Simulação realística como instrumento no processo de Ensino-aprendizagem de enfermagem

Autores

  • Iel Marciano de Moraes Filho
  • Keller Kathier Cerqueira Carneiro
  • Osmar Pereira dos Santos
  • Aline Aparecida Arantes
  • Keila Cristina Félis
  • Ihago Santos Guilherme

Palavras-chave:

Simulação, Enfermagem, Docentes de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Escolas de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: identificar na perspectiva do corpo docente a importância da Simulação Realística na formação do profissional do Enfermeiro. Método: Estudo descritivo, quanti-qualitativo, desenvolvido com docentes que utilizam o Laboratório de Habilidades, do curso de enfermagem de uma Universidade do Centro Oeste. Resultados: Participaram do estudo seis docentes enfermeiras, que atuam há menos de dez anos na instituição, com titulação em nível de mestrado, com predominância de regime de trabalho horista. A minoria possui participação em pesquisa ou pós-graduação, nenhuma está envolvida com atividade de extensão e apenas metade já participaram de discussões sobre o Projeto Pedagógico do Curso. Todas possuem experiência em atividades assistenciais. Quanto a simulação realística a maioria diz conhecer essa abordagem de ensino, e metade possui experiência, porém apenas 33% a utiliza constantemente em suas aulas. A maioria afirma que o laboratório de habilidades não é adequado para essa modalidade de ensino e que a instituição não investe o suficiente para o desenvolvimento dessas aulas. Conclusão: Quanto as vantagens relacionadas ao ensino baseado em Simulação Realística destacaram-se a relação entre a teoria e a prática, o desenvolvimento de raciocínio clínico em casos complexos e individualizados e como desvantagem falta de capacitação do professor aliada a falta de condições de trabalho.

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Publicado

2019-11-01

Como Citar

Moraes Filho, I. M. de, Carneiro, K. K. C., Santos, O. P. dos, Arantes, A. A., Félis, K. C., & Guilherme, I. S. (2019). Simulação realística como instrumento no processo de Ensino-aprendizagem de enfermagem. REVISA, 8(3), 273–284. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/658

Edição

Seção

Artigo Original