Educação permanente em saúde: promovendo equidade no atendimento a populações vulneráveis
Palavras-chave:
Educação Permanente, Populações Vulneráveis, Qualidade da Assistência à SaúdeResumo
Objetivo: Investigar como a educação permanente em saúde pode capacitar profissionais de saúde para atender adequadamente populações vulneráveis, promovendo equidade no acesso e qualidade dos cuidados. Método: Utilizou-se uma revisão integrativa da literatura, conduzida em quatro bases de dados: Embase, Scopus, Lilacs, Medline, além do Portal Periódico da Capes. Utilizados descritores controlados, combinados com operadores booleanos (AND e OR). Inclusas publicações de janeiro de 2014 a setembro de 2024, em inglês, português e espanhol, sobre educação permanente em saúde para atendimento de populações vulneráveis. Resultados: A análise dos estudos revela que a EPS, quando bem implementada, contribui significativamente para a redução das iniquidades em saúde e para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. No entanto, é essencial superar barreiras estruturais e investir em políticas públicas robustas, práticas educacionais inovadoras e apoio institucional. Conclusão: Conclui-se que a educação permanente em saúde tem o potencial de transformar a prática profissional e promover um sistema de saúde mais justo e inclusivo, desde que seja continuamente adaptada às realidades locais e às necessidades das populações atendidas.
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