Correlação entre o estilo de vida e a saúde dos professores

Autores

Palavras-chave:

Saúde dos professores, Estilo de vida, Doenças dos professores, Saúde

Resumo

Objetivo: investigar o estilo de vida dos professores de Concórdia/SC e suas implicações na saúde. Métodos: O artigo, de abordagem quanti-qualitativa, constituiu material empírico de análise através de um questionário online, sendo aplicado individualmente aos professores. Resultados: Apontam que os professores negligenciam hábitos de saúde, tais como: a prática de atividade física, o consumo diário de água pura, a exposição solar e, provavelmente, a dieta calórica. Por sua vez, possuem hábitos saudáveis nos componentes: dieta alimentar (qualitativamente), consultas preventivas, descanso do sono e religiosidade. A análise de dados também nos possibilita inferir que os professores sofrem de algumas doenças e transtornos que poderiam ser prevenidos/combatidos por meio de mudanças do estilo de vida.

Biografia do Autor

Adilson de Souza Borges, Universidade do Contestado

Doutor em Educação - UNIVERSIDADE DO OESTE CATARINENSE (UNOESC) Pós-doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) Acadêmico de Medicina - UNIVERSIDADE DO CONTESTADO (UNC)
Pesquisador nas áreas da Educação e Saúde

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Pós doutorado - Universitat de de Barcelona Pós doutorado - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa Doutora em Educação Matemática - UNESP Professora, Classe E, nível Associado, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus de Erechim  - Erechim, RS Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFFS
Coordenadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFFS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias - GEPEM@T
Contato (54) 33217050

Referências

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Publicado

2025-02-16

Como Citar

Borges, A. de S., & Richit, A. (2025). Correlação entre o estilo de vida e a saúde dos professores. REVISA, 14(1), 1369–1378. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/770

Edição

Seção

Artigo Original