LEUCOPENIA E TROMBOCITOPENIA NO DIAGNÓSTICO DA DENGUE

Autores

  • Bruno Rafael Sousa Barbosa
  • Antônio Marmoro de Caldeira Júnior

Palavras-chave:

Dengue, Leucopenia, Trombocitopenia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar as alterações encontradas nos hemogramas com o binômio leucopenia, trombocitopenia e usar o valor como suporte ao diagnóstico da doença em casos que seria difícil ou impossível a realização do exame específico para dengue o NS1. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem de caráter quantitativo e qualitativo. Foram analisados 88 hemogramas de pacientes com resultado de pesquisa de antígeno NS1 positivos obtidos no Centro Clínico e Laboratório Primogênito localizado no Jardim Ingá município de Luziânia GO. Ao termino, deste estudo, concluiu-se, que os resultados demonstraram que o hemograma auxilia no diagnóstico da dengue, mas não substitui a pesquisa do antígeno NS1, para casos recentes e a pesquisa de IgM/IgG para pacientes após o período de uma semana da infecção. Além disso, a realização do hemograma após a confirmação da dengue fornece dados importantes para o acompanhamento da evolução e a cura da doença.

Referências

Portal da saúde. Disponível em: <http://www.portal.saude.gov/dengue>. Acesso em: 12 jun 2016.

Brasil. Fundação nacional de saúde. Dengue: aspectos epidemiológicos e tratamento, n°176. Brasília: Ministério da Saúde; 2002

Brasil. Dengue diagnóstico e manejo clínico adulto e criança 4° Edição. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

Laboratório Osvaldo Cruz Londrina-PR. Disponível em: <http://www.oswaldocruz-lab.com.br/_dengue_ns1.asp>. Acesso em: 11 jun, 2016.

Oliveira ECL, Pontes ERJC, Cunha RV, Froes, IB, Nascimento D. Alterações hematológicas em pacientes com dengue. Rev Soc Bras Trop. 2009; (42): 682-5.

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em saúde coordenação–geral do programa nacional do controle da dengue. Disponível em: <http://saude.gov.br/portal/arquivo/pdf/informe>. Acesso em: 01 jun, 2016.

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Poder executivo. Resolução nº466/2012. Brasília 2012. Dispõe sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos.

Ribeiro AF, Marques GR, Voltolini ML. Associação entre incidência de dengue e variáveis climáticas. Rev saúde pública. 2006; 40(4): 671-6.

Entendendo a leucopenia e suas causas. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/sinais-sintomas-e-doenças/546247/entendendo>. Acesso em: 12 jun 2016.

Houghton AR, Gray D. Symptoms and Signs in Clinical Medicine. 13a Ed. Boca Raton: CRC Press; 2010.

Lawrence PF, Bell RM, Dayton MT, Hebert JC. Essentials of General Surgery. 5a Ed. Filadélfia: Lippincott Williams & Wilkins; 2012.

Como é a policitemia vera? Disponivel em: <http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doença/547002/como+e+a+policitemia+vera.htm>. Acesso em: 18 jun, 2016.

Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Doenças Infecciosas: guia de bolso. 8ª ed. Brasília: Distrito Federal; 2010.

Downloads

Publicado

2018-05-28

Como Citar

Barbosa, B. R. S., & Caldeira Júnior, A. M. de. (2018). LEUCOPENIA E TROMBOCITOPENIA NO DIAGNÓSTICO DA DENGUE. REVISA, 7(3), 171–180. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/719

Edição

Seção

Artigo Original