A incidência de lesão por pressão em UTI no Brasil: uma revisão integrativa

Autores

  • Vanessa dos Reis
  • Diala Alves de Sousa
  • Lúcia Medeiros Di Lorenzo
  • Katia Jaqueline da Silva Cordeiro
  • Barbara de Lima Alves
  • Crislane dos Santos Nascimento

Palavras-chave:

Incidência, Lesão por Pressão, Unidade de Terapia Intensiva

Resumo

Objetivo: conhecer a incidência de lesão por pressão em UTI no Brasil, identificar os motivos que levam a essa incidência e propor medidas que possam reduzir o aparecimento de lesões por pressão em UTI no Brasil. Método: trata-se de uma revisão integrativa, a seleção da amostragem foi realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF, no período de fevereiro a março de 2022, sendo selecionados 9 artigos. Resultados: a taxa de incidência de lesão teve uma grande variação entre os estados analisados. Em Recife foi observado uma taxa de incidência de 5,6% enquanto no Rio de Janeiro chegou a 65,3%. Os estudos foram concentrados na região sudeste e nordeste, o que não nos aponta uma média nacional. As regiões mais acometidas foram a sacra, calcâneo e trocanter e em relação aos estágios foram o 2 em sua maioria. A adoção de medidas preventivas e a atuação da equipe multidisciplinar continuam sendo a melhor prática de prevenção de lesão por pressão. Considerações Finais: a incidência de lesão por pressão nas UTI do Brasil ainda é desconhecida, porém o fato de não conhecermos essa incidência nacional não é motivo para que não façamos o que já conhecemos de práticas baseadas em evidências quanto o assunto é prevenção de lesão por pressão.

Referências

SILVA, G.F.; SANCHES, P.G.; CARVALHO, M.D.B.. Refletindo sobre o cuidado de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva. Reflecting on nursing care in an Intensive Care Unit. REME – Rev. min. enf. 11(1): 94-98, jan/mar, 2007.

Instituto Brasileiro para segurança do paciente. Qualidade da assistência: lesão por pressão, qualidade do indicador reflete na qualidade do cuidado. https://segurancadopaciente.com.br/qualidade-assist/lesao-por-pressao-qualidade-do- indicador-reflete-na-qualidade-do-cuidado/ . Acesso em 31/03/22 ás 05:20h.

MOORE, Z.E.H.; COWMAN, S. Risk assessment tools for the prevention of pressure ulcers.

Cochrane Database of Systematic Reviews. In. The Cochrane Library, Issue 3, 2009.

BENBOW, M. (Org.). Pressure ulcer risk assessment and prevention. Clinical Practice Guidelines. Royal College of Nursing: April, 2001.

ROGENSKI, N.M.B.; SANTOS, V.L.C.G.. Estudo sobre a incidência de úlceras por pressão em um hospital universitário. Rev. latino - am. enfermagem. 2005 julho-agosto; 13(4):474- 80.

MELNYK, B.M.. Finding and appraising systematic reviews of clinical interventions: critical skills for evidence-based practice. Pediatric nurs. 2003 Mar- Apr; 29(2):147-9.

GALVÃO, C.M.; SAWADA, N.O.; MENDES, I.A.. A busca das melhores evidências. Rev. esc. enferm. USP. 2003 Dez; 37(4): 43-50.

ROMAN, A.R; FRIEDLANDER, MR.. Revisão integrativa de pesquisa aplicada à enfermagem. Cogitare enferm.1998 Jul-Dez; 3(2):109-112.

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Reis, V. dos, Sousa, D. A. de, Lorenzo, L. M. D., Cordeiro, K. J. da S., Alves, B. de L., & Nascimento, C. dos S. (2023). A incidência de lesão por pressão em UTI no Brasil: uma revisão integrativa. REVISA, 12(3), 520–527. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/98

Edição

Seção

Revisão de Literatura