ESTRESSE OCUPACIONAL EM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA

Autores

  • Bruna Luiza de Souza Araújo
  • Danyara Vaz Gomes
  • Viviane dos Santos Pires
  • Iel Marciano de Moraes Filho
  • Ana Lúcia Siqueira Costa

Palavras-chave:

Estresse, Docente, Ensino Superior

Resumo

 Avaliou-se o nível de estresse em docentes da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da região metropolitana de Goiânia- GO. Trata-se de uma pesquisa transversal, analítica e quantitativa, realizada entre os meses de setembro a novembro de 2017. Os dados foram coletados a partir do Questionário sociodemográfico e profissional, e através da Escala de Estresse no Trabalho (EET) após a aplicação dos instrumentos, foi confeccionado um banco de dados utilizando o software IBM SPSS Statistics 20. 49% dos colaboradores apresentaram nível alto de estresse e 51% baixo nível de estresse. As situações de maior desgaste foram a deficiência na divulgação de informações sobre as decisões organizacionais; A forma como as tarefas são distribuídas na IES; trabalhar durante muitas horas seguidas; falta de informação sobre as tarefas no trabalho; e o tipo de controle existente no trabalho. O estresse está relacionado à docência, sendo necessários programa de atenção a saúde a fim de aliviar os efeitos do estresse, e, assim, melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem nas instituições de ensino.

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Publicado

2018-03-26

Como Citar

Araújo, B. L. de S., Gomes, D. V., Pires, V. dos S., Moraes Filho, I. M. de, & Costa, A. L. S. (2018). ESTRESSE OCUPACIONAL EM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA. REVISA, 4(2), 96–104. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/792

Edição

Seção

Artigo Original