Trilha Digital Gamificada: Relato de experiência de um trabalho colaborativo entre Universidade e Escola

Autores

  • Graça Regina Armond Matias Ferreira
  • Victor Travassos Sarinho
  • Rogério Mercês Ferreira Santos
  • Érica Maria Granjeiro

Palavras-chave:

Educação Básica, Ensino inovador, Corpo Humano, Tecnologias

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de integração de Professores da Universidade e da Escola Básica, tendo como foco a criação de um recurso pedagógico digital inovador destinado a aprimorar o ensino de fisiologia humana na Escola Básica. Método: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo, acerca das vivências de professores da Universidade Estadual de Feira de Santana e de uma Escola Pública do Estado da Bahia, entre outubro de 2022 a outubro de 2023. As atividades foram organizadas em duas etapas interconectadas: 1) Realização de um Curso de formação de Educação à Distância (EaD) durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). 2) Elaboração de um material didático inovador envolvendo as tecnologias digitais educacionais, como produto final do Curso EaD realizado na SNCT. Resultados: Elaboração do jogo de tabuleiro, intitulado jogo de trilha gamificada denominada “Trilha Corpo Humano: Conhecer para Cuidar”. Conclusão: A proposta desenvolvida no presente trabalho vislumbrou a inovação da prática pedagógica, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias educacionais, contribuindo para a melhoria do ensino na Escola.

Referências

Savi R, Ulbricht V. Jogos digitais educacionais: Benefıcios e desafios. Revista Novas Tecnologias na Educação, 2008; 6(2), 45-52. doi: 10.22456/1679-1916.14405.

Granjeiro, EM. Teaching of Physiology through Research: an Innovative Didactic Approach Favoring Participatory Educational Process. The Faseb Journal, 2019; 12(54), 872-874. Avaliable from: https://www.fasebj.org/doi/abs/10.1096/fasebj.2019.33.1_supplement.598.16

Abbad G, et al. Formação e processos educativos em saúde. In: Abbad G et al. Ensino na saúde no Brasil: desafios para a formação profissional e qualificação para o trabalho. Curitiba-PR: Juruá, 2016.

Causby, Ryan S. et al. Teaching of manual clinical skills in podiatric medicine: theory and recommendations. Journal of the American Podiatric Medical Association, v. 108, n. 2, p. 158-167, 2018. doi:10.7547/15-223.

Paes CCDC, PAIXÃO ANP. A importância da abordagem da educação em saúde: revisão de literatura. REVASF, 2016; 6(11): 80-90. Avaliable from: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/38

Lopes IE, et al. Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa. Saúde debate, 2018; 42(118): 773-789. doi: https://doi.org/10.1590/0103-1104201811819

Borges GA, Cerqueira CO, GRranjeiro EM, SarinhoVT, Bittencourt RA. Body: Um Jogo Digital Educacional de Tabuleiro na Área de Fisiologia Humana. Anais-Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, São Paulo (Brasil), 2016; pp. 145-153. Avaliable from: http://www.sbgames.org/sbgames2016/downloads/anais/157346.pdf

Sarinho VT, Borges GA, Cerqueira CO, Granjeiro EM. Desenvolvendo e Aplicando Dinâmicas do Jogo Digital Body no Ensino de Fisiologia Humana para Estudantes de uma Escola Pública. Anais-Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, Fortaleza (Brasil), 2018; pp. 45-48. Avalible from: http://www.sbgames.org/sbgames2018/downloads/anais/455678.pdf

Inacio FO. O papel das atividades lúdicas na educação. Anais-VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Avaliable from: https//www.soartigos.comlartigo/9282/0-papel-das-atividades-ludicas-educacao

Guyton, AC, HALL JE. Tratado de Fisiologia Médica.11.ed. Rio de Janeiro:Elsevier, 2006, 1115p.

Da Rosa LS, Goncalves R, Rodrigues T, Fagundes FM, Tieppo K, Isoton M, Ribeiro PS, Carpes FP, Mello EMB, Mello-Carpes PB. Difusão da fisiologia através da capacitação de docentes da educação básica. Revista Ciência em Extensão, 2013; 9(2),128-140.

Brasil. Programa saúde nas escolas [Internet]. Mec.gov.br. 2013. Available from: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14578-programa-saude-nas-escolas

Ramalho JE, Simao F, PAaulo ABD. Aprendizagem por meio de jogos digitais: um estudo de caso do jogo animal crossing. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades, 2014 (1): 1, 13-16.

Pimentel FSC. Gamificação na educação, cunhando um conceito. In: Fofonca E, Brito GS, Estevam M, Camas VPL. Metodologias inovadores terapêuticos:contexto da educação básica da educação superior. Curitiba-PR: IFPR; 2018.

Bernard C. Introduction à l’étude de la medicine experimental. Paris: Flamarion, 1984.

Brasil. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1998. Avaliable from: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_ciencias.pdf

Publicado

2024-05-15

Como Citar

Ferreira, G. R. A. M., Sarinho, V. T., Santos, R. M. F., & Granjeiro, Érica M. (2024). Trilha Digital Gamificada: Relato de experiência de um trabalho colaborativo entre Universidade e Escola. REVISA, 13(Esp1), 253–262. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/9

Edição

Seção

Relato de Experiência