Formas de manejo não farmacológicas da ansiedade e depressão entre estudantes da área da saúde
Palavras-chave:
Ansiedade, Depressão, Estudantes de Ciências da Saúde, TerapêuticaResumo
Objetivo: Investigar a literatura acerca de estratégias não farmacológicas de manejo da ansiedade e depressão entre estudantes da área da saúde, identificando métodos eficazes que promovam qualidade de vida. Método: Esta revisão de escopo seguiu a estrutura metodológica PRISMA-ScR. Primeiramente foi elaborada a pergunta de pesquisa, seguindo o modelo Paciente (P), Contexto (C), Conceito (C) (PCC). Em seguida, realizou-se a busca dos artigos, utilizando termos de busca do DeCS/MesH, combinados com operadores booleanos, nas bases científicas PubMed, Embase, Scielo e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Os estudos resultantes foram importados para o software de gerenciamento de referências Rayyan. Depois, dois revisores independentes selecionaram os artigos, seguindo critérios de inclusão e exclusão, e esses foram organizados em tabelas. Resultados: Ao todo 19 artigos estavam alinhados aos objetivos desta pesquisa, destacando-se ensaios clínicos randomizados (57,89%) e estudos observacionais (15,79%). Do total, 4 artigos deram enfoque em fatores de risco e prevalência de sintomas, enquanto os outros 15 abordaram manejos e suas repercussões. Conclusões. Os resultados encontrados por esta revisão indicam uma tendência crescente de integrar práticas baseadas em evidências, focadas no bem estar e na redução do estresse.
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