Educação em serviço para a prevenção de lesão por pressão através do planejamento estratégico situacional

Autores

  • Thiago da Silva Santana
  • Camila Curcino Santos
  • Valéria da Purificação Hamburgo
  • Thiago da Silva Santana
  • Anderson Reis de Sousa
  • Evanilda Souza de Santana Carvalho

Palavras-chave:

Planejamento estratégico, Lesão por Pressão, Cuidados de Enfermagem, Cuidados Críticos

Resumo

Objetivo: descrever a utilização do planejamento estratégico situacional frente à prevenção de lesões por pressão em unidade hospitalar e o seu potencial de contribuição. Método: Trata-se de um projeto de intervenção, vinculado a um projeto matriz da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil, o qual orienta e planeja ações que visam à resolubilidade de um problema e ou necessidades identificadas no intuito de gerar mudança, com referencial teórico-metodológico matusiano, realizado por estudantes do 10º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem. A intervenção aconteceu no período de setembro a dezembro de 2018. Resultados: As ações realizadas seguiram quatro momentos, o “explicativo”, o “normativo”, o “estratégico” e o “tático–operacional”. A atuação planejada sobre o recorte da realidade implicou num esforço de entendimento entre os diversos atores sociais, de modo a permitir uma explicação abrangente sobre a temática e as formas de intervir sobre os problemas, de modo a resolvê-los ou controlá-los. Conclusão: Estratégias para diminuir a incidência e prevalência das LPP ainda caminham a passos lentos e é notável a necessidade de uma equipe multiprofissional capacitada e interligada no cuidar.

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Santana, T. da S., Santos, C. C., Hamburgo, V. da P., Santana, T. da S., Sousa, A. R. de, & Carvalho, E. S. de S. (2020). Educação em serviço para a prevenção de lesão por pressão através do planejamento estratégico situacional. REVISA, 9(4), 773–783. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/519

Edição

Seção

Artigo Original