Correlação entre o estilo de vida e a saúde dos professores
Palavras-chave:
Saúde dos professores, Estilo de vida, Doenças dos professores, SaúdeResumo
Objetivo: investigar o estilo de vida dos professores de Concórdia/SC e suas implicações na saúde. Métodos: O artigo, de abordagem quanti-qualitativa, constituiu material empírico de análise através de um questionário online, sendo aplicado individualmente aos professores. Resultados: Apontam que os professores negligenciam hábitos de saúde, tais como: a prática de atividade física, o consumo diário de água pura, a exposição solar e, provavelmente, a dieta calórica. Por sua vez, possuem hábitos saudáveis nos componentes: dieta alimentar (qualitativamente), consultas preventivas, descanso do sono e religiosidade. A análise de dados também nos possibilita inferir que os professores sofrem de algumas doenças e transtornos que poderiam ser prevenidos/combatidos por meio de mudanças do estilo de vida.
Referências
Porto CC. Semiologia médica. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
Flick U. Introdução a metodologia da pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
Sedrez Celich KL, Spadari G. Estilo de vida e saúde: condicionantes de um envelhecimento saudável. Cogitare Enfermagem. 2008;13;252-260.
Nahas MV. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 7 ed. Florianópolis: Ed. do Autor, 2017.
Porto CC, Porto AL. Exame clínico. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
Silva WB, Barboza MTV, Calado RSF, Vasconcelos JLA, Carvalho MVG. Vivência da espiritualidade em mulheres diagnosticadas com câncer de mama.
Murakami R, Campos CJG. Religião e saúde mental: desafio de integrar a religiosidade ao cuidado com o paciente. Rev. Bras. Enferm. 2012;65;361-367.
Moreira-Almeida A, Koenig HG, Lucchetti G. Clinical implications of spirituality to mental health: review of evidence and practical guidelines. Revista Brasileira de Psiquiatria. 2014;36;176–182.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.