Circuito multissensorial infantil em atenção primária: uma abordagem transdisciplinar para o desenvolvimento neuropsicomotor

Autores

  • Núbia dos Passos Souza Falco
  • Leila Kiyomi Toyama Kato
  • Nathália Moreira Barbosa
  • Bruna Izabela Correia Ribeiro
  • Marcus Vinícius Ribeiro Ferreira
  • Joanna Lima Costa
  • Marcus Vinícius Dias de Oliveira
  • Alexandre Marco de Leon

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Intervenções multissensoriais, Saúde da Criança

Resumo

Objetivo: Relatar a implementação de um circuito multissensorial para prevenir e intervir em transtornos do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de 6 a 10 anos. Metodologia: Estudo qualitativo realizado com crianças de 6 a 10 anos com TEA, TDAH, déficits motores e atraso de linguagem. O circuito foi estruturado em estações motoras, cognitivas e de integração, com 10 sessões de 1h30. Avaliações pré e pós-intervenção foram realizadas utilizando o Protocolo de Avaliação Fonológica Infantil (PAFI) e a Escala de Desenvolvimento Motor. Resultados: Houve melhorias nas áreas motoras, cognitivas e sociais. Crianças com TEA apresentaram avanços na socialização e comunicação não verbal, enquanto aquelas com TDAH demonstraram maior controle motor e concentração. A participação dos responsáveis foi essencial para o sucesso da intervenção. Conclusão: O circuito multissensorial foi eficaz na promoção do desenvolvimento neuropsicomotor, especialmente com a participação ativa dos responsáveis e a abordagem transdisciplinar

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Publicado

2024-11-16

Como Citar

Falco, N. dos P. S., Kato, L. K. T., Barbosa, N. M., Ribeiro, B. I. C., Ferreira, M. V. R., Costa, J. L., … Leon, A. M. de. (2024). Circuito multissensorial infantil em atenção primária: uma abordagem transdisciplinar para o desenvolvimento neuropsicomotor. REVISA, 13(Esp. 2), 1168–1175. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/425

Edição

Seção

Artigo Original