Formação interprofissional, territorialização e inovação na Gestão em Saúde: experiências vivenciadas no PET-Saúde
Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde, Atenção Básica, Tecnologias na saúdeResumo
Objetivo: relatar as vivências de um grupo tutorial do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), no que tange estratégias de formação interprofissional, atividades de territorialização e medidas de intervenção vinculadas à Atenção Básica em Saúde (ABS) da Secretaria Municipal de Feira de Santana-Bahia (SMS-FSA), no período de agosto de 2022 a julho de 2023. Método: Refere-se a um relato de experiência do grupo tutorial IV (Gestão da Atenção Básica e Saúde da Família). As ações foram desenvolvidas em parceria com a (SMS-FSA), com ênfase na ABS e seus programas NASF e SAD. Resultados: as atividades foram divididas em: Eixo 01. Cursos de formação continuada; Eixo 02. Diagnóstico Situacional local; Eixo 3. Criação de propostas de inovação para atuação em saúde. Conclusão: é notória a contribuição do programa para o melhor entendimento dos discentes acerca da interprofissionalidade para entendimento da gestão em saúde e dos recursos utilizados para traçar o perfil epidemiológico que guiam as atividades de prevenção e promoção à saúde
Referências
BRASIL. Lei 8080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. 1990.
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Atenção Primária e Atenção Especializada: Conheça os níveis de assistência do maior sistema público de saúde do mundo. Brasília, 2022.
PASSOS, Valéria Maria de Azevedo. Hipertensão arterial no Brasil: estimativa de prevalência a partir de estudos de base populacional. Epidemiol. Serv. Saúde: v.15 n.1 Brasília mar. 2006
BRASIL. Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Portarias Interministeriais n° 421 e n° 422. Dispõem acerca da qualificação da integração ensino-serviço-comunidade. Brasília, 2010..
CÂMARA, AMCS et al. Educação Interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores. Scielo Brasil, agosto de 2015.
LORENZETTI, Jorge et al. Gestão em Saúde no Brasil: diálogo com gestores públicos e privados. Scielo Brasil, 23 (02), abril-junho 2014.
JUSTO, Larissa Galas et al. A territorialização na Atenção Básica: um relato de experiência na formação médica. Interface, 2017; 21 (Supl. I): 1345-54.
MUSSE, Jamilly et al. Extensão universitária e formação em saúde: experiências de um grupo tutorial do PET-Saúde Interprofissionalidade. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v.12, n.1, p. 103-112, jan-abr 2021.
TELESI, E. Jr. Práticas integrativas e complementares em saúde: uma nova eficácia para o SUS. Estudos avançados. 30 (86), 2016.
FIGUEIREDO, Ana Elisa Bastos; CECCON, Roger Flores; FIGUEIREDO, José Henrique Cunha. Doenças crônicas não transmissíveis e suas implicações na vida de idosos dependentes. Ciência & Saúde Coletiva, 26(1):77-88, 2021.]
SAVASSI, L. C. M. Qualidade em serviços públicos: os desafios da atenção primária. Rev Bras Med Fam Comunidade, Florianópolis, 2012 abri-jun 7(23):69-74.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988
PINOCHET, L. H. C. Inovações e tendências aplicadas nas tecnologias de informação e comunicação na gestão da saúde. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde - RGSS Vol. 3, N. 2. julho/dezembro. 2014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Divulgação Científica Sena Aires

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.