Associação entre estresse acadêmico e qualidade de vida em acadêmicos da área de saúde
Palavras-chave:
Estresse Psicológico, Estudantes, Qualidade de VidaResumo
Objetivo: analisar a associação entre estresse acadêmico e qualidade de vida de acadêmicos da área de saúde. Método: Trata-se de um quantitativo, transversal e descritivo realizado entre novembro e dezembro de 2021 com 34 discentes de cursos da área de saúde de uma faculdade privada por meio de Formulário para caracterização sociodemográfica; Instrumento para Avaliação do Estresse em Estudantes de Enfermagem e Instrumento de Avaliação de Qualidade de Vida. A análise ocorreu no Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 20.0, por meio de estatística descritiva e teste qui-quadrado e exato de fischer. Resultados: Houve predomínio de discentes do com alto nível de estresse geral (52,9%), alto estresse nas atividades teóricas (23,5%), muito alto estresse na formação profissional (20,6%) e médio estresse na realização de atividades práticas (20%). Predominaram alunos com moderada qualidade de vida(41,2%), seguido por aqueles com baixa qualidade de vida (35,3%). Observou-se associação significativa entre estresse acadêmico e qualidade de vida física (p=0,02), psicológica (p=0,02) e nas relações sociais (p=0,007). Conclusão: Houve associação estatisticamente significativa entre o estresse acadêmico e a qualidade de vida de acadêmicos da área de saúde.
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