Integrando Universidade e Escola: Relato de experiência da Oficina “Brincando de Geneticista: descobrindo o DNA”

Autores

  • Rogério Mercês Ferreira Santos
  • Mattheus Luís Alves Santiago
  • Raquel Guimarães Benevides
  • Simone Souza de Oliveira
  • Lara Oliveira L. Ribeiro
  • , Érica Maria Granjeiro

Palavras-chave:

Oficina didática, Extração DNA, Ensino Fundamental, Universidade, Experimentação

Resumo

Objetivo: relatar uma experiência didática envolvendo diálogo entre a Universidade e a Escola Pública, por meio da aplicação da oficina pedagógica denominada “Brincando de Geneticista: descobrindo o DNA”. Método: A oficina direcionada para alunos da Educação Básica foi realizada na Universidade Estadual de Feira de Santana, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano de 2019. A atividade pedagógica foi fundamentada na extração de material genético. Foram utilizados materiais de baixo custo e fácil acesso. Resultados: 80 estudantes Ensino Fundamental II participaram da oficina. Os alunos foram divididos em pequenos grupos, possibilitando maior interação entre estudantes e professor. A oficina de caráter participativo possibilitou que os estudantes pudessem compreender a importância da genética para a vida, além de estimular a interação dos escolares com a Universidade. Ademais, foi observado que muitos escolares apresentam dificuldades para transpor e contextualizar assuntos relacionados a conteúdos celulares e moleculares. Conclusão: No presente trabalho, o uso dessa abordagem didática ampliou a receptividade dos alunos aos conteúdos trabalhados, facilitou o diálogo aluno-professor e se mostrou uma ótima ferramenta de interface entre universidade e escola básica.

Referências

Kreuzer H, Massey A. Engenharia genética e biotecnologia. 2 ed. São Paulo: Artmed, 2002.

Krasilchik M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004.

Loreto ELS, Sepel LMN. A escola na era do DNA e da Genética. Ciência e Ambiente [Internet]. 2003 [cited May 05, 2020]; v. 26, pp.149-156. Avaliable from: http://w3.ufsm.br/reciam/resenha.php?IDResenha=206

Candau VM, Zenaide MNT. Oficinas Aprendendo e Ensinando Direitos Humanos. Programa Nacional de Direitos Humanos. Secretaria da Segurança Pública do estado da Paraíba. João Pessoa: Conselho Estadual da Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão; 1999.

Duschl R. La valorización de argumentaciones y explicaciones: promover estratégias de retroalimentación. Ensenãnza de lãs Ciências [Internet]. 1998 [cited May 05, 2020]; v.16, n.1, p.3-20. Avaliable from: https://ddd.uab.cat/record/24477

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais [Internet]. 1998. [cited May 05,2020]. Avaliable from: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf

Selles SE, & Ferreira MS. Disciplina escolar Biologia: entre a retórica unificadora e as questões sociais. In: Marandino M, Selles SE, Ferreira MS, Amorim ACR. (orgs.) Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EDUFF, p. 50-62, 2005.

Kawasaki CS, Bizzo NMV. Fotossíntese: um tema para o ensino de ciências? Química Nova na Escola [Internet]. 2000 [cited May 05, 2020]; n. 12, p. 24-29. Avaliable from: http://www.cienciamao.usp.br/dados/qne/_conceitoscientificosemde_16.download.pdf

Kovaliczn RA. O professor de Ciências e de Biologia frente as parasitoses comuns em escolares. Mestrado em Educação. UEPG, 1999. (Dissertação).

Angotti JA. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1992.

Diniz MCP, Oliveira TC, Schall VT. Saúde como compreensão de vida: avaliação para inovação na educação em saúde para o ensino fundamental. Rev. Ensaio [Internet]. 2010. [cited May 05, 2020]; v.12, n.01, p.119-144. Avaliable from: https://www.scielo.br/pdf/epec/v12n1/1983-2117-epec-12-01-00119.pdf

Gil-Perez D. et al. A educação científica e a situação do mundo: um programa de atividades dirigido a professores. Ciência & Educação [Internet]. 2003. [cited May 05, 2020]; v. 9, n. 1, p. 123-146. Avaliable from: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151673132003000100010&script=sci_abstract&tlng=pt

Hansen KS, Hoffman MB, Rodrigues TL, Flores MLT. Fórum Internacional Integrado de Cidadania: Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santo Ângelo/RS, 2006.

Da Silva DM, Alves MR, De Souza TO, Duarte ACS. Sexualidade na adolescência: Relato de Experiência. Revista de Enfermagem UFPE. 2013, 7(1):820-823. DOI: 10.5205/reuol.3934-31164-1-SM.0703esp201323

Granjeiro, EM, Oliveira SS; Silva AV. Cursos de formação continuada com foco na fisiologia humana e na saúde ambiental: Uma proposta inovadora para a inserção de novas abordagens didáticas na educação básica. In: Educação no Século XXI - Volume 38 Meio Ambiente. 1ed. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019, v. 38, p. 98-105.

Granjeiro, EM. Teaching of Physiology through Research: an Innovative Didactic Approach Favoring Participatory Educational Process. The Faseb Journal, USA [Internet]. 2019. [cited May 05, 2020]; p. lb1-872.4 - lb1-872.4. Avaliable from: https://www.fasebj.org/doi/abs/10.1096/fasebj.2019.33.1_supplement.598.16

Granjeiro, EM. Trabalho interdisciplinar entre Universidade e Educação Básica para divulgação da Fisiologia: Relato de Experiência. Revista Interagir Pensando Extensão, UFRJ, 2016. DOI: 10.12957/interag.2016.15871

Publicado

2020-09-09

Como Citar

Santos, R. M. F., Santiago, M. L. A., Benevides, R. G., Oliveira, S. S. de, Ribeiro, L. O. L., & Granjeiro, , Érica M. (2020). Integrando Universidade e Escola: Relato de experiência da Oficina “Brincando de Geneticista: descobrindo o DNA”. REVISA, 9(3), 529–538. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/576

Edição

Seção

Relato de Experiência