Educação permanente em saúde: promovendo equidade no atendimento a populações vulneráveis

Autores

Palavras-chave:

Educação Permanente, Populações Vulneráveis, Qualidade da Assistência à Saúde

Resumo

Objetivo: Investigar como a educação permanente em saúde pode capacitar profissionais de saúde para atender adequadamente populações vulneráveis, promovendo equidade no acesso e qualidade dos cuidados. Método: Utilizou-se uma revisão integrativa da literatura, conduzida em quatro bases de dados: Embase, Scopus, Lilacs, Medline, além do Portal Periódico da Capes. Utilizados descritores controlados, combinados com operadores booleanos (AND e OR). Inclusas publicações de janeiro de 2014 a setembro de 2024, em inglês, português e espanhol, sobre educação permanente em saúde para atendimento de populações vulneráveis. Resultados: A análise dos estudos revela que a EPS, quando bem implementada, contribui significativamente para a redução das iniquidades em saúde e para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. No entanto, é essencial superar barreiras estruturais e investir em políticas públicas robustas, práticas educacionais inovadoras e apoio institucional. Conclusão: Conclui-se que a educação permanente em saúde tem o potencial de transformar a prática profissional e promover um sistema de saúde mais justo e inclusivo, desde que seja continuamente adaptada às realidades locais e às necessidades das populações atendidas.

Biografia do Autor

Bianca Martricia Silva de Oliveira, Universidade Paulista – UNIP

Graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista - UNIP (2023). Possui especialização em: Urgência, Emergência e UTI pela Faculdade Batista de Minas Gerais (2024). 

Marli da Silva Pimentel, Universidade Federal do Tocantins

Enfermeira. Coordenadora da Hanseníase e Tuberculose do município de Palmas, servidora efetiva do Ministério da Saúde e Preceptora do curso de agentes de endemias. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde - UFT.

Tobias Saraiva dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva - Faculdades Integradas de Cruzeiro (FIC). Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência - FIC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino em Saúde na Amazônia Legal (GEPESAL/UFT). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (GEPESCol/UFT). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde/UFT.

Leydiane Conceição Pompeu, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira. Docente pela Universidade do Estado do Pará - UEPA, Especialista em Enfermagem de Urgência e Emergência pela Universidade Cândido Mendes- UCAM e especialista em Enfermagem e Saúde do Trabalhador na Universidade.

Mirian Cristina dos Santos Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Professora do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós Graduação em Ensino e Ciências em Saúde (PPGECS-UFT) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do Plano Integrado de Residências em Saúde, da Fundação Escola de Saúde Pública (FESP) de Palmas-TO, em parceria com o Centro Universitário Luterano de Palmas. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem (2017) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP); Mestre em Enfermagem pela Universidade Guarulhos (UnG) (2013). Possui Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde - GPRS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (2023), Especialização em Cuidado Pré-Natal pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2015), Especialização em Saúde da Família pela UNIFESP (2008), Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) (2008) e Especialização em Terapia Intensiva pela Universidade de Taubaté (UNITAU) (2001); Licenciatura em Enfermagem pela Faculdade de Educação da USP (1998); Graduação em Enfermagem e Obstetricia pela EE-USP (1998). Coordenadora dos Projetos de Extensão Universitária Imuniza Escola e Sexualidade Responsável. Consultora ad hoc de revistas de Enfermagem e da área da Saúde. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva GEPESCol-UFT. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino em Saúde na Amazônia Legal - GEPESAL-UFT e Membro do Grupo de Pesquisa "Estudos sobre a saúde do trabalhador de enfermagem" da EE-USP. Tem experiência na assistência na atenção primária e secundária e; na área de ensino e pesquisa em Enfermagem, nos seguintes temas: Saúde do Trabalhador da Saúde, Educação Permanente em Saúde, Saúde Coletiva com ênfase em Imunização e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

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Publicado

2025-01-24

Como Citar

Rocha, C. A. G., Bianca Martricia Silva de Oliveira, Marli da Silva Pimentel, Tobias Saraiva dos Santos, Leydiane Conceição Pompeu, & Mirian Cristina dos Santos Almeida. (2025). Educação permanente em saúde: promovendo equidade no atendimento a populações vulneráveis. REVISA, 14(1), 1276–1294. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/605

Edição

Seção

Revisão de Literatura