Aprendizagem e ensino na monitoria com PBL em enfermagem

Autores

Palavras-chave:

Ensino Universitário, Monitoria Acadêmica, Educação em Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Descrever as vivências da monitoria para a disciplina do estudo do envelhecimento, no desenvolvimento das competências Conhecimentos, Habilidades e Atitudes por meio do método Problem-Based Learning (PBL). Método: Relato de experiência realizado com acadêmicos de enfermagem, no período de março a dezembro de 2023. O cenário de aprendizagem foi a disciplina "Práticas em saúde do idoso", inserida no quinto semestre do curso de Enfermagem. As atividades eram organizadas semanalmente e ofertadas de forma não obrigatória. A metodologia utilizada baseou-se na articulação dos pilares do desenvolvimento de competências (saber, saber fazer e querer fazer) e a estratégia de ensino o PBL. Resultados: Identificados fatores de enfrentamento e definida estratégias de superação garantindo a monitoria o papel de coadjuvante no desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Discussão: A monitoria, ao promover uma postura ativa e horizontal, configura-se como uma ferramenta de transformação, e possibilita o aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem para a trajetória profissional, permitindo o atendimento às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais. Conclusão: O PBL, enriquece a experiência acadêmica, prepara para os desafios da prática profissional e reforça a necessidade do cuidado individualizado, estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas.

Biografia do Autor

Guilherme Almeida Moral Campos, escola bahiana de medicina e saude publica

Enfermeiro.

Amanda Andrade Costa Caitano

Enfermeira.

Jaddy Kelly Matheus, escola bahiana de medicina e saude publica

Enfermeira. Docente do curso de Enfermagem, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/Salvador, Bahia, Brasil.

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1996.

Andrade EGR, Rodrigues ILA, Nogueira LMV, Souza DF. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem [Internet]. 2018; 71(suppl 4):1596-603. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0736

WEBER, Amanda Paula Tigre et al. Metodologias Ativas no Processo de Ensino da Enfermagem: Revisão Integrativa. Revista Saúde Viva Multidisciplinar da AJES, Juína/MT, 2(2), 1-33. Dez. 2019.

CARVALHO, Marina Rodrigues. Atividades de monitoria do curso de enfermagem e suas contribuições para a saúde do idoso: um relato de experiência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO, 2017, Campina Grande, Alagoas. Anais V CIEH. Campina Grande: Realize Editora, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Departamento de Apoio à Descentralização. Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Descentralizada. Diretrizes operacionais dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. Brasília: Ministério da Saúde, 76 p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).2006.

PARRY, Scott B. Just What Is a Competency? (And Why Should You Care?). Training, v. 35, n. 6, p. 58-60, 62, 64, Jun 1996.

Trindade LES, Ribeiro DB, Prado JNS, Conceição RGS, Penha JMN, Balbinote FS et al. Contribuição da monitoria na formação acadêmica e profissional do monitor: relato de experiência. Research, Society and Development, v. 11, n. 12. 2022 Doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34258

BRASIL. Câmara dos Deputados. Centro de Documentação e Informação. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências [internet]. Brasília; 1968 [citado em 2025 fev 18].Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5540.htm

RODRIGUEZ-SALVADOR, Marisela. Promoting Collaborative Learning in Students Soon to Graduate through a Teaching–Learning Model. Education Sciences, v. 13, n. 10, p. 995, 2023.

FERRAZ FILHO, Braz da Silva et al. Aprendizagem Baseada em Problema e Inovação Educacional. Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Maringá, v. 22, n. 2, p. 403-424, jul./dez. 2017.

PIVAC, Sanela et al. Implementation of active learning methods by nurse educators in undergraduate nursing students’ programs – a group interview. BMC Nurs, v. 20, p. 173, [S.l.], 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

SANTOS, Silva Reis dos. O aprendizado baseado em Problemas - PBL. Revista Brasileira De Educação Médica, Brasília, 18 (3), p. 121–124. 1994.

SILVA FILHO, José Adelmo et. al. “Eu me garanto”: potencialidades e fragilidades na formação de competências entre estudantes de enfermagem. Enfermagem em Foco. v. 14, p. 1-7, 2023.

TAVARES, Jardene de Souza et al. Contribuições da monitoria de anatomia humana na formação acadêmica de estudantes de enfermagem: Relato de experiência. Revista de enfermagem UFPE. Recife, 9 ago. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 03, de 07 de novembro de 2001. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário da República Federativa do Brasil, Brasília (DF), 09 nov 2001.

ROSIN, Jéssica et al. Desenvolvimento de competências gerenciais na enfermagem: experiência entre residentes. Revista Gestão & Saúde, p. 1-16, 2016.

Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Resolução COFEN nº 564, de 6 de dezembro de 2017. Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Brasília: COFEN; 2017.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A.. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, v. 5, p. 183–196, 2001.

RABAGLIO, M. O. Seleção por competências. 4ª ed. São Paulo: Educador, 2001.

Publicado

2025-09-27

Como Citar

Campos, G. A. M., Medeiros, M. O. S. F. de, Caitano , A. A. C., & Matheus, J. K. (2025). Aprendizagem e ensino na monitoria com PBL em enfermagem. REVISA, 14(3), 1809–1818. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/818

Edição

Seção

Relato de Experiência