Prática deliberada em ciclos rápidos: um novo conceito de ensino aprendizagem na equipe de enfermagem
Palavras-chave:
Prática Deliberada, Aperfeiçoamento da Enfermagem, Simulação RealísticaResumo
Objetivo: elucidar como a prática deliberada em ciclos rápidos pode contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais de enfermagem na sua atuação nas unidades de saúde e no atendimento pré-hospitalar. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa e método de revisão bibliográfica integrativa seguindo os pressupostos de Mendes em pesquisa de revisão integrativa realizada em 2008. Ele torna-se relevante, pois poderá trazer benefícios da prática deliberada em ciclos rápidos para profissionais da área da enfermagem na aplicação do dia-a-dia da assistência dentro de unidades hospitalares e no atendimento pré-hospitalar, através do aprimoramento que esta metodologia pode oferecer e, dessa forma, vir também a estimular novas pesquisas. Resultados: Com a constante mudança no processo de ensino-aprendizagem, novas metodologias foram inseridas, por exemplo, as metodologias ativas. Essas novas metodologias têm o objetivo geral de levar o aprendiz a uma aprendizagem significativa. Nessas metodologias, o estudante passa a ser o ser o sujeito da construção do saber e formulador de hipótese. Elas têm como principal característica propiciar que os estudantes busquem soluções para problemas reais, tornando-se, assim, protagonistas do processo de aprendizagem. Uma vertente dessas metodologias ativas é a Simulação Realística, que utiliza cenários e manequins inertes, modelos anatômicos ou mecânicos, computacionais, simuladores de situações realísticas etc., para tornar melhor e mais atraente o processo de aprendizagem. Conclusão: A Prática Deliberada em Ciclos Rápidos – PDCR é um modelo de Simulação Realística, com o diferencial de interrupções e rápidos debriefings durante a prática nos cenários, o que pode tornar-se um diferencial na melhor aprendizagem e retenção do conhecimento por parte do estudante.
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