Metodologias ativas de ensino em Odontologia Legal

Autores

  • Jamilly de Oliveira Musse
  • Jeidson Antônio Morais Marques
  • Ariella Karla de Oliveira Covas
  • Matheus da Silva Ribeiro
  • Gardenia Carvalho Santos Fernandes

Palavras-chave:

Odontologia Forense, Odontologia, Educação Superior

Resumo

Objetivo: apresentar as atividades práticas da Disciplina de Deontologia e Odontologia Legal I, do Curso de Odontologia, de uma instituição de ensino superior da bahia, além de discutir a importância da incorporação de metodologias ativas, no processo de ensino-aprendizagem em Odontologia Legal. Método: Trata-se de um relato de experiência que descreve as atividades realizadas à cada semestre letivo, há três anos, desde 2017, com a simulação de processos civil, criminal, trabalhista, administrativo, ético e auditoria, envolvendo cirurgiões-dentistas e profissões auxiliares, além da elaboração de prontuário odontológico e documentos, comumente redigidos no atendimento odontológico e confecção de material para publicidade e propaganda. Resultados: Cerca de 300 alunos estiveram envolvidos nas atividades, sob supervisão de dois docentes, totalizando 36 encenações, 144 documentos elaborados, 36 propostas de prontuários e confecção de 72 materiais de publicidade e propaganda.  Conclusão: A aplicação prática das estratégias referidas permitiram aos estudantes assumirem o protagonismo do processo ensino-aprendizagem, consolidando melhor os conhecimentos, despertando o interesse dos alunos pelas temáticas e, consequentemente, pela área de Odontologia Legal.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Musse, J. de O., Marques, J. A. M., Covas, A. K. de O., Ribeiro, M. da S., & Fernandes, G. C. S. (2020). Metodologias ativas de ensino em Odontologia Legal. REVISA, 9(3), 524–528. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/575

Edição

Seção

Relato de Experiência