Gestão e Assistência Integral à Saúde da Mulher: Experiências de um Grupo Tutorial do PET-Saúde

Autores

  • Larissa Miranda Santana
  • Lays de Araújo Ferreira
  • Anna Carolina Souza Silva
  • Gleika Souza Santana Borges
  • Bruna de Figueiredo Chahoud Bastos
  • Jamiley Dias Gomes
  • Juliana Nascimento Andrade
  • Érica Maria Granjeiro

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação Interprofissional, Gestão em Saúde, Saúde da Mulher

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência dos bolsistas do Grupo PET-Saúde, Gestão da Atenção Básica e Saúde da Família, acerca da gestão da atenção básica e educação interprofissional com foco na assistência integral à saúde da mulher. Método: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo, acerca das vivências de bolsistas PET-Saúde, Gestão da Atenção Básica e Saúde da Família, vinculados a Universidade Estadual de Feira de Santana e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, Bahia, entre agosto de 2022 a julho de 2023. As atividades de formação e extensão realizadas foram organizadas em duas etapas interconectadas: 1) Promoção da Integração ensino-serviço-comunidade e 2) Estabelecimento de estratégias de divulgação científica e inovação para atuação em saúde. Resultados: Foram realizadas atividades e produzidos materiais com foco na atenção integral à saúde da mulher. Conclusão: O programa Pet-Saúde é destaque na qualificação dos estudantes pois proporciona experiências na área da saúde, desenvolvimento de novas habilidades e expansão do conhecimento, contribuindo para a saúde pública.

Referências

Brasil. Departamento de atenção básica. Política nacional de atenção básica. Brasília, Df:Ministério Da Saúde; 2012.

Lorenzetti J, Marcellino G, Ferreira L, Elvira D, Souza R. Gestão em saúde no Brasil: diálogo com gestores públicos e privados. Texto & Contexto Enfermagem. 2014 Jan 1;23(2):417–25.

Mendes T de MC, Ferreira TL dos S, Carvalho Y de M, Silva LG da, Souza CMC de L, Andrade FB de. Contribuições e desafios da integração ensino-serviço- comunidade. Texto & Contexto Enfermagem [Internet]. 2020 [cited 2021 Jun 24];29. Available from: https://www.scielo.br/j/tce/a/KPQcPtFGXrLt4vJk76WBXrr/?lang=pt

Brasil.Portaria interministerial n. 421. Institui o programa de educação pelo trabalho para a saúde (PET Saúde) E Dá Outras Providências. 2010.

Brasil. Departamento De Ações Programáticas Estratégicas. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: Princípios e diretrizes. Brasília, Df: 2004.

Brasil.PNAISM Monitoramento e acompanhamento da política nacional de atenção integral à Saúde da mulher e do plano nacional de políticas para as mulheres PNPM [Internet]. Available from: https://catalogo.ipea.gov.br/uploads/450_4.pdf

Brasil.Programa saúde nas escolas [Internet]. Mec.gov.br. 2013 [cited 2023 Jul 11]. Available from: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14578-programa-saude-nas-escolas

Granjeiro ÉM, Musse J de O, Peixoto TM, Nunes IV, Soares IMSC, Silva ICO da, et al. Estratégias de ensino à Distância para a educação interprofissional em saúde frente á pandemia COVID-19.Revista de Divulgação Científica Sena Aires. 2020 Jul 20;9:591–602.

Prado C, Valerio Netto A, Berton L, Takahara AK. Aplicação de healthbots em língua portuguesa: revisão narrativa. J Health Inform [Internet]. 20º de dezembro de 2021 [citado 11º de julho de 2023];13(4). Disponível em: https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/901

Santos ROMD, Ramos DN, Migowski A. Barreiras na implementação das diretrizes de detecção precoce dos cânceres de mama e colo do útero no Brasil. Physis [Internet]. 2019;29(4):e290402. Available from: https://doi.org/10.1590/S0103-73312019290402

Nunes VLS, de Resende WA, Silva Cabral GV, Rodrigues Oliveira F da S, Silva RR dos S. A Importância da educação em saúde como forma de prevenção ao câncer de mama: um relato de experiência em uma Unidade Básica de Saúde de Palmas./TO. RE [Internet]. 15º de outubro de 2020 [citado 11º de julho de 2023];4(2):108-14. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/4219

Musse J, Granjeiro Érica, Peixoto T, Silva D, Almeida T, Carvalho T, Soares I, Silva I. Extensão universitária e formação em saúde: experiências de um grupo tutorial do PET-Saúde Interprofissionalidade. RBEU [Internet]. 7abr.2021 [citado 11jul.2023];12(1):103-12. Available from: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11637

Santos AB. Escuta qualificada como ferramenta de humanização do cuidado em saúde mental na Atenção Básica. APS [Internet]. 24º de julho de 2019 [citado 11º de julho de 2023];1(2):170-9. Disponível em: https://apsemrevista.org/aps/article/view/23

Martin E.P. Seligman. Learned optimism. Vintage; 2011.

Brasil.Ministério da Saúde Ministério da Educação [Internet]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/passo_a_passo_programa_saude_escola.pdf

Machado M de FAS, Monteiro EMLM, Queiroz DT, Vieira NFC, Barroso MGT. Integralidade,formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: Uma revisão conceitual.Ciência & Saúde Coletiva. 2007 Apr;12(2):335–42.

Pereira RCA, Rivera FJU, Artmann E. O trabalho multiprofissional na estratégia saúde da família:Estudo sobre modalidades de equipes. Interface - comunicação, saúde, educação [Internet]. 2013Jun 1 [cited 2022 Jun 2];17:327–40. Available from: https://www.scielo.br/j/icse/a/Ft6bq9kVPDcKvcPtR9THjYD/abstract/?lang=pt

Rossi SQ, Belo VS, Nascimento BWL, Silva J da, Fernandes PC, Silva ES da. Um novo olhar sobre a elaboração de materiais didáticos para educação em saúde. Trab educ saúde [Internet]. 2012Mar;10(1):161–76. Available from: https://doi.org/10.1590/S1981-77462012000100010

Publicado

2023-03-13

Como Citar

Santana, L. M., Ferreira, L. de A., Silva, A. C. S., Borges, G. S. S., Bastos, B. de F. C., Gomes, J. D., … Granjeiro, Érica M. (2023). Gestão e Assistência Integral à Saúde da Mulher: Experiências de um Grupo Tutorial do PET-Saúde. REVISA, 12(Esp 1), 713–723. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/82

Edição

Seção

Relato de Experiência