LIBRAS AND THE ATTENDANCE OF DEAF PATIENTS IN THE HEALTHCARE SETTING
Keywords:
ATTENDANCE OF DEAF PATIENTS, LIBRASAbstract
The study aims to analyze according to opinion of the hearing impaired the use of the Brazilian Sign Language (LBS) and the service even in health. We used qualitative field research, performed through an interview administered questionnaire for the hearing impaired, with the purpose of collecting data, in several places respecting the availability of respondents. According to results collected using the LBS is the most requested, is for communication between professionals and patient hearing impaired or the presence of an interpreter. The attendance for the hearing impaired, depends on factors related to communication, such as the use of pounds or more. The domain of professionals regarding the LBS is of fundamental importance for the proper performance of the service to the hearing impaired in health.
References
Pagliuca LM, Fiúza NLG, Rebouças CBA. Aspectos da comunicação da enfermeira com deficientes auditivas. Rev. Esc Enferm USP 2007; 41(3):411-8.
Mondelli MFCG, Silva LSL. Perfil dos Pacientes Atendidos em um Sistema de Alta Complexidade. Rev Otorrinolaringol. 2011; 15(1):29-34.
Carrias MIR, Andrade EGS. A Importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na Enfermagem; 2012.
Oliveira YCA, Costa GMC, Coura AS, Cartaxo RO, França ISX. A língua brasileira de sinais na formação dos profissionais de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia no estado da Paraíba, Brasil. Rev Comunicação Saúde Educação. 2012;16(43): 995-1008.
Dell’Aringa AHB, Adachi ESA, Dell’Aringa AR. A importância da leituraorofacialno processo de Adaptação de AASI. Rev Bras Otorrinolaringol 2007; 73 (1):101-5.
Chaveiro N, Porto CC, Barbosa MA. Relação do paciente surdo com o médico. Rev Bras Otorrinolaringol. 2009; 75(1):147-50.
Gomes V, Soares CM, Muniz RM, Silva JRS. Vivência do enfermeiro ao cuidar do surdo e/ou portadores de deficiência auditiva. Rev Edit um. 2009;8(3):1-10.
Junior RUG, Santos DAS. Utilização da língua brasileira de sinais no atendimento ao surdo/deficientes auditivos como forma de humanização da enfermagem. Rev. Virtual de cultura surda e diversidade. 2010; 17(1): 5-12.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: <http://deficientefisico.com/resultados_do_censo_2010_feito_pelo_ibge_sobre_pessoas_com_deficiencia>. Acesso em: 10 jun 2013.
Andréia G, Irani M, Talita D. Educação de surdos no Brasil. 2009. Disponível em: <http://educacaodesurdosnobrasil.blogspot.com.br>. Acesso em: 10 Jun 13.
Vilela D. Fiocruz. Blog [Internet]. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/deficiencia-auditiva.htm>. Acesso em: 26 Jun 2013.
Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Demográfico Brasileiro 2000. Disponível em: <http://www.ibge.com.br/>. Acesso em: 10 Jun 2013.
Brasil, Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Diário Oficial da União (Brasília, DF), 23 dez 2005.
Brasil, Ministério da Saúde. A pessoa com deficiência e o Sistema Único de Saúde. Brasília: Editora MS; 2006.
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS). LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais. Disponível em: <http://www.feneis.br/>. Acesso em: 29 Jun 2013.
Pinott KJ, Boscolo CC. A Dramatização como Estratégia de Aprendizagem da Linguagem Escrita para o Deficiente Auditivo. Rev Bras Ed Esp. 2008; 14(1):121-40.
Brasil, Lei nº 7.853, de 24 de outubro 1989. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/leis/L7853.htm>. Acesso em: 16 de julho de 2013.
Brasil, Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Diário oficial da República federativa do Brasil. Acesso em 23 de maio de 2013.
Chaveiro N, et al. Atendimento à Pessoa Surdo que Utiliza a Língua de Sinais, na Perspectiva do Profissional da Saúde. Rev Cogitare Enferm. 2010; 15(4): 639.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista de Divulgação Científica Sena Aires

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.