ESTRESSE OCUPACIONAL EM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA
Palavras-chave:
Estresse, Docente, Ensino SuperiorResumo
Avaliou-se o nível de estresse em docentes da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da região metropolitana de Goiânia- GO. Trata-se de uma pesquisa transversal, analítica e quantitativa, realizada entre os meses de setembro a novembro de 2017. Os dados foram coletados a partir do Questionário sociodemográfico e profissional, e através da Escala de Estresse no Trabalho (EET) após a aplicação dos instrumentos, foi confeccionado um banco de dados utilizando o software IBM SPSS Statistics 20. 49% dos colaboradores apresentaram nível alto de estresse e 51% baixo nível de estresse. As situações de maior desgaste foram a deficiência na divulgação de informações sobre as decisões organizacionais; A forma como as tarefas são distribuídas na IES; trabalhar durante muitas horas seguidas; falta de informação sobre as tarefas no trabalho; e o tipo de controle existente no trabalho. O estresse está relacionado à docência, sendo necessários programa de atenção a saúde a fim de aliviar os efeitos do estresse, e, assim, melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem nas instituições de ensino.
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