Espiritualidade Dirigida ao Ensino de Enfermagem da Residência em Saúde Mental e Psiquiatria
Palavras-chave:
Espiritualidade, Religiosidade, Enfermeiro, Educação em Enfermagem, EnsinoResumo
Objetivo: identificar a percepção dos discentes da disciplina de Espiritualidade aplicada à Enfermagem na residência de enfermagem em saúde mental e psiquiatria. Método: estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa. A auto percepção foi medida em dois momentos, pré e pós conteúdo temático da disciplina “Espiritualidade e Religiosidade (E-R) aplicado a Enfermagem” a técnica das nuvens de palavras para análise das informações. Resultados: das onze discentes do sexo feminino, com idade de 27 anos (média), seis referiram ter orientação religiosa, citando o catolicismo, protestantismo, espiritismo e o sincretismo religioso, praticando além da religiosidade organizacional a não organizacional, por meio de jejum, oração, leitura das escrituras e livros religiosos, meditação e contemplação. Quanto aos significados à E-R, os mais representativos à primeira foram: algo interno, amor e autoconhecimento, e a segunda crença, dogma e oração. A partir da experiência de aprendizado nesta disciplina, a auto percepção acerca das competências ao cuidado espiritual em enfermagem demonstrou-se mais elevadas, de 37,7 para 68,8 no escore total. Conclusão: a disciplina proporcionou um espaço dialético para um processo de ensino aprendizagem direcionado às competências ao cuidado espiritual; auxiliando em reflexões e mudanças no perfil para auto percepção acerca da E-R e suas práticas integrativas em enfermagem.
Referências
Volcan SMA, Sousa PLR, Mari JJ, Horta BL. Relação entre bem-estar espiritual e transtornos psiquiátricos menores: estudo transversal. Rev de Saúde Pública. 2003;37(4):440-45. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102003000400008
Dezorzi LW, Crossetti MGO. A espiritualidade no cuidado de si para os profissionais de enfermagem em terapia intensiva. Rev Latino-am Enfermagem. 2008;16(2):212-7. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000200007.
Sá AC. Reflexão sobre o cuidar em enfermagem: uma visão do ponto de vista da espiritualidade humana e da atitude crística. O Mundo da Saúde. 2009;33(2):205-17.
Leeuwen RV, Tiesinga LJ, Post D, Jochemsen H. Spiritual care: implications for nurses’ professional responsibility. J Clin Nurs. 2006;15(7):875-84. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-04420-6.
Hubbell SL, Woodard EK, Barksdale-Brown DJ, Parker JS. Spiritual care practices of nurse practitioners in federally designated non metropolitan areas of North Carolina. Journal of the American Academy of Nurse Practitioners. 2006;(18):379-85. DOI: DOI:10.1111/j.1745-7599.2006.00151.x.
Meehan TC. Spirituality and spiritual care from a careful nursing perspective. Journal of Nursing Management. 2012;(20):990-1001. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2834.2012.01462.x.
Giske T, Cone PH. Opening up to learning spiritual care of patients: A grounded theory study of nursing students. Journal of Clinical Nursing. 2012;(21):2006-15. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2702.2011.04054.x.
Balboni MJ, Sullivan A, Enzinger AC, et all. Nurse and physician barriers to spiritual care provision at the end of life. Journal of Pain and Symptom Management. 2014;(48):400-10. DOI: 10.1016/j.jpainsymman.2013.09.020.
Henz KG, Nascimento FR, Silva LHR, Nunes RC, Águas JVA, Borges CG, et al. Liga acadêmica de saúde e espiriutalidade - LIASE. 2018 [Capítulo de Livro]:56-64. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/175031/001064187.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
Pittroff GE. The humbled expert: An exploration of spiritual care expertise. Journal of Christian Nursing. 2013;(30):164-69.
Timmins F, Neill F, Griffin MQ, Kelly J, De La Cruz E. Spiritual dimensions of care: Developing an educational package for hospital nurses in the Republic of Ireland. Holistic Nursing Practice. 2014;(28):106-23. DOI: http://dx.doi.org/10.1097/HNP.0000000000000015.
Booth L, Kaylor S.Teaching Spiritual Care Within Nursing Education. A Hoslitic Approach. Holistic Nursing Practice. 2018;32(4):177–181. DOI: http://dx.doi.org/10.1097/HNP.0000000000000271.
Ienne A, Fernandes R A Q, Puggina A C. A espiritualidade de enfermeiros assistenciais interfere no registro do diagnóstico sofrimento espiritual? Esc. Anna Nery. 2018;22(1):e20170082. DOI: 10.1590/2177-9465-ean-2017-0082.
Giske T. How undergraduate nursing students learn to care for patients spiritually in clinical studies - a review of literature. J Nurs Manag. 2012;20(8):1049-57. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/jonm.12019.
Rankin EA, DeLashmutt MB.Finding spirituality and nursing presence: the student’s challenge. J Holist Nurs. 2006;24(4):282-88. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/0898010106294423.
Baldacchino DR. Teaching on the spiritual dimension in care to un- dergraduate nursing students: the content and teaching methods. Nurse Educ Today. 2008;28(5):550-62.
Costello M, Atinaja-Faller J, Hedberg M. The use of simulation to instruct students on the provision of spiritual care: a pilot study. J Holist Nurs. 2012;30(4):277-281. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/0898010112453330.
Lovanio K, Wallace M. Promoting spiritual knowledge and attitudes: a student nurse education project. Holist Nurs Pract. 2007;21(1):42-7.
Giske T, Cone PH. Opening up to learning spiritual care of pa- tients: a grounded theory study of nursing students. J Clin Nurs. 2012;21(13/14):2006-15. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-202.2011.04054.x.
Giske T, Cone PH. Discerning the healing path—how nurses as- sist patient spirituality in diverse health care settings. J Clin Nurs. 2015;24(19/20):2926-35. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/jocn.12907.
Nardi D, Rooda L. Spirituality-based nursing practice by nursing students: an exploratory study. Journal of Professional Nursing. 2011;27(4):255–63. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.profnurs.2011.03.006.
Lovanio K, Wallace M. Promoting spiritual knowledge and attitudes: a student nurse education project. Holistic Nursing Practice. 2007;21(1):42–7.
Leeuwen RV, Tiesinga LJ, Jochemsen H, Post D. Learning effects of thematic peer-review: a qualitative analysis ofreflective journals on spiritual care. Nurse Edu- cation Today. 2009;29(4):413–22. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2008.10.003.
Wallace M, Campbell S, Grossman SC, Shea JM, Lange JW, Quell TT. Inte- grating spirituality into undergraduate nursing curricula. International Journal of Nursing Education Scholarship. 2008;5(1):1–13. DOI: http://dx.doi.org/10.12691/education-3-3-6.
McSherry W, Gretton M, Draper P, Watson R. The ethical basis of teaching spirituality and spiritual care: a survey of student nurses perceptions. Nurse Edu- cation Today. 2008;28(8):1002–8. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2008.05.013.
Tiew LH, Creedy DK. Integration of spirituality in nursing practice: a literature review. Singapore Nursing Journal. 2010;37(1):15–22. DOI: http://dx.doi.org/10.21767/2574-2825.100012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.