Percepção de mulheres sobre violência física no namoro entre adolescentes e jovens

Autores

Palavras-chave:

Jovens, Mulheres, Violência, Estudantes

Resumo

Objetivo: Apreender percepções de mulheres sobre episódios violentos nas relações de namoro entre adolescentes/jovens. Método: Estudo com abordagem qualitativa, para a coleta de dados utilizou-se a técnica do Desenho-Estória com Tema (DET) com estudantes adolescentes e adultos jovens do sexo feminino, nos meses de agosto a novembro de 2018. A análise dos DET categorizou a violência física por similaridade gráfica e o material textual foi processado pelo Iramuteq. Resultados: Foram conformadas três categorias: Início dos relacionamentos e não percepção da violência; Motivações que disparam a violência; e, Estratégias de Enfrentamento. Conclusões:  A violência física não é percebida no início do namoro pela existência do encantamento e beleza dos parceiros. Os elementos que desencadeiam a violência e as relações de gênero são minimizados, porém após o reconhecimento do ciclo da violência as adolescentes/jovens buscam estratégias de enfrentamento. O que aponta a necessidade de fortalecimento de apoio social e especializado, dentro de equipamento escolares, que fomentem processos de comunicação sobre a temática e ampliem o acolhimento a esse grupo. 

Biografia do Autor

Marcos Antonio de Oliveira Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor e Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); especialista em Treinamento Desportivo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); e em Bioestatística, pela Faculdade Maria Milza (FAMAM); formação em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); do Centro Universitário Nobre de Feira de Santana (UNIFAN); do Colégio Modelo Estadual Luís Eduardo Magalhães (CMLEM/NTE-19); e como membro da diretoria do Instituto Maria Quitéria (IMAQ). Desde 2006, integra a equipe do Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e Adolescência (NNEPA/UEFS), na condição de professor pesquisador. Atua junto a equipe do NNEPA nas atividades de pesquisa, desenvolvendo parcerias com outras Universidades e Instituições de pesquisa; assim como em projetos de extensão, voltados à formação de recursos humanos e articulação interinstitucional, junto aos Sistemas de Saúde, Segurança Pública, Educação, Assistência Social e Garantia de Direitos, de Feira de Santana/BA, projetos apoiados por instâncias de fomento. Possui experiência na área de Educação Física (Ensino Fundamental e Médio); docência no Ensino Superior; Projetos Esportivos interdisciplinares; Organização de Eventos Acadêmicos; atuações, assessoria e consultoria nas áreas de Atividade Física e Saúde; Esporte; Avaliação e Prescrição de Exercício Físico.

Maria Conceição Oliveira Costa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduada em medicina (UFBA/UFPA), concluiu a Residência Médica em pediatria, na Santa Casa de Misericórdia/Belém-Pará (1981-983). Iniciou a carreira profissional, como pediatra do Sistema Único de Saúde de Belém, através de concurso, pelo Ministério da Saúde. A inserção na carreira docente ocorreu na Universidade Estadual do Pará/UEPA (concurso público Estadual), como professora de pediatria no curso de medicina. Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado foram realizados na Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP/Escola Paulista de Medicina/EPM (1988-1991). No início da trajetória docente/ profissional, implementou projetos de pesquisa e extensão, através de parcerias entre UEPA, Secretaria de Saúde do Estado (Programa de Atenção ao Adolescente e a Comunidade de Emaús (sítio de implementação do CEDECA/PA), com projetos apoiados pelas Instituições Fundação MacArthur/USA e Fundação Kellogg/USA. O ingresso na Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS foi através de concurso público para universidades (1997), com inserção docente no Departamento de Saúde/DSAU, tendo contribuído para implantação e implementação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/PPGSC/DSAU, assim como, do Curso de Medicina/DSAU/UEFS. Na condição de professora Titular Pleno do DSAU/UEFS, exerce a função docente no curso de Medicina, como também de professor/pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/ PPGSC/UEFS, além de membro fundador/pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e Adolescência/NNEPA/UEFS, grupo cadastrado no CNPq. O curso de pós-doutorado no exterior Universidade de Quebec a Montreal/UQAM (2006-2007) foi apoiado pela CAPES e os projetos de intercâmbio entre equipes foram apoiados por instâncias do Brasil (FAPESB, CNPq e CAPES) e Canadá (Conselho de Pesquisa em Ciências Humanas/CRSH; Conselho Internacional de Estudos Canadenses/CALC e Agência Universitária Francofônica/AUF). Com base nas linhas de pesquisa do NNEPA/UEFS, desenvolve projetos com apoio de instâncias de fomento do país (FAPESB, MEC, MS, CAPES, CNPq, OIT), desde 1998. A atuação como professora-pesquisadora da UEFS, tem possibilitado articular com grupos de Universidades, Instituições de Pesquisa e a Rede de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, cujos projetos e atividades estão direcionados à. à infância, adolescência e juventude.

Cleuma Sueli Santos Suto, Universidade Estadual da Bahia

Enfermeira (UEFS), Doutorado e Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem (UFBA). Especialista em Obstetrícia e Saúde Pública. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII. Membro do Núcleo Docente Estruturante 2017-2024. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Cuidar em Saúde (UNEB 2024) e do Mestrado Profissional em Enfermagem (UEFS 2020). Vice-líder do Grupo de Pesquisa QUALES/UNEB, integra o grupo de pesquisa COGITARE (UEFS). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (UNEB 2021) e do Comitê Institucional de Iniciação Científica (UNEB 2024). Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da 16 DIRES (1994-2016). Pesquisadora da Teoria da Representações Sociais e das temáticas: HIV/Aids, IST, sexualidade, atenção básica e enfermagem.

Aline Moerbeck da Costa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Atualmente é acadêmica de Medicina cursando o 3 ano. Possui doutorado em Saúde e Família/ UCSAL/Universidade de Coimbra - período que foi aluna Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Possui Mestrado em Saúde e Família/Universidade Católica do Salvador (UCSAL), período em que também foi aluna Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPEB).Atualmente é Membro Pesquisador do grupo de Estudos e Pesquisas (NNEPA), do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).Também é Membro Suplente do Programa de Ações integradas em Saúde e Enfrentamento a Violência Sexual Infanto-Juvenil (PAIR), no Município de Feira de Santana.

Rita de Cássia Oliveira de Santana, Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Centro Baiano

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997). Pós-graduada em Vigilância Epidemiológica e Sanitária pela Universidade de Ribeirão Preto-São Paulo(2000); Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ENSP (2002); Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação a Distância pela Faculdade Batista de Minas Gerais (2021); Auditoria em Enfermagem pela Faculdade Batista de Minas Gerais (2022). Graduação em andamento em Licenciatura em Letras - Potuguês e Espanhol, pela Faculdade IPEMIG. Atua como docente no Centro Educacional de Educação Profissional em Saúde do Centro Baiano (CEEP), em Feira de Santana-Ba, na modalidade PROJOVEM/Médio, Médio Integrado, Subsequente/Médio. Atua como enfermeira do quadro efetivo da SESAB, no Hospital Especializado Lopes Rodrigues (HELR), na área de Saúde Mental, em Feira de Santana-Ba.

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Publicado

2025-02-09

Como Citar

Santana, M. A. de O., Costa, M. C. O., Suto, C. S. S., Souza Silva, N. C., Costa, A. M. da, & Santana, R. de C. O. de. (2025). Percepção de mulheres sobre violência física no namoro entre adolescentes e jovens. REVISA, 14(1), 1357–1368. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/607

Edição

Seção

Artigo Original