Ensino na pandemia: decisões do Instituto Federal de Roraima para o Curso Técnico em Enfermagem

Autores

  • Aristides Sampaio Cavalcante Neto
  • Emanuel Araújo Bezerra
  • Ananias Noronha Filho

Palavras-chave:

Saúde Pública, Infecção por coronavírus, Enfermagem, Educação

Resumo

Objetivo: analisar as tomadas de decisão do Instituto Federal de Roraima, durante o primeiro semestre de 2020, frente à pandemia da COVID-19 e possíveis impactos no ensino do conteúdo pertinente ao Curso Técnico em Enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, executada com auxílio do software MAXQDA, que analisou documentos normativos expedidos pela instituição de ensino e que lançou mão da análise de Bardin para categorização das chaves de significado. Resultados: As portarias trazem fortes componentes administrativos pautados na lei que rege o serviço público federal, bem como faz-se presente o aspecto humanista. Conclusão: as ações emergenciais foram pensadas e desenvolvidas para oferecer a continuidade de um ensino forte, consistente e seguro, em meio à pandemia da COVID-19.

Referências

Ahmad A, Mueller C, Tsamakis K. Covid-19 pandemic: A public and global mental health opportunity for social transformation? BMJ [Internet]. 2020;369. Available at: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85083022617&doi=10.1136%2Fbmj.m1383&partnerID=40&md5=596eafda4e5592574c52ff83160c3be2

Hodges C, Moore S, Lockee B, Trust T, Bond A. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educ Rev [Internet]. 2020;1(1):1–7. Available at: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn8

McEwen M, Wills EM. Theoretical basis for nursing. 4o ed. Williams and Wilkins, organizador. Philadelphia, PA: Lippincott; 2014. 576 p.

Leigh J, Vasilica C, Dron R, Gawthorpe D, Burns E, Kennedy S, et al. Redefining undergraduate nurse teaching during the coronavirus pandemic: Use of digital technologies. Br J Nurs [Internet]. 2020;29(10):566–9. Available at: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85085635798&doi=10.12968%2Fbjon.2020.29.10.566&partnerID=40&md5=910a37009bb090c5d034e1d71404928c

Instituto Federal de Roraima. Instituto Federal de Roraima - Histórico [Internet]. 2020 [citado 10 de julho de 2020]. Available at: https://www.ifrr.edu.br/acessoainformacao/institucional/historico-1

Ministério da Educação. Portaria no 343, de 17 de Março de 2020 [Internet]. 2020 [citado 11 de julho de 2020]. Available at: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376

MAXQDA - The art of data analysis [Internet]. Berlin: VERBI GmbH; Available at: https://www.maxqda.com/#

Bardin L. Análise de conteúdo. Traduçã Luís Antero Retos, Augusto Pinh São Paulo Edições. 2011;70.

Justo AM, Camargo BV. Estudos qualitativos e o uso de softwares para análises lexicais. Cad Artig X SIAT II Serpro [Internet]. 2014;1(1):37–54. Available at: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/37180083/Justo___Camargo_2014.pdf?1427888462=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DEstudos_qualitativos_e_o_uso_de_software.pdf&Expires=1594826383&Signature=eA9t1pUyUqyUO4vzKG5ORuM2HnZj-2grKj2NrOu79B0C1ik

Valor - O Globo. OMS admite possibilidade de transmissão aérea da covid-19 [Internet]. São Paulo, SP, Brazil; 2020. Available at: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2020/07/07/oms-admite-possibilidade-de-transmisso-area-da-covid-19.ghtml

Folha UOL. OMS muda versão e diz que não soube da covid-19 por autoridades chinesas [Internet]. São Paulo, SP, Brazil; 2020. Available at: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/07/06/oms-muda-versao-e-diz-que-nao-soube-da-covid-19-por-autoridades-chinesas.htm

Frigotto G. Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. Rev Bras Educ [Internet]. 2011;16(46):235–54. Doi: https://doi.org/10.1590/S1413-24782011000100013

Escott CM, Moraes MAC. História da Educação Profissional no Brasil: As Políticas Públicas e o Novo Cenário de Formação de Professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. IX Semin Nac Estud e Pesqui “História, Soc e Educ no Bras - An Eletrônicos [Internet]. 2012;1492–508. Available from: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/2.51.pdf

Otranto CR. Criação e Implantação dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. Rev Retta [Internet]. 2010;1(1):89–108. Available from: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/Retta/N01-2010.pdf#page=88

Brasil. Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990 [Internet]. Senado Federal. 1990 [citado 14 de julho de 2020]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112compilado.htm

Instituto Federal de Roraima. Instituto Federal de Roraima - Institucional [Internet]. 2020 [citado 14 de julho de 2020]. Available from: https://www.ifrr.edu.br/acessoainformacao/institucional

Brasil. Decreto 9.057 de 25 de maio de 2017 [Internet]. Diário Oficial da União - Seção 1. 2017 [citado 15 de julho de 2020]. p. 3–4. Available from: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=65251-decreto9057-pdf&category_slug=maio-2017-pdf&Itemid=30192

Ministério da Educação. Portaria no 2.117, de 6 de dezembro de 2019 [Internet]. Diário Oficial da União - Seção 1. 2019 [citado 15 de julho de 2020]. p. 131. Available from: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913

COFEN. Cofen entrará com ação judicial contra portaria do MEC sobre EaD [Internet]. Conselho Federal de Enfermagem. 2019 [citado 15 de julho de 2020]. Available from: http://www.cofen.gov.br/cofen-entrara-com-acao-judicial-contra-portaria-do-mec-sobre-ead_76389.html#:~:text=O%20plen%C3%A1rio%20do%20Conselho%20Federal,a%20Dist%C3%A2ncia%20(EaD)%2C%20na

Publicado

2020-08-21

Como Citar

Cavalcante Neto, A. S., Bezerra, E. A., & Noronha Filho, A. (2020). Ensino na pandemia: decisões do Instituto Federal de Roraima para o Curso Técnico em Enfermagem. REVISA, 9(3), 451–463. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/569

Edição

Seção

Artigo Original