Acompanhamento de pacientes adultos com diabetes e hipertensão em Centro Especializado: a experiência do Pet-Saúde Interprofissionalidade

Autores

  • Jamilly de Oliveira Musse
  • Igor Vasconcellos Nunes
  • Raquel de Carvalho Santos
  • Yalle Oliveira Dias
  • Thais Moreira Peixoto
  • Evani Cerqueira Santos Pereira
  • Andreia Santos de Jesus Silva
  • Erica Maria Granjeiro

Palavras-chave:

Prática profissional, Diagnóstico situacional, Gestão em saúde, Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência do PET-Saúde Interprofissionalidade, no acompanhamento de pacientes adultos, com Diabetes e Hipertensão (HAS), de um Centro de Referência, do município de Feira de Santana (BA). Método: Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido no Centro Especializado de Atenção ao Diabético e Hipertensos (CADH), de abril a novembro de 2019, por bolsistas, preceptores e tutores, integrantes de um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Estadual de Feira de Santana, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Os dados do diagnóstico situacional, coletados através da observação do serviço e conversa com a equipe, embasaram o planejamento atividades educativas, direcionadas à prevenção da diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Resultados: O serviço possui 3000 pacientes cadastrados, a maioria adultos, apenas 18 adolescentes, sendo 60% do sexo feminino. As ações educativas realizadas proporcionaram a socialização dos conhecimentos e troca de experiências, entre equipe e usuários, contribuindo para melhoria da qualidade de vida desses pacientes. Conclusão: Com a experiência vivenciada no diagnóstico situacional, percebeu-se a importância deste centro para pacientes e familiares, a necessidade de trabalhar a interdisciplinaridade com os profissionais do serviço e a importância da regularidade das atividades educativas, fortalecendo a prevenção de doenças cardiovasculares, endócrinas e a HAS.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à

Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Sousa NA et al. Fatores de risco e complicações em Diabéticos/Hipertensos cadastrados no Hiperdia. Sanare, Sobral - v.18 n.01, p.31-39, Jan./Jun. – 2019.

Sarno F, Bittencourt CAG, Oliveira SA. Perfil de pacientes com hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus de unidades de Atenção Primaria à Saúde. Einstein 2020; 18:1-6. Doi: 10.31744/einstein_journal/2020AO4483.

Silva CSSL, Koopmans FF, Daher DV. O Diagnóstico Situacional como ferramenta para o planejamento de ações na Atenção Primária a Saúde. Revista PróUniverSUS. 2016 Jan./Jun.; 07 (2): 30-33

Ribeiro LCC et al. O diagnóstico administrativo e situacional como instrumento para o planejamento de ações na estratégia saúde da família. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 13, n. 3, p. 448-452, 2008.

Fazenda ICA. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus; 1994

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial 421 de 03 de Março de 2010. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET SAÚDE e dá outras providências. Brasília, 2010.

Fonseca GS, Rodrigues AAAO. O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) como indutor de inovações pedagógicas: a experiência do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. Revista da ABENO, v.11 n.2, p.19-26. 2011.

Sacks Frank M., Svetkey Laura P., Vollmer William M., Appel Lawrence J., Bray George A., Harsha David et al. Effects on blood pressure of reduced dietary sodium and the Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH) diet. DASH–Sodium Collaborative. Research Group. The New England Journal of Medicine 2001; 344: 3–10.

Santos AFS, Vitor AH, Calheiros TRSP, Carnaúba RRO, Peixoto VRS, Mesquita SF. Action for the prevention and control of hypertension and diabetes in the community: nursing benefits. Rev Enferm UFPI, 2019 Oct-Dec;8(4):95-8.

Kalichman AO, Ayres JRCM. Integralidade e tecnologias de atenção à saúde: uma narrativa sobre contribuições conceituais à construção do princípio da integralidade no SUS. Cad Saúde Pública. 2016;32(8):1-13.

Hamida HB et al. Avaliação da função renal em hipertensos e diabéticos da UBSF Praeiro em Cuiabá-MT. Coorte, 2019; 9: 7-14.

Corgozinho MLMV et al. Educação em diabetes e mudanças nos hábitos de vida. Research, Society and Development 2020; 9(3): 5-20.

Cazarini RP et al. Adesão a um grupo educativo de pessoas portadoras de diabetes mellitus: porcentagem e causas. Medicina (Ribeirão Preto online) 2002; 35(2): 142-150.

Publicado

2020-05-25

Como Citar

Musse, J. de O., Nunes, I. V., Santos, R. de C., Dias, Y. O., Peixoto, T. M., Pereira, E. C. S., … Granjeiro, E. M. (2020). Acompanhamento de pacientes adultos com diabetes e hipertensão em Centro Especializado: a experiência do Pet-Saúde Interprofissionalidade. REVISA, 9(2), 304–312. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/600

Edição

Seção

Relato de Experiência