado

2018-03-25

Como Citar

Bonuzzi, K. L., Muniz, C. C. S. S., Santos, O. P. dos, Moraes Filho, I. M. de, Lopes, V. C., & Silva, R. M. da. (2018). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR AÉREO A PACIENTES POLITRAUMATIZADOS- REVISÃO DE LITERATURA . REVISA, 5(2), 171–177. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/777

Edição

Seção

Revisão de Literatura