Tecendo saberes: vivências interprofissionais na formação

Autores

  • Ester Gomes Reis
  • Taís Belém da Silva Carvalho
  • Alexsandra Costa Nascimento
  • Lara da Silva Cunha
  • Grasielle Cavalcante Holtz
  • Rita de Cássia de Sousa Nascimento
  • Claudia Cerqueira Graça Carneiro

Palavras-chave:

Interprofissionalidade, Trabalho em equipe, Formação em saúde

Resumo

Objetivo: relatar a experiência do Grupo Tutorial III, no âmbito da gestão dos serviços, no que tange a interprofissionalidade e de como essa vivência pode contribuir para a tríade ensino-serviço-comunidade. Método: Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido na Policlínica do George Américo e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Célia Pamponet, ao longo de doze meses, por bolsistas, preceptores e tutores, integrantes de um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Resultados: Foi realizado um diagnóstico situacional das unidades que possibilitou intervenções como: oficinas para discussão de processos de trabalho, atuação com os diversos profissionais que compõem o quadro de servidores da Policlínica e CEO e montagem de melhorias operacionais em ambas unidades. Conclusão: Através das atividades desenvolvidas, o PET-Saúde contribuiu com a formação interprofissional de estudantes de saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana, capacitando-os para enfrentar os desafios do SUS e fornecer uma assistência de qualidade.

Referências

Ximenes Neto FRG, Lopes Neto D, Cunha ICKO, Ribeiro MA, Freire NP, Kalinowski CE, et al. Reflexões sobre a formação em Enfermagem no Brasil a partir da regulamentação do Sistema Único de Saúde. Ciênc saúde coletiva. 2020Jan;25(1):37–46. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020251.27702019

Peduzzi M. Equipe multiprofissional de saúde: a interface entre trabalho e interação [tese]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas; 1998.

Farias DN de, Ribeiro KSQS, Anjos UU dos, Brito GEG de. INTERDISCIPLINARIDADE E INTERPROFISSIONALIDADE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Trab educ saúde [Internet]. 2018Jan;16(1):141–62. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00098

Girard GP, Sardinha DM, Nascimento MHM, Teixeira RC, Borges SCR. Interdisciplinaridade no ensino prático em Residência Multiprofissional em Saúde. Rev Eletr Acervo Saúde. 2019;11(7):e495. doi: http://dx.doi.org/10.25248/reas.e495.2019

Carvalho VL, et al. Interprofissionalismo e interdisciplinaridade na formação acadêmica: a percepção dos formandos em fisioterapia. Rev Enferm UFPEL Online. 2018 Apr;12(4):909.

Toassi RFC, Lewgoy AMB. Práticas Integradas em Saúde I: uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar. Interface (Botucatu) [Internet]. 2016Apr;20(57):449–61. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0123.

Wetzel C, Kohlrausch ER, Pavani FM, Batistella FS, Pinho LB de. Análise sobre a formação interprofissional em serviço em um Centro de Atenção Psicossocial. Interface (Botucatu). 2018;22:1729–38. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0664

Lopes A, Corbo M. A reorganização da atenção básica no Brasil. In: Ponte C, Falleiros I, editores. Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2010. p. 256-76.

Mattos RA. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In: Pinheiro R, Mattos RA. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: IMS; ABRASCO; 2009. p. 39-64.

Lima VV, Ribeiro EC de O, Padilha R de Q, Mourthé Júnior CA. Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional. Interface (Botucatu). 2018;22:1549–62. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0722

Publicado

2023-03-13

Como Citar

Reis, E. G., Carvalho, T. B. da S., Nascimento, A. C., Cunha, L. da S., Holtz, G. C., Nascimento, R. de C. de S., & Carneiro, C. C. G. (2023). Tecendo saberes: vivências interprofissionais na formação. REVISA, 12(Esp 1), 656–662. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/73

Edição

Seção

Relato de Experiência