Projeto “Coração batendo forte”: estratégias educativas de prevenção da parada cardiorrespiratória

Autores

  • Anderson Reis de Sousa
  • Michelle Teixeira Oliveira
  • Sebastião Edimilson Teixeira Oliveira
  • Antonio Carlos Estrela de Araújo
  • Maiza Sandra Ribeiro Macedo Silva

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Saúde, Emergências, Reanimação Cardiopulmonar

Resumo

Objetivo: Descrever a criação do projeto de extensão coração batendo forte dedicado ao ensino de pessoas a lidarem em uma parada cardiorrespiratória. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, qualitativo, que envolveu estudantes do curso de graduação de Enfermagem, docentes e a comunidade acadêmica e civil. Foram envolvidas atividades de extensão e pesquisa a partir da aplicação de pré-teste e um pós-testes para avaliar o nível de conhecimento da população sobre como agir frente à uma parada cardiorrespiratória. Resultados: a criação do projeto contribuiu para a ampliação da formação acadêmica na área de urgência e emergência, no potencial gerador de conhecimento sobre a parada cardiorrespiratória e o Suporte Básico de Vida por pessoas leigas em locais de grande circulação, professores, funcionários e estudantes de escolas públicas. Fortalecer a educação para a saúde face a produção técnica de materiais educativos e da pesquisa a partir da realização de estudos científicos sobre a área. Conclusão: o projeto coração batendo forte mostrou-se eficaz para a promoção do conhecimento e educação para a saúde com o enfoque na prevenção e manejo da parada cardiorrespiratória.

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Publicado

2021-08-25

Como Citar

Sousa, A. R. de, Oliveira, M. T., Oliveira, S. E. T., Araújo, A. C. E. de, & Silva, M. S. R. M. (2021). Projeto “Coração batendo forte”: estratégias educativas de prevenção da parada cardiorrespiratória. REVISA, 10(3), 561–573. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/371

Edição

Seção

Artigo Original