Learning and teaching in monitoring with PBL in nursing
Keywords:
Universities, Mentoring, Education, NursingAbstract
Objetivo: Descrever as experiências de acompanhamento do tema do estudo do envelhecimento, no desenvolvimento de competências Conhecimentos, Habilidades e Atitudes por meio do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Método: Relato de experiência realizado com estudantes de enfermagem no período de março a dezembro de 2023. O cenário de aprendizagem foi a disciplina "Práticas na saúde do idoso", parte do quinto semestre do curso de Enfermagem. As atividades foram organizadas semanalmente e oferecidas de forma não obrigatória. A metodologia utilizada baseou-se na articulação dos pilares de desenvolvimento de competências (saber, saber fazer e querer fazer) e da estratégia de ensino da ABP. Resultados: Foram identificados fatores de enfrentamento e definidas estratégias para superá-los, garantindo que o acompanhamento desempenhasse um papel coadjuvante no desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Discussão: Ao promover uma postura ativa e horizontal, a mentoria se configura como uma ferramenta de transformação e possibilita o aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem para a trajetória profissional, permitindo o atendimento das exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais. Conclusão: O PBL enriquece a experiência acadêmica, prepara para os desafios da prática profissional e reforça a necessidade de atendimento individualizado, estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas
References
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