Desafios da aprendizagem remota por estudantes universitários no contexto da Covid-19

Autores

  • Jamilly de Oliveira Musse
  • Alisson Cunha Lima
  • Jacqueline Oliveira Freitas
  • Lucas de Almeida Santos Rocha Pereira
  • Vanessa Gomes da Silva
  • Maíra Moreira Peixoto Coelho
  • Thais Moreira Peixoto
  • Juliana Nascimento Andrade

Palavras-chave:

Pandemia, Coronavírus, Tecnologia de Informação

Resumo

Objetivo: Relatar as experiências de trabalho remoto e EaD de um grupo do PET-Saúde Interprofissionalidade na pandemia. Método: Trata-se de um relato de experiência das atividades realizadas por um grupo do PET-Saúde, vinculado a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e ao Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH), de março a junho de 2020. As atividades presenciais na UEFS e no CADH foram substituídas por atividades remotas e EaD. A metodologia utilizada envolveu a incorporação de ferramentas virtuais em: 1) Seminários e cursos EaD; 2) Estabelecimento de estratégias de inovação para atuação em saúde; 3) Construção de materiais de Educação em Saúde. Resultados: As ferramentas educacionais virtuais permitiram a realização de um trabalho inovador, focado na formação inicial e continuada de alunos, professores e profissionais de saúde. Mudanças no fluxo dos pacientes, produção de cartilha e artigos também foram atividades desenvolvidas. Conclusão: O uso de plataformas virtuais e EaD favoreceram o planejamento de ações, proporcionando ganho de conhecimento individual e coletivo, permitindo alterações no serviço, orientação dos pacientes e produção científica.

Referências

Moszkowick D, Duboc H, Dubertret C, Roux D, Bretagnol F. Daily medica education for confined students during COVID-19 pandemic: a simple videoconference solution. Clin Anat. 2020; 1-2. doi: https://doi.org/10.1002/ca.23601

Rankbr. CoronaVírus: a pandemia no Brasil. [Internet]. 2020 [cited Jun 26, 2020]. Available from: https://www.rankbr.com.br/ .

Organização Mundial de Saúde. WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19 – 11 March 2020. 11 mar. 2020. [cited may 24, 2020]. Available from: https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020

Avancini M. Os desafios do uso da EAD no contexto do avanço do coronavírus. 2020. [cited jun 25, 2020]. Available from: https://jeduca.org.br/texto/os-desafios-do-uso-da-ead-no-contexto-do-avanco-do-coronavirus .

Ministério da Educação (BR). Portaria no 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020 [cited Jun 18, 2020]. Available from: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 .

Zhang Jin Jin, Dong Xiang, Cao Yi-yuan, Yuan Ya-dong, Yang Yi-bin, Yan You-qin, Akdis Cezmi A., Gao Ya-dong. Clinical characteristics of 140 patients infected with SARS‐CoV‐2 in Wuhan, China. Allergy. 2020; 00:1-12. doi: https://doi.org/10.1111/all.14238

Preti Oreste. Educação a distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: Editora Universitária da Universidade Federal do Mato Grosso; 2011.

Moreira JAM, Silva S, Alcoforado L. Educação a distância e e-learning no ensino superior em Portugal. Práticas Educativas no Ensino Superior. 2019; 15(52): 66-82. doi: https://doi.org/10.25755/int.18921

Ministério da Educação (BR). Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei No 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2017 [cited Jun 26, 2020]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm .

Fernandes Stéfani Martins, Henn Leonardo guedes, Kist Liane Batistela. O ensino a distância no Brasil: alguns apontamentos. Research, Society and Development. 2020; 9(1): e21911551. doi:http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1551

Silva MPD, Melo MCDOL., Muylder CFD. Educação a Distância em foco: um estudo sobre a produção científica brasileira. Revista de Administração Mackenzie. 2015; 16(4), 202-230. doi: https://doi.org/10.1590/1678-69712015/administracao.v16n4p202-230

Mill D, Oliveira RG. A Educação a Distância em pesquisas acadêmicas: uma análise bibliométrica em teses do campo educacional. Educar em Revista. 2014; 1 (4), 15-36.

Serra Ilka Marcia Ribeiro, Pereira Maira Oliveira, Araújo Eliza Flora Muniz, Lima Danielle Martins Leite Fernandes Lima. Aprendizagem em ambientes virtuais: uma experiência de formação de mediadores em EaD. Indagatio Didactica. 2020; 12(1): 89-101.doi: https://doi.org/10.34624/id.v12i1.14419

Amarilla Filho P. Educação a distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais. Educação em Revista. 2011; 27(2), 41-72. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000200004

Bezerra IMP. State of the art of nursing education and the challenges to use remote technologies in the time of Corona Virus Pandemic. Journal of Human Growth and Development. 2020, 30(1):141-147, 2020.

Correa SMM. La innovación educativa en los tiempos del Coronavirus. Salutem Scientia Spiritus (En línea). 2020; 6(1): 14-26.

Sahu P (April 04, 2020) Closure of Universities Due to Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Impact on Education and Mental Health of Students and Academic Staff. Cureus 12(4): e7541. doi 10.7759/cureus.7541

Kenski Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional. 2003; 4(10):.47-56. doi: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6419/6323

Camacho ACLF, Fuly PSC, Santos MLSC, Menezes HF. Students in social vulnerability in distance education disciplines in times of COVID-19. Research, Society and Development. 2020; 9(7):1-12, e275973979. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3979

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Musse, J. de O., Lima, A. C., Freitas, J. O., Pereira, L. de A. S. R., Silva, V. G. da, Coelho, M. M. P., … Andrade, J. N. (2020). Desafios da aprendizagem remota por estudantes universitários no contexto da Covid-19. REVISA, 9(Especial 1), 610–617. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/553

Edição

Seção

Revisão de Literatura