Associação entre estresse acadêmico e qualidade de vida em acadêmicos da área de saúde

Autores

  • Kamila Gomes Correa
  • Lídia Betânia Nunes
  • Rodrigo Marques da Silva

Palavras-chave:

Estresse Psicológico, Estudantes, Qualidade de Vida

Resumo

Objetivo: analisar a associação entre estresse acadêmico e qualidade de vida de acadêmicos da área de saúde. Método: Trata-se de um quantitativo, transversal e descritivo realizado entre novembro e dezembro de 2021 com 34 discentes de cursos da área de saúde de uma faculdade privada por meio de Formulário para caracterização sociodemográfica; Instrumento para Avaliação do Estresse em Estudantes de Enfermagem e Instrumento de Avaliação de Qualidade de Vida. A análise ocorreu no Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 20.0, por meio de estatística descritiva e teste qui-quadrado e exato de fischer. Resultados:  Houve predomínio de discentes do com alto nível de estresse geral (52,9%), alto estresse nas atividades teóricas (23,5%), muito alto estresse na formação profissional (20,6%) e médio estresse na realização de atividades práticas (20%).  Predominaram alunos com moderada qualidade de vida(41,2%), seguido por aqueles com baixa qualidade de vida (35,3%). Observou-se associação significativa entre estresse acadêmico e qualidade de vida física (p=0,02), psicológica (p=0,02) e nas relações sociais (p=0,007). Conclusão: Houve associação estatisticamente significativa entre o estresse acadêmico e a qualidade de vida de acadêmicos da área de saúde.

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Correa, K. G., Nunes, L. B., & Silva, R. M. da. (2023). Associação entre estresse acadêmico e qualidade de vida em acadêmicos da área de saúde. REVISA, 12(2), 419–429. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/152

Edição

Seção

Artigo Original