Prática deliberada em ciclos rápidos: um novo conceito de ensino aprendizagem na equipe de enfermagem

Autores

  • Oseias Alves da Silva
  • Leila Batista Ribeiro
  • Wanderlan Cabral Neves
  • Marcus Vinícius Ribeiro Ferreira
  • Alberto César da Silva Lopes
  • Diogo Nogueira Batista
  • Gilney Guerra de Medeiros
  • Jefferson Amaral de Morais

Palavras-chave:

Prática Deliberada, Aperfeiçoamento da Enfermagem, Simulação Realística

Resumo

Objetivo: elucidar como a prática deliberada em ciclos rápidos pode contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais de enfermagem na sua atuação nas unidades de saúde e no atendimento pré-hospitalar. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa e método de revisão bibliográfica integrativa seguindo os pressupostos de Mendes em pesquisa de revisão integrativa realizada em 2008. Ele torna-se relevante, pois poderá trazer benefícios da prática deliberada em ciclos rápidos para profissionais da área da enfermagem na aplicação do dia-a-dia da assistência dentro de unidades hospitalares e no atendimento pré-hospitalar, através do aprimoramento que esta metodologia pode oferecer e, dessa forma, vir também a estimular novas pesquisas. Resultados: Com a constante mudança no processo de ensino-aprendizagem, novas metodologias foram inseridas, por exemplo, as metodologias ativas. Essas novas metodologias têm o objetivo geral de levar o aprendiz a uma aprendizagem significativa.  Nessas metodologias, o estudante passa a ser o ser o sujeito da construção do saber e formulador de hipótese. Elas têm como principal característica propiciar que os estudantes busquem soluções para problemas reais, tornando-se, assim, protagonistas do processo de aprendizagem. Uma vertente dessas metodologias ativas é a Simulação Realística, que utiliza cenários e manequins inertes, modelos anatômicos ou mecânicos, computacionais, simuladores de situações realísticas etc., para tornar melhor e mais atraente o processo de aprendizagem. Conclusão: A Prática Deliberada em Ciclos Rápidos – PDCR é um modelo de Simulação Realística, com o diferencial de interrupções e rápidos debriefings durante a prática nos cenários, o que pode tornar-se um diferencial na melhor aprendizagem e retenção do conhecimento por parte do estudante.

Referências

Beck Caio. Malcolm Knowles: o pai da andragogia. Andragogia Brasil [Internet]. 2019 [citado 2023 agosto 20]. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/malcolm-knowles/.

Castro Leandro Teixeira de; Couto Thomaz Bittencourt. Prática Deliberada em Ciclos Rápidos: uma estratégia moderna de simulação. Scientia Medica. [Internet]. Vol. 28. 2021 [citado 2023 Agosto 17]. Disponível em https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-880251.

BrasiL Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. Coordenadoria de Recursos Humanos. Acumulação de cargos [Internet]. 2020 [citado 2023 Setembro 30]. Disponível em: http://saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-recursos-humanos/areas-da-crh/cpass/conteudo/acumulacao-de-cargos.

Hunt Elizabeth A. et al. Pediatric resident resuscitation skills improve after “Rapid Cycle Deliberate Practice” training (Aperfeiçoamento das habilidades em ressuscitação de residents de pediatria após treino em “Prática Deliberada em Ciclos Rápidos”) (tradução nossa). Elsevier - Resuscitation, Volume 85, pág. 945 – 951[Internet]. 2019 [citado 2023 Agosto 17]. Disponível em http://sailcentres.kcl.ac.uk/wp-content/uploads/2014/10/1-s2.0-S0300957214001154-main.pdf.

Mendes Karina Dal Sasso, Silveira Renata Cristina de Campos Pereira, Galvão Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto – enferm. Florianópolis, v. 17, n. 4 [Internet]. 2018 [citado 2023 março 18]. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/43531031_Revisao_integrativa_Metodo_de_pesquisa_para_a_incorporacao_de_evidencias_na_saude_e_na_enfermagem.

Magalhães Solange Maria Fustinoni, Gabrielloni Maria Cristina, Sanna Maria Cristina, Barbieri Márcia. Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores. Acta paul. enferm. [Internet]. 2020 [citado 2023 Maio 06]; 30(3): 247-253. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000300247&lng=pt. Epub 14-Jun-2020.

Fernandes Marcela Costa, Souza Norma Valéria Dantas de Oliveira, Mafra Iraneide Ferreira, D' Oliveira Camila Arantes Ferreira Brecht, Pires Ariane da Silva, Costa Carolina Cabral Pereira da. O conteúdo da saúde do trabalhador e as metodologias de ensino na formação do enfermeiro. Esc. Anna Nery. [Internet]. 2019 [citado 2023 Maio 20]; 20(3): e20160074. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000300219&lng=pt.

Garzon Adriana Marcela Monroy, Silva Kênia Lara da, Marques Rita de Cássia. Pedagogia crítica libertadora de Paulo Freire na produção científica da Enfermagem 1990-2017. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2020 [citado 2023 Maio 20]; 71(Suppl 4): 1751-1758. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672020001001751&lng=pt.

Freitas Maria Aparecida de Oliveira, Cunha Isabel Cristina Kowal Olm, Batista Sylvia Helena Souza da Silva, Rossit Rosana Aparecida Salvador. Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem. Interface (Botucatu). [Internet]. 2021 [citado 2023 Maio 20]; 20(57): 427-436. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200427&lng=pt.

Lara Ellys Marina de Oliveira, Lima Valéria Vernaschi, Mendes Juliana Delalibera, Ribeiro Eliana Claudia Otero, Padilha Roberto de Queiroz. O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades. Interface (Botucatu) [Internet]. 2022 [citado 2023 Abril 03]; 23: e180393. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100240&lng=pt.

Macedo Kelly Dandara da Silva, Acosta Beatriz Suffer, Silva Ethel Bastos da, Souza Neila Santini de, Beck Carmem Lúcia Colomé, Silva Karla Kristiane Dames da. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Esc. Anna Nery [Internet]. 2021 [citado 2023 Maio 03]; 22(3): e20170435. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300704&lng=pt.

Amestoy Simone Coelho, Trindade Letícia de Lima, Silva Gilberto Tadeu Reis da, Santos Bianca Pozza dos, Reis Virginia Ramos dos Santos Souza, Ferreira Vaneska Brito. Liderança na enfermagem: do ensino ao exercício no ambiente hospitalar. Esc. Anna Nery. [Internet]. 2021 [citado 2023 Abril 29] ; 21(4): e20160276. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000400201&lng=pt.

Makuch Débora Maria Vargas, Zagonel Ivete Palmira Sanson. Abordagem pedagógica na implementação de programas curriculares na formação do enfermeiro. Esc. Anna Nery [Internet]. 2022 [citado 2023 Maio 05]; 21(4): e20170025. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000400215&lng=pt.

Sampaio Cynthia Lima, Neri Maria Fabiana de Sena, Araújo Michell Ângelo Marques, Caetano Joselany Áfio, Eloia Suzana Mara Cordeiro, Souza Ângela Maria Alves e. Aprendizagem baseada em problemas no ensino da Tanatologia, no curso de graduação em Enfermagem. Esc. Anna Nery [Internet]. 2020 [citado 2023 Maio 20]; 22( 3 ): e20180068. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000300703&lng=pt.

Silva Luiz Anildo Anacleto da, Soder Rafael Marcelo, Oliveski Cínthia Cristina, Frizzo Mirian Natali. Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2022 Abr [citado 2023 Maio 20]; 22(65): 517-526. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000200517&lng=pt.

Meira Maria Dyrce Dias, Kurcgant Paulina. Educação em enfermagem: avaliação da formação por egressos, empregadores e docentes. Rev. Bras. Enferm [Internet]. 2021 [citado 2023 Maio 05]; 69(1): 16-22. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672021000100016&lng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690102i.

Oliveira Karime Rodrigues Emilio de, Trovo Monica Martins, Risso Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro, Braga Eliana Mara. O olhar docente sobre as habilidades comunicativas em diferentes metodologias de ensino. Rev. Bras. Enferm [Internet]. 2022 [citado 2023 Maio 04]; 71(5): 2447-2453. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672022000502447&lng=pt.

Carneiro Keller Kathier Cerqueira et al. Cangussu DDD. Simulação realística como instrumento no processo de ensino-aprendizagem de enfermagem. REVISA. [Internet]. 2019. [citado 2023 Abril 23] Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1053496.

Costa Raphael Raniere de Oliveira, Medeiros Soraya Maria de, Martins José Carlos Amado, Cossi Marcelly Santos, Araújo Marília Souto de. Percepção de estudantes da graduação em enfermagem sobre a simulação realística. Rev Cuid [Internet]. 2021 Dez [citado 2023 Maio 21] ; 8( 3 ): 1799-1808. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2216-09732021000301799&lng=pt.

Enderle Cleci de Fátima, Silveira Rosemary Silva da, Dalmolin Graziele de Lima, Lunardi Valéria Lerch, Avila Liziane Iturriet, Dominguez Carmen Carballo. Estratégias docentes: promovendo o desenvolvimento da competência moral em estudantes. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2020 [citado 2023 Maio 20]; 71(Suppl 4): 1650-1656. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672020001001650&lng=pt.

Yan Diana Hou, Slidell Mark B, McQueen Alisa. Using rapid cycle deliberate practice to improve primary and secondary survey in pediatric trauma (Usando Prática Deliberada em Ciclos Rápidos para melhorar pesquisas primárias e secundárias em traumas pediátricos) (tradução nossa). BMC Medical Education [Internet]. v20 e131, 2022 [citado 2023 Maio 07]. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32345288/.

Peng Cynthia R.; Schertzer Kimberly. Rapid Cycle Deliberate Practice in Medical Simulation (Prática Deliberada em Ciclos Rápidos em Simulação Médica) (tradução nossa). StatPearls (Internet). Treasure Island (FL) [Internet]. 2018 [citado 2023 Maio 07]. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK551533/.

Taras Jillian, Everett Tobias. Rapid Cycle Deliberate Practice in Medical Education - a Systematic Review (Prática Deliberada em Ciclos Rápidos em Educação Médica – uma Revisão Sistemática) (tradução nossa). Cureus [Internet]. 2021; 9(4):e1180 [citado 2023 Maio 12]. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5441688/.

Gross Isabel T et al. “Rapid Cycle Deliberate Practice (RCDP) as a Method to Improve Airway Management Skills - A Randomized Controlled Simulation Study.” (Prática Deliberada em Ciclo Rápido (PDCR) como um Método para Melhorar as Habilidades de Manejo de Vias Aéreas) (tradução nossa). Cureus vol. 11,9 e5546 [Internet]. 2019 [citado 2023 Maio 11]. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6721918/.

Gupta Ronish et al. “Development and pilot of an interprofessional pediatric resuscitation program for non-acute care inpatient providers.” (Desenvolvimento piloto de um programa de ressuscitação interprofissional em pediatria para cuidadores de pacientes não agudos) (tradução nossa). Medical education online vol. 24,1 [Internet]. 2022 [citado 2023 Maio 11]. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6394294/.

Rosman Samantha L. et al. Rapid cycle deliberate practice vs. traditional simulation in a resource-limited setting (Prática deliberada em ciclos rápidos comparada à simulação tradicional em um cenário com recursos limitados) (tradução nossa). BMC Med Educ 19, 314 [Internet]. 2020 [citado 2023 Maio11]. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31438936.

Cory, Melinda J. et al. Rapid Cycle Deliberate Practice Versus Reflective Debriefing for Pediatric Septic Shock Training (Prática Deliberada em Ciclos Rápidos vesus Debriefing Reflectivo no treinamento de Choque Séptico Pediátrico) (tradução nossa). Pediatric Critical Care Medicine. [Internet]. 2022 [citado 2023 Maio 11] Volume 20 -edição 5- p 481-489. Disponível em https://journals.lww.com/pccmjournal/Abstract/2019/05000/Rapid_Cycle_Deliberate_Practice_Versus_Reflective.10.aspx.

Lau Lawrence, et al. A novel biosimulation task trainer for the deliberate practice of resuscitative hysterotomy (Uma nova abordagem em biossimulação para prática deliberada em histerostomia ressuscitativa) (tradução nossa). Adv Simul (Lond) [Internet]. 2021;3:19. 2022 [citado 2023 Abril 28]. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30305937/.

Magee Maclain J., Farkouh-Karoleski Christiana, Rosen Tove S.. Improvement of Immediate Performance in Neonatal Resuscitation Through Rapid Cycle Deliberate Practice Training (Melhora da Performance Imediata em Ressuscitação Neoatal Através de Treinamento em Prática Deliberada em Ciclos Rápidos) (tradução nossa). J Grad Med Educ. [Internet]. 2020 [citado 2023 maio 12]. 10(2):192‐197. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5901799/.

Jeffers Justin M, Poling Shannon. “The development and implementation of a 12-month simulation-based learning curriculum for pediatric emergency medicine fellows utilizing debriefing with good judgment and rapid cycle deliberate practice.” (Desenvolvimento e implementação de um curriculum de aprendizado baseado em simulação por um período de 12 meses para residentes de emergências pediátricas utilizando debriefing com bom senso e prática deliberada em ciclos rápidos) (tradução nossa). BMC medical education vol. 19,1 22 [Internet]. 2023 [citação 2023 Maio 12]. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6334393/.

Patricia Karen, Arnold Jennifer, Lemke Daniel. Rapid Cycle Deliberate Practice: Application to Neonatal Resuscitation (Prática Deliberada em Ciclos Rápidos: Aplicação à Reanimação Neonatal) (tradução nossa). MedEdPORTAL [Internet]. 2020;13:10534. 2022 [citado 2023 Maio 13]. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6342166/.

Publicado

2024-06-11

Como Citar

Silva, O. A. da, Ribeiro, L. B., Neves, W. C., Ferreira, M. V. R., Lopes, A. C. da S., Batista, D. N., … Morais, J. A. de. (2024). Prática deliberada em ciclos rápidos: um novo conceito de ensino aprendizagem na equipe de enfermagem. REVISA, 13(2), 434–447. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/163

Edição

Seção

Revisão de Literatura