Sepse e choque séptico: compreensão de enfermeiros de um hospital escola de grande porte

Autores

  • Iel Marciano de Moraes Filho
  • Jéssica Caroline Costa Lima
  • Thaynnara Nascimento dos Santos
  • Carliane Sousa Silva
  • Lorena Morena Rosa Melchior
  • Thais Vilela de Sousa

Palavras-chave:

Sepse, Choque séptico, Conhecimento, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar a compreensão dos enfermeiros de um hospital escola de grande porte de uma capital brasileira a respeito da sepse e choque séptico. Método: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido em um hospital escola, público e de grande porte de uma capital brasileira. A coleta de dados ocorreu no período de julho a agosto de 2017 por meio de entrevistas com 47 enfermeiros com roteiro semiestruturado, abrangendo questões sobre definição, classificação de sepse, manifestação clínica, tratamento e recomendações e análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Analisando as três grandes categorias de conteúdo, compreensão dos enfermeiros sobre a definição de sepse, compreensão sobre os sinais e sintomas e compreensão sobre o diagnóstico, na pesquisa em questão foi possível identificar que os enfermeiros possuem uma compreensão razoável quanto a sepse. Considerações Finais: Ficou evidenciado que os participantes tiveram uma visão geral adequada, porém rasa. Aponta-se algumas fragilidades relacionadas a formação acadêmica e o papel das instituições nessa questão.

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Publicado

2020-05-10

Como Citar

Moraes Filho, I. M. de, Lima, J. C. C., Santos, T. N. dos, Silva, C. S., Melchior, L. M. R., & Sousa, T. V. de. (2020). Sepse e choque séptico: compreensão de enfermeiros de um hospital escola de grande porte. REVISA, 9(2), 254–261. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/594

Edição

Seção

Artigo Original