A importância do trabalho de conclusão de curso e sua influência no estado de saúde: percepções de acadêmicos de enfermagem

Autores

  • Rogério Carvalho de Figueredo
  • Werik Matos Ferreira
  • Edna Telles de Brito Silva
  • Rafael Souza Silva
  • Leidiany Souza Silva

Palavras-chave:

Estresse, Enfermagem em saúde mental, Trabalho de conclusão de curso

Resumo

Objetivo: Identificar a percepção de estudantes de enfermagem sobre o processo de elaboração de trabalho de conclusão de curso e sua relação com seu estado de saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva e quanti-qualitativa, que utilizou um questionário com questões objetivas e discursivas. Os dados da pesquisa foram organizados em planilhas utilizando do software excel© e analisados com base em estatística simples representadas por percentis e análise de conteúdo. Resultados: Há percepções negativas e positivas equilibradas sobre o TCC, sendo que a grande parte julga como importante, mas de forma parcial. A atividade é considerada fator causador de estresse, podendo ser necessário apoio profissional, que poucos procuram. A maioria afirmou não fazer uso de medicamentos, porém 93% recorrem ao consumo de drogas lícitas. Conclusão: Os discentes acreditam que a atividade não deve ser considerada como base de avaliação de aprendizagem ao final do curso. Há uma compreensão deficiente sobre a pesquisa durante a formação profissional.

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Publicado

2020-05-23

Como Citar

Figueredo, R. C. de, Ferreira, W. M., Silva, E. T. de B., Silva, R. S., & Silva, L. S. (2020). A importância do trabalho de conclusão de curso e sua influência no estado de saúde: percepções de acadêmicos de enfermagem. REVISA, 9(2), 271–281. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/596

Edição

Seção

Artigo Original