Sequência didática com aplicação de prática de baixo custo com uso de recursos biotecnológicos

Autores

  • Vitória de Jesus Oliveira
  • Raquel Guimarães Benevides

Palavras-chave:

Prática de Ensino, Ensino Médio, Biotecnologia, Extração de DNA, EJA

Resumo

Objetivo aplicar metodologias práticas de biologia no ensino médio em escola estadual de Feira de Santana do período noturno, utilizando a biotecnologia com intuito de proporcionar novas experiências didáticas para jovens e adultos. Método: A abordagem metodológica é de modo qualitativo e descritivo através de relato de experiência, com aplicação de aula prática com materiais de baixo custo sobre a extração de DNA.Resultados: Com relação às dificuldades enfrentadas na Educação Básica, esta forma de metodologia do trabalho realizado mostrou-se produtiva, uma vez que possibilitou um espaço para discussão e troca de experiências dos alunos associando com seu cotidiano.  Conclusão: Esta pesquisa mostrou que o uso desta abordagem didática facilitou o entendimento dos conteúdos trabalhados e do diálogo aluno-professor, evidenciando-a como uma ótima ferramenta para ser trabalhada na sala de aula.

Referências

Santos RM F, Santiago MLA, Benevides RG, de Oliveira SS, Ribeiro LOL, Granjeiro ÉM. Integrando Universidade e Escola: Relato de experiência da Oficina “Brincando de Geneticista: descobrindo o DNA”. Revista de Divulgação Científica Sena Aires. 2020; 9(3), 529-538.

Malajovich MA. Biotecnologia: fundamentos. Rio de Janeiro: Edições da Biblioteca Max Feffer do Instituto de Tecnologia ORT. 2009.

Moreira DA. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Learnig, 2004.

Gerhardt TE, Silveira DT. Métodos de pesquisa. Plageder. 2009.

Publicado

2024-01-15

Como Citar

Oliveira, V. de J., & Benevides, R. G. (2024). Sequência didática com aplicação de prática de baixo custo com uso de recursos biotecnológicos . REVISA, 13(Esp1), 305–314. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/20

Edição

Seção

Relato de Experiência