Sequência didática com aplicação de prática de baixo custo com uso de recursos biotecnológicos
Palavras-chave:
Prática de Ensino, Ensino Médio, Biotecnologia, Extração de DNA, EJAResumo
Objetivo aplicar metodologias práticas de biologia no ensino médio em escola estadual de Feira de Santana do período noturno, utilizando a biotecnologia com intuito de proporcionar novas experiências didáticas para jovens e adultos. Método: A abordagem metodológica é de modo qualitativo e descritivo através de relato de experiência, com aplicação de aula prática com materiais de baixo custo sobre a extração de DNA.Resultados: Com relação às dificuldades enfrentadas na Educação Básica, esta forma de metodologia do trabalho realizado mostrou-se produtiva, uma vez que possibilitou um espaço para discussão e troca de experiências dos alunos associando com seu cotidiano. Conclusão: Esta pesquisa mostrou que o uso desta abordagem didática facilitou o entendimento dos conteúdos trabalhados e do diálogo aluno-professor, evidenciando-a como uma ótima ferramenta para ser trabalhada na sala de aula.
Referências
Santos RM F, Santiago MLA, Benevides RG, de Oliveira SS, Ribeiro LOL, Granjeiro ÉM. Integrando Universidade e Escola: Relato de experiência da Oficina “Brincando de Geneticista: descobrindo o DNA”. Revista de Divulgação Científica Sena Aires. 2020; 9(3), 529-538.
Malajovich MA. Biotecnologia: fundamentos. Rio de Janeiro: Edições da Biblioteca Max Feffer do Instituto de Tecnologia ORT. 2009.
Moreira DA. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Learnig, 2004.
Gerhardt TE, Silveira DT. Métodos de pesquisa. Plageder. 2009.
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