Tecnologias educacionais utilizadas para o ensino de desobstrução das vias aéreas por corpo estranho em crianças: protocolo de revisão de escopo
Palavras-chave:
Tecnologia educacional, Criança, Manobra de heimlich, Materiais de ensino, Educação em SaúdeResumo
Objetivo: mapear as tecnologias educacionais utilizadas para o ensino de desobstrução das vias aéreas por corpo estranho em crianças. Método: Trata-se de um protocolo de revisão de escopo construído baseado no método de revisão proposto pelo Joanna Briggs Institute (JBI) e registrado no Open Science Framework. A questão de pesquisa foi construída através da estratégia PCC, que inclui como elementos fundamentais as siglas mnemônicas: P -Problema (Desobstrução das vias aéreas por corpo estranho), C- Conceito (Tecnologias educacionais), C- Contexto (1. Saúde da Criança 2. Serviços de saúde infantil). Serão incluídas todas as categorias de artigo que atendam ao objetivo, sem restrição de idiomas, anos ou país e serão excluídos resumos em anais de eventos, artigos incompletos, artigos duplicados e que não abordem a temática. Serão utilizadas as seguintes fontes de dados: MEDLINE/ Pubmed, SCIELO, SCOPUS, EMBASE, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Director of open access journals, Web of Science, The National Library of Australia Trobe (TROVE), CAPES (Catálogo de Teses e Dissertações), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINALH). Inicialmente será realizada a seleção dos estudos através dos títulos e resumos das referências identificadas através da ferramenta Rayyan QCR. Resultados: Serão apresentados em formas de quadro, fluxograma e figura. Conclusões: Este estudo fornecerá evidências das principais tecnologias educacionais utilizadas para o ensino de desobstrução das vias aéreas por corpo estranho em crianças.
Referências
Dwivedi P, Gaurav S, Ahmad S. Undiagnosed accidental blister pack pill ingestion in elderly. Cureus. 2021;13(8):e17167. DOI: 10.7759/cureus.17167.
Wiemers A, Vossen C, Lücke T, Freitag N, Nguyen TMTL, Möllenberg L, et al. Complication rates in rigid vs. flexible endoscopic foreign body removal in children. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2023; 166:111474. DOI: 10.1016/j.ijporl.2023.111474.
Mayorathan U, Manikkavasakar S, Pranavan S. Accidental choking in children: an area to be focused on. Cureus. 2022;14(2):e22459. DOI:10.7759/cureus.22459.
Karišik M. FOREIGN BODY ASPIRATION AND INGESTION IN CHILDREN. Acta Clin Croat. 2023;62(Suppl1):105-112. DOI: 10.20471/acc.2023.62.s1.13.
Cohen S, Goldberg S, Springer C, Avital A, Picard E. Foreign body aspiration in children. Harefuah. 2015;154(3):175-7, 211.
Muhammet MNE, Fatih E, Özlem K, et al. Foreign body aspiration in an 11-month-old child; the importance of anamnesis and respiratory examination. J Pediatr Neonatal Care. 2020;10(6):156-157. DOI: 10.15406/jpnc.2020.10.00429.
Ngamsanga S, Vathanophas V, Ungkanont K, Tanphaichitr A, Wannarong T. Pediatric respiratory tract foreign bodies in children: A systematic review. Auris Nasus Larynx. 2023;50(4):607-613. DOI: 10.1016/j.anl.2022.10.003.
Brasil. Ministério da Saúde (BR). DataSUS. Mortalidade por causas externas no Brasil. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2023. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sim/cnv/ext10uf.def.
Couper K, Abu Hassan A, Ohri V, Patterson E, Tang HT, Bingham R, et al. International Liaison Committee on Resuscitation Basic and Paediatric Life Support Task Force Collaborators. Removal of foreign body airway obstruction: A systematic review of interventions. Resuscitation. 2020;156:174-181. DOI: 10.1016/j.resuscitation.2020.09.007.
Alshaikh AA, Alhelali A, Hassan AA, Asiri MYA, Bukhari LKT, Hassan AAH, et al. Community experience and awareness regarding foreign body aspiration in Asir region, Kingdom of Saudi Arabia. Medicine (Baltimore). 2024;103(31):e38869. DOI: 10.1097/MD.0000000000038869.
Jonge AL, Martins AS, Santos HM, Santos AST, Góes FGB, Silva LJ. Conhecimentos de profissionais de educação infantil sobre obstrução de vias aéreas por corpo estranho. Enferm Foco. 2020;11(6):192-8. DOI:10.21675/2357-707X.2020.v11.n6.3425.
Ranjous Y, Al Balkhi A, Alnader I, Rkab M, Ataya J, Abouharb R. Knowledge and misconceptions of choking and first-aid procedures among Syrian adults: A cross-sectional study. SAGE Open Med. 2024; 12:20503121241249399. DOI: 10.1177/20503121241249399
Bentivegna F, Papachristou E, Flouri E. The relationship between mental health and risky decision-making in children and adolescents: a scoping review. BMC Psychiatry. 2024; 24(1):424. DOI: 10.1186/s12888-024-05850-9
Guze PA. Using Technology to Meet the Challenges of Medical Education. Trans Am Clin Climatol Assoc. 2015;126:260-70.
Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil, H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, editores. JBI Manual for Evidence Synthesis. Adelaide: JBI; 2020. DOI: https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-12.
Rice M. Information and Communication Technologies and the Global Digital Divide: Technology Transfer, Development, and Least Developing Countries. Comparative Technology Transfer and Society. 2003;1(1):72–88. DOI: 10.1353/ctt.2003.0009.
Brasil. Congresso Nacional. Lei nº 8069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Diário Oficial da União, Brasília, 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm.
Melnyk BM, Fineout-Overhol E. Evidence-based practice in nursing & healthcare: A guide to best practice. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2011.
Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med. 2018 Oct 2;169(7):467-473. DOI: 10.7326/M18-0850.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.