Trilha Digital Gamificada: Relato de experiência de um trabalho colaborativo entre Universidade e Escola
Palavras-chave:
Educação Básica, Ensino inovador, Corpo Humano, TecnologiasResumo
Objetivo: Relatar a experiência de integração de Professores da Universidade e da Escola Básica, tendo como foco a criação de um recurso pedagógico digital inovador destinado a aprimorar o ensino de fisiologia humana na Escola Básica. Método: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo, acerca das vivências de professores da Universidade Estadual de Feira de Santana e de uma Escola Pública do Estado da Bahia, entre outubro de 2022 a outubro de 2023. As atividades foram organizadas em duas etapas interconectadas: 1) Realização de um Curso de formação de Educação à Distância (EaD) durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). 2) Elaboração de um material didático inovador envolvendo as tecnologias digitais educacionais, como produto final do Curso EaD realizado na SNCT. Resultados: Elaboração do jogo de tabuleiro, intitulado jogo de trilha gamificada denominada “Trilha Corpo Humano: Conhecer para Cuidar”. Conclusão: A proposta desenvolvida no presente trabalho vislumbrou a inovação da prática pedagógica, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias educacionais, contribuindo para a melhoria do ensino na Escola.
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