COMPLETUDE DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO DE DENGUE EM VALPARAÍSO DE GOIÁS, 2012-2015
Palavras-chave:
Sistema de informação em saúde, Vigilância epidemiológica, Dengue, SinanResumo
O objetivo do presente estudo é analisar a relação entre o processo de tomada de decisão e os dados prestados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN Online), avaliando a completude dos registros das fichas de investigação de dengue no Município de Valparaíso de Goiás nos anos de 2012-2015. Trata-se de um estudo documental, quantitativo e exploratório realizado no banco de dados SINAN Online, avaliando a proporção de preenchimento dos campos e a classificação da completitude recomendada. Observou-se uma completude que varia de 55,71% a 60,78% nos anos avaliados no estudo. Verifica-se na prática uma incompletude geral significativa, com um percentual de preenchimento abaixo do esperado. Os dados são utilizados para promover ações diretas no combate à dengue obtiveram um bom resultado de preenchimento sendo possível realizar ações diretas de combate ao vetor, como delimitar o bairro com maior índice de infestação e realizar as buscar ativas. Nota-se uma fragilidade nos campos que contém dados de suma importância que permitem a formulação e implementação de políticas públicas voltadas diretamente à população atingida.
Referências
Guia de vigilância epidemiológica / Fundação Nacional de Saúde. Brasília: Funasa. 2009; 5:1-816.
Brasil. Ministério da Saúde, Departamento de Informática do SUS, Sinan Online Manual de Operação. 2011;2.3(1):1-101.
TauilP L. Urbanização e ecologia do dengue. Cad. Saúde Pública. 2001;17:99-103.
Cadernos de Atenção Básica, Vigilância Em Saúde, Série A. Normas e Manuais Técnicos Cadernos de Atenção Básica. 2008;2(21):06-42.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Portaria MS nº 2.325/2003. Brasília: Distrito Federal; 2003.
Barreto PA, Braga ALS, Andrade M. Avaliação da completude dos registros de dengue: estudo exploratório das notificações compulsórias. Braz j nurs. 2012;11(3):47-829.
Gerência de vigilância em saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Valparaíso de Goiás, Plano de Contingência Municipal, 2014; 2:3-6.
Saraceni V, Vellozo V, Leal MC, Hartz ZMA. Estudo de confiabilidade do SINAN a partir das Campanhas para a Eliminação da Sífilis Congênita no Município do Rio de Janeiro. Rev bras epidemiol. 2005;8(4):419-24.
Sinan Online. Brasil: Departamento de Informática do SUS; 2015. Disponível em: http://sinan.saude.gov.br/sinan/login/login.jsf
Suvisa, Superintendência de Vigilância em Saúde. Acesso 08 março 2016. Disponível em: http://www.visa.goias.gov.br
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.