Estresse, qualidade do sono e qualidade de vida em acadêmicos da área de saúde

Autores

  • Gabriella Karolyna Gonçalves
  • Kamila Aurora dos Santos
  • Marcus Vinicius Ribeiro Ferreira
  • Rodrigo Marques da Silva

Palavras-chave:

Estresse Psicológico, Estudantes, Qualidade de Vida

Resumo

Objetivo: Analisar o estresse acadêmico, a qualidade do sono e a qualidade de vida de estudantes da área de saúde. Método: Trata-se de um quantitativo, transversal realizado com 34 discentes da área de saúde de uma faculdade privada de Goiás, via google forms, de novembro a dezembro de 2021 por meio de Formulário para caracterização sociodemográfica e acadêmica e; Instrumento para Avaliação do Estresse em Estudantes de Enfermagem, Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh; e Instrumento de Avaliação de Qualidade de Vida. A análise ocorreu no Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 20.0. Resultados:  Verificou-se predomínio alto nível de estresse geral (52,9%), alto estresse nas atividades teóricas (23,5%), muito alto estresse na formação profissional (20,6%) e médio estresse na realização de atividades práticas (20%). Os discentes apresentaram baixa qualidade do sono (79,4%) e moderada(41,2%) e baixa qualidade de vida (35,3%). Conclusão: o ambiente acadêmico e suas demandas são percebidos como estressores pelos discentes, principalmente quanto às atividades teóricas, às práticas clínicas e a formação profissional, com impacto negativo à sua qualidade do sono e qualidade de vida.

Referências

Ariño DO, Bardagi MP. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental dos Estudantes Universitários. Revista Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 12, n. 3, p. 44-52, Set./ 1. Ariño DO, Bardagi MP. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental dos Estudantes Universitários. Revista Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 12, n. 3, p. 44-52, Set./Dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/237 91 Dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/23791

Costa ALS, Polak C. Construção e validação de instrumento para avaliação de estresse em estudantes de enfermagem (AEEE). Rev. Esc. Enferm. USP. 2009; 43(N.esp.):1017-26.

Costa LBS. Avaliação do Estresse e do Rendimento Acadêmico em Estudantes da Área da Saúde da Universidade de Brasília. 2018. 89 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/32416

Lazarus RS, Folkman S. Stress, appraisal, and coping. New York: Springer, 1984. 456p.

Pascotto AC, Santos BRM. Avaliação da qualidade do sono em estudantes de ciências da saúde. Journal of The Health Sciences, São Paulo, Brasil, v. 31, n. 3, p. 306-310, 2013. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/2020/12/V31_n3_2013_p306a310.pdf

Paro CA, Bittencourt ZZLC. Qualidade de Vida de Graduandos da Área de Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, Brasil, v. 37, n. 3, p. 365-375, Jul. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/wXcZc3TZC7ytckm5JJgHP7v/?format=pdf&lang=pt

Barros MJ, Borsari CMG, Fernandes AO, Silva A, Filoni E. Avaliação da qualidade de vida de universitários da área da saúde. Revista Brasileira de Educação e Saúde, Pombal – PB, Brasil, v. 7, n. 1, p.16-22, Jan/Mar, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18378/rebes.v7i1.4235

Bertolazi AN. Tradução, adaptação cultural e validação de dois instrumentos de avaliação do sono: escala de sonolência de Epworth e índice de qualidade de sono de Pittsburgh[Internet]. Porto Alegre: Escola de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2008. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/14041?show=full

Benavente SBT, Silva RM, Higashi AB, Guido LA, Costa ALS. Influência de fatores de estresse e características sociodemográficas na qualidade do sono de estudantes de enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2014; 48(3):514-20

Cavagione LC. Influência do Plantão de 24 horas sobre a pressão arterial e o perfil de risco cardiovascular em profissionais da área da saúde que atuam em serviços de atendimento pré-hospitalar [Internet]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-23122010-094708/en.php

The WHOQOL Group. Development of the World Health Organization WHOQOL-BREF quality of life assessment. Psychol Med.1998;28(3):551-8.

Silva KKM et al. Stress and quality of sleep in undergraduate nursing students. Revista Brasileira de Enfermagem . 2020, v. 73, n. Suppl 1 e20180227. Doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0227.

LOPES A et al. Estresse, qualidade de sono e conhecimento sobre saúde mental dos acadêmicos de fisioterapia da FAESO Stress, sleep quality and mental health knowledge of FAESO physiotherapy academics. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 4, p. 27921-27941, 2022.

NASCIMENTO, Jo Moura de Paula et al. Sistematizando os fatores que geram estresse nos estudantes de enfermagem. 2014.

Baez MAC. O processo de construção do bem-estar e a qualidade de vida durante a formação em educação física e suas perspectivas de futuro à luz da psicologia positiva. 2015.

Pereira MAD et al. O sofrimento psíquico na formação médica: percepções e enfrentamento do estresse por acadêmicos do curso de Medicina. 2014.

Melo AT. Sentidos de humanização na relação docente-discente de um curso de graduação em enfermagem, durante o exercício dos estágios supervisionados. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.

Borine RCC, Wanderley KS, Bassitt DP. (2015). Relação entre a qualidade de vida e o estresse em acadêmicos da área da saúde. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 6(1), 100-118. Recuperado em 21 de junho de 2022, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-64072015000100008&lng=pt&tlng=pt.

Lameu JN et al. Estresse no ambiente acadêmico: revisão sistemática e estudo transversal com estudantes universitários. 2014.

Costa NOMF. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): um estudo qualitativo sobre experiências vivenciadas por docentes de cursos de graduação em Administração de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas de São Paulo. 2017.

Lipp MN. O stress está dentro de você. Editora Contexto; 2015.

Publicado

2022-08-19

Como Citar

Gonçalves, G. K., Santos, K. A. dos, Ferreira, M. V. R., & Silva, R. M. da. (2022). Estresse, qualidade do sono e qualidade de vida em acadêmicos da área de saúde. REVISA, 11(2), 232–243. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/252

Edição

Seção

Artigo Original