Monitoria no Estágio em Clínica Integrada: uma experiência exitosa

Autores

  • Verbrena Lima Pinto
  • Andreissa Jesus Oliveira
  • Lydia de Brito Santos
  • Benedita Lucia Barbosa Quintella

Palavras-chave:

Odontologia, Monitoria Acadêmica, Educação em saúde

Resumo

Objetivo: relatar as experiências vivenciadas por duas discentes monitoras, bem como suas percepções, durante o curso de um estágio supervisionado em Clínica Integrada. Método: estudo descritivo baseado em atividades desempenhadas na disciplina de Estágio em Clínica Odontológica Integrada III da Universidade Estadual de Feira de Santana no período de março a junho de 2023. Resultados: o auxílio prestado pelas monitoras na condução da disciplina, no planejamento e execução dos procedimentos clínicos e na mediação da comunicação entre professores e alunos, contribuiu para suprir as necessidades dos alunos e promoveu uma melhor integração curricular. Ao longo do estágio, as monitoras vivenciaram a experiência da docência, desenvolveram habilidades técnicas e relações interpessoais, vivenciaram a prática clínica e participaram ativamente na apresentação e discussão de casos clínicos. As atividades desempenhadas contribuíram para o aprimoramento de habilidades em gestão, comunicação e organização, essenciais para a vida profissional. Conclusão: as vivências relatadas evidenciam a relevância da monitoria em Clínica Integrada como um recurso para despertar o interesse pela docência, ampliar o conhecimento generalista e garantir uma formação integral de alunos de graduação em Odontologia.

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Publicado

2024-07-08

Como Citar

Pinto, V. L., Oliveira, A. J., Santos, L. de B., & Quintella, B. L. B. (2024). Monitoria no Estágio em Clínica Integrada: uma experiência exitosa. REVISA, 13(2), 460–465. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/165

Edição

Seção

Relato de Experiência