Avaliação de constipação intestinal em estudantes de nível superior em uma universidade do extremo sul catarinense

Autores

  • Maria Eduarda Concer
  • Lara Canever
  • Maria Cristina Gonçalves de Souza
  • Kristian Madeira
  • Sarah Galatto Cancillier
  • Louyse Sulzbach Damázio
  • Beatriz Tomé
  • Alexandra Ioppi Zugno

Palavras-chave:

Estudantes, Constipação Intestinal, Ingestão Hídrica, Fibras

Resumo

Objetivo: Avaliar a presença de CI em estudantes das fases iniciais e finais dos cursos de Medicina, Nutrição e Engenharia Civil de uma Universidade no Extremo Sul Catarinense - Criciúma, através da ingestão alimentar e hídrica, dos tipos de fezes, se fazem uso, ou não, de alternativas de evacuação, comparando os hábitos alimentares com influência na constipação nos estudantes das três diferentes áreas. Método: Tal estudo foi realizado através de um questionário adaptado com questões sobre os hábitos de vida do indivíduo, juntamente com os critérios de Roma III, Roma IV e Escala de Bristol. Resultados: Caracterizou-se por 158 estudantes, sendo 71,5% (n=113) representam o sexo feminino e apenas 28,5% (n=45), o sexo masculino. A ingestão de líquidos demonstrou-se ser baixa, sendo 33,5% (n=53) ingerem mais que 1600ml/dia. Através da Escala de Bristol, 15,8% (n=25) revelaram evacuar o Tipo 1 e 2, caracterizando CI. Sobre os laxantes, apenas 3,2% (n=5) confirmaram a utilização. Foi verificada CI em 18,6% (n=21) das mulheres e 8,9% (n=4) dos homens. Conclusão: a alimentação destacou ser pobre em fibras. É notório que os estudantes sofrem com sintomas de CI. Através do auxílio de um profissional de nutrição, é necessário que equilibrem sua alimentação com fibras, consumem mais água diariamente e, consequentemente, auxiliem no bom funcionamento intestinal e na melhora da qualidade de vida.

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

Concer, M. E., Canever, L., Souza, M. C. G. de, Madeira, K., Cancillier, S. G., Damázio, L. S., … Zugno, A. I. (2023). Avaliação de constipação intestinal em estudantes de nível superior em uma universidade do extremo sul catarinense. REVISA, 12(4), 899–913. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/125

Edição

Seção

Artigo Original