Formas de manejo não farmacológicas da ansiedade e depressão entre estudantes da área da saúde

Autores

Palavras-chave:

Ansiedade, Depressão, Estudantes de Ciências da Saúde, Terapêutica

Resumo

Objetivo: Investigar a literatura acerca de estratégias não farmacológicas de manejo da ansiedade e depressão entre estudantes da área da saúde, identificando métodos eficazes que promovam qualidade de vida. Método: Esta revisão de escopo seguiu a estrutura metodológica PRISMA-ScR. Primeiramente foi elaborada a pergunta de pesquisa, seguindo o modelo Paciente (P), Contexto (C), Conceito (C) (PCC). Em seguida, realizou-se a busca dos artigos, utilizando termos de busca do DeCS/MesH, combinados com operadores booleanos, nas bases científicas PubMed, Embase, Scielo e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Os estudos resultantes foram importados para o software de gerenciamento de referências Rayyan. Depois, dois revisores independentes selecionaram os artigos, seguindo critérios de inclusão e exclusão, e esses foram organizados em tabelas. Resultados: Ao todo 19 artigos estavam alinhados aos objetivos desta pesquisa, destacando-se ensaios clínicos randomizados (57,89%) e estudos observacionais (15,79%). Do total, 4 artigos deram enfoque em fatores de risco e prevalência de sintomas, enquanto os outros 15 abordaram manejos e suas repercussões. Conclusões. Os resultados encontrados por esta revisão indicam uma tendência crescente de integrar práticas baseadas em evidências, focadas no bem estar e na redução do estresse. 

Referências

Castillo ARG, et al. Transtornos de ansiedade. Rev Bras Psiquiatr. 2000;22(suppl 2):20-23. DOI: 10.1590/S1516-44462000000600006.

Alves BO. Depressão | Biblioteca Virtual em Saúde MS. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/depressao-4/. Acesso em: 12 dez. 2024.

Santos et al. Prevalência de sintomas ansiosos e depressivos em universitários da área da saúde. Enferm Foco (Brasília). 2021; p. 780-786. DOI: 10.21675/2357-707X.2021.v12.n4.4595.

Mason A, et al. Understanding Aotearoa New Zealand university students' intentions to seek help if experiencing mental distress: A comparison of naturalistic and interventional findings. Int J Environ Res Public Health. 2022;19(23):15836. DOI:10.3390/ijerph192315836.

Perotta B, et al. Sleepiness, sleep deprivation, quality of life, mental symptoms and perception of academic environment in medical students. BMC Med Educ. 2021;21(1):1-9. DOI:10.1186/s12909-021-02910-w.

Potts LC, et al. Anti-stigma training and positive changes in mental illness stigma outcomes in medical students in ten countries: a mediation analysis on pathways via empathy development and anxiety reduction. Soc Psychiatry Psychiatr Epidemiol. 2022;57(9):1861-1873. DOI:10.1007/s00127-022-02153-3.

Ekbäck E, et al. Training for Awareness, Resilience and Action (TARA) for medical students: a single-arm mixed methods feasibility study to evaluate TARA as an indicated intervention to prevent mental disorders and stress-related symptoms. BMC Med Educ. 2022;22(1):1-10. DOI:10.1186/s12909-022-03374-w.

Abbott EF, et al. Comparison of dyad versus individual simulation-based training on stress, anxiety, cognitive load, and performance: a randomized controlled trial. BMC Med Educ. 2021;21(1):1-9. DOI:10.1186/s12909-021-02931-7.

Bahar A, Kocacal E, Maras G. Impact of the peer education model on nursing students' anxiety and psychomotor skill performance: A quasi-experimental study. Niger J Clin Pract. 2022;25(5):677. DOI:10.4103/njcp.njcp_1116_20.

Lee EC, et al. Yoga as an adjunct activity for medical students learning anatomy. BMC Med Educ. 2022;22(1):1-8. DOI:10.1186/s12909-022-03263-2.

Usichenko T, et al. Auricular stimulation vs. expressive writing for exam anxiety in medical students – A randomized crossover investigation. PLoS ONE. 2020;15(8):e0238307. DOI:10.1371/journal.pone.0238307.

Mosavi N, et al. Effects of auricular acupressure on test anxiety in medical students: a randomized parallel-group trial. BMC Med Educ. 2023;23(1):1-8. DOI:10.1186/s12909-023-04313-w.

Son HK, So WY, Kim M. Effects of Aromatherapy Combined with Music Therapy on Anxiety, Stress, and Fundamental Nursing Skills in Nursing Students: A Randomized Controlled Trial. Int J Environ Res Public Health. 2019;16(21):4261. DOI:10.3390/ijerph16214261.

Damião Neto A, et al. Effects of a Required Large-Group Mindfulness Meditation Course on First-Year Medical Students' Mental Health and Quality of Life: a Randomized Controlled Trial. J Gen Intern Med. 2019;35(3):739-746. DOI:10.1007/s11606-019-04859-4.

Alzahrani AM, et al. The effectiveness of mindfulness training in improving medical students' stress, depression, and anxiety. PLoS ONE. 2023;18(10):e0293539. DOI:10.1371/journal.pone.0293539.

Fazia T, et al. Improving stress management, anxiety, and mental well-being in medical students through an online Mindfulness-Based Intervention: a randomized study. Sci Rep. 2023;13(1):8584. DOI:10.1038/s41598-023-33809-3.

Beneton ER, Schmitt M, Andretta I. Sintomas de depressão, ansiedade e estresse e uso de drogas em universitários da área da saúde. Rev. SPAGESP [Internet]. 2021 Jun; 22( 1 ): 145-159. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702021000100011&lng=pt. Acesso em: 12 dez. 2024.

Zhang Y, et al. Randomized trial estimating effects of hypnosis versus progressive muscle relaxation on medical students' test anxiety and attentional bias. World J Psychiatry. 2022;12(6):801-813. DOI:10.5498/wjp.v12.i6.801.

Rojas B, et al. A compassion-based program to reduce psychological distress in medical students: A pilot randomized clinical trial. PLoS ONE. 2023;18(6):e0287388. DOI:10.1371/journal.pone.0287388.

Guo F, et al. A novel model to predict mental distress among medical graduate students in China. BMC Psychiatry. 2021;21(1):569. DOI:10.1186/s12888-021-03406-9.

Faure T, et al. Test-reduced teaching for stimulation of intrinsic motivation (TRUST): a randomized controlled intervention study. BMC Med Educ. 2024;24(1):718. DOI:10.1186/s12909-024-04369-1.

Publicado

2025-01-24

Como Citar

Dias Cordeiro Carvalho Paes, B., Bernardo de Novaes, F., Albino da Silva Neto, J., Martins de Oliveira, K., Teixeira Cavalcante Pacheco, L., Veiga Montenegro de Oliveira , C., … Rafael de Souza e Silva, H. (2025). Formas de manejo não farmacológicas da ansiedade e depressão entre estudantes da área da saúde. REVISA, 14(1), 1262–1275. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/580

Edição

Seção

Revisão de Literatura