O PAPEL DO ENFERMEIRO NOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM MULHERES NO PERÍODO CLIMATÉRICO

THE ROLE OF NURSES IN NURSING CARE WITH WOMEN IN THE CLIMATE PERIOD

Autores

  • Daniele Barbosa da Silva Andrade1
  • Francismeire Nascimento de Araújo Lira
  • Enilde Vieira da Silva
  • Elisângela de Andrade Aoyama
  • Fabiane Coelho Farias

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Climatério, Sinais e Sintomas

Resumo

 O climatério representa um fenômeno fisiológico que decorre através do esgotamento folicular ovariano que acomete as mulheres em geral, marcando o período reprodutivo para o não reprodutivo. Neste período o enfermeiro tem papel importante tais como orientar e educar as mulheres permitindo com que as mesmas pratiquem o autocuidado melhorando seu estilo e sua qualidade de vida. O presente trabalho tem como objetivo ressaltar o cuidado prestado pelo enfermeiro e suas ações em relação as mulheres no climatério. A amostra foi realizada com 30 mulheres com a faixa etária acima de 30 anos, residentes na cidade do Gama/DF que consentiram em responder um questionário onde abordou temas relacionados a sintomatologia no período climatérico. Com base nos resultados obtidos foi possível elaborar tabelas e gráficos que constatou a importância que o enfermeiro tem de promover a concientização dessas mulheres na fase do climatério. Através desta pesquisa pode-se observar a sintomatologia das mulheres climatéricas e possibilitou identificar as ações que o enfermeiro deve traçar para educar e orienta-las de forma que possa conscientizá-las do autocuidado atendendo as necessidades individuas de cada uma.

Referências

Menopausa e Climatério: Conselhos e orientações. Disponível em:<http://www.cirurgiaendocrina.com.br/menopausa.html>. Acesso em: 20 set. 2016.

Brasil. Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa. Brasília: Ministério da Saúde; 2016.

Rocha MDHA. Do Climatério à Menopausa. Rev Cient ITPAC. 2010; 3(1): 24-7.

Silva TC, Bisognin P, Prates LA, Cremonese L, Possati A, Ressel LB. Práticas de Cuidado Realizadas por Enfermeiros às Mulheres no Climatério: uma revisão narrativa. Rev Contex & Saúde. 2016; 16(30):21-7.

Valença CN. Mulher no Climatério: desejo sexual, beleza e feminilidade. Saude soc. 2010;19(2): 273-85.

Brasil. Saúde da mulher no climatério: SAM-BEMAT. Mato Grosso, A caixa de assistência médica dos ex-empregados do banco o estado de mato grosso; 2014.

Dias BEG, Lima EC. Adaptação ao climatério e a ação da enfermeira. Rev Enferm Integrada. 2008; 1(1): 25-38.

Lopes MEL, Costa SFG, Gouveia EML, Evangelista CB, Oliveira AMM, Costa KC. Assistência a Mulher no Climatério: discurso de enfermeiras. J Nurs UFPE on line. 2013; 7(1):665-71.

Educação em saúde: papel do Enfermeiro Educador. Ago. 2010. Disponível em:<http://www.webartigos.com/artigos/educacao-em-saude-o-papel-do- enfermeiro-educador/44521/10> acesso em: 25 set. 2016.

Candella CLM, Ruggiero CM, Araya MES, Silva RV. Atuação do enfermeiro à mulher no climatério. Rev Esc Enferm USP. 1995; 29(1): 47-58.

Downloads

Publicado

2018-04-08

Como Citar

Andrade1, D. B. da S., Lira, F. N. de A., Silva, E. V. da, Aoyama, E. de A., & Farias, F. C. (2018). O PAPEL DO ENFERMEIRO NOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM MULHERES NO PERÍODO CLIMATÉRICO: THE ROLE OF NURSES IN NURSING CARE WITH WOMEN IN THE CLIMATE PERIOD. REVISA, 7(1), 18–22. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/734

Edição

Seção

Artigo Original