Sites e aplicativos móveis como estratégias de comunicação durante a pandemia de Covid-19 no Brasil

Autores

  • Simone Santos Souza
  • Paulo de Tassio Costa de Abreu

Palavras-chave:

Covid-19, Comunicação, Comunicação em Saúde, Tecnologia Digital

Resumo

Objetivo: identificar as métricas disponíveis para as ferramentas digitais que propagam a informação sobre a covid-19 na população brasileira. Metodologia: É um estudo documental, realizado em diferentes plataformas a fim de encontrar sites e aplicativos móveis responsáveis em passar as informações sobre a covid-19 e o estado de pandemia no Brasil. Posteriormente, foram estabelecidas métricas, utilizando a ferramenta SimilarWeb, que auxiliassem a determinar a frequência de uso e aceitação dessas ferramentas pela população. Resultados: No que diz respeito aos sites brasileiros, em primeiro lugar, com o maior número de acessos, encontra-se a página do Ministério da Saúde, do Governo Federal, com uma média de 68 milhões de acessos por mês. O SimularWeb ainda afirma que essa é a 3ª página mais procurada no Brasil. No que diz respeito aos aplicativos, os baixados na Play Store são: CoronavírusSUS e o aplicativo Dados do Bem. Os dispositivos também auxiliam para que as informações sejam passadas rapidamente, utilizando linguagem acessível e elementos atrativos. Conclusão: Nesse contexto, as ferramentas digitais tornaram-se o aliado ideal para a aquisição de novas informações, e assim promover a prevenção, o autocuidado, como a autotriagem e autoavaliação, e o controle do vírus, trazendo diversos benefícios a saúde.

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Publicado

2023-07-20

Como Citar

Souza, S. S., & Abreu, P. de T. C. de. (2023). Sites e aplicativos móveis como estratégias de comunicação durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. REVISA, 12(3), 568–574. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/103

Edição

Seção

Artigo Original