Relações de Amizade, nível de tolerância e fatores associados no contexto do ensino superior

Autores

  • Iel Marciano de Moraes Filho
  • Osmar Pereira dos Santos
  • Gabriel José do Nascimento Silva
  • Iracilda Souza Feitoza
  • Francisca Nayara Nava do Nascimento
  • Marcus Vinicius da Rocha Santos da Silva
  • Thais Pereira Lima
  • Amanda Krishna Pinheiro Gonçalves
  • Thais Vilela de Sousa

Palavras-chave:

Amizade, Relações interpessoais, Desenvolvimento de pessoal, Serviços de saúde escolar.

Resumo

Objetivo: analisar a importância das amizades no processo de tolerância durante o período acadêmico. Método: Estudo transversal, analítico e quantitativo, realizado com 276 discentes da área de saúde de uma instituição privada do estado de Goiás. Foram aplicados formulário sociodemográfico e o instrumento de Avaliação da Tolerância nas Relações de Amizade. A análise deu-se por meio de estatística descritiva e regressão linear, com método backwar. Resultados: As relações interpessoais de amizades facilitam a permanência dos discentes no curso. A religião, o curso de graduação escolhido e o período do curso em que o aluno está matriculado foram fatores que contribuíram para o aumento da tolerância às relações de amizade. Conclusão: Os achados principais sugerem que dois fatores são importantes para a manutenção da tolerância características sociodemográficas e relação interpessoal entre os amigos.

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Publicado

2021-08-25

Como Citar

Moraes Filho, I. M. de, Santos, O. P. dos, Silva, G. J. do N., Feitoza, I. S., Nascimento, F. N. N. do, Silva, M. V. da R. S. da, … Sousa, T. V. de. (2021). Relações de Amizade, nível de tolerância e fatores associados no contexto do ensino superior. REVISA, 10(3), 521–530. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/365

Edição

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Artigo Original