Estratégias de ensino à distância para a educação interprofissional em Saúde frente à pandemia COVID-19
Palavras-chave:
Pandemia, Coronavírus, Tecnologia de InformaçãoResumo
Objetivo: Relatar as experiências de trabalho remoto e EaD de um grupo do PET-Saúde Interprofissionalidade na pandemia. Método: Trata-se de um relato de experiência das atividades realizadas por um grupo do PET-Saúde, vinculado a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e ao Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH), de março a junho de 2020. As atividades presenciais na UEFS e no CADH foram substituídas por atividades remotas e EaD. A metodologia utilizada envolveu a incorporação de ferramentas virtuais em: 1) Seminários e cursos EaD; 2) Estabelecimento de estratégias de inovação para atuação em saúde; 3) Construção de materiais de Educação em Saúde. Resultados: As ferramentas educacionais virtuais permitiram a realização de um trabalho inovador, focado na formação inicial e continuada de alunos, professores e profissionais de saúde. Mudanças no fluxo dos pacientes, produção de cartilha e artigos também foram atividades desenvolvidas. Conclusão: O uso de plataformas virtuais e EaD favoreceram o planejamento de ações, proporcionando ganho de conhecimento individual e coletivo, permitindo alterações no serviço, orientação dos pacientes e produção científica
Referências
Cespedes MS, Souza JCP. Coronavirus: a clinical update of Covid-19. Rev. Assoc. Med. Bras. 2020; 66 ( 2 ): 116-123. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9282.66.2.116 .
Lima DLF, Dias AA, Rabelo RS, Cruz ID, Costa SC, Nigri FMN. COVID-19 no estado do Ceará, Brasil: comportamentos e crenças na chegada da pandemia. Ciênc. saúde coletiva. 2020; 25 ( 5 ): 1575-1586. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020255.07192020
Rankbr. CoronaVírus: a pandemia no Brasil. [Internet]. 2020 [cited Jun 18, 2020]. Available from: https://www.rankbr.com.br/.
Ministério da Educação (BR). Portaria no 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020 [cited Jun 18, 2020]. Available from: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 .
Instituto SEMESP. Estudo/Efeitos da pandemia na educação superior brasileira. [cited Jun 18, 2020]. Available from: https://www.semesp.org.br/pesquisas/estudo-efeitos-da-pandemia-na-educacao-superior-brasileira/
Carvalho MS, Lima LD, Coeli CM. Ciência em tempos de pandemia. Cad. Saúde Pública. 2020; 36( 4 ): e00055520. doi: https://doi.org/10.1590/0102-311x00055520
Almeida RGS, Teston EF, Medeiros AA. A interface entre o PET-Saúde/Interprofissionalidade e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Saúde debate. 2019; 43 (1): 97-105. Doi: https://doi.org/10.1590/0103-11042019s108
Peduzzi M, Agreli HLF, Silva JAlM, Souza HS. Trabalho em equipe: uma revisita ao conceito e a seus desdobramentos no trabalho interprofissional. Trab. educ. saúde 2020;18 (1): e0024678. doi: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00246
Ministério da Educação (BR). Medida provisória no 934, de 1 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. [cited Jun 18, 2020]. Available from: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/medpro/2020/medidaprovisoria-934-1-abril-2020-789920-norma-pe.html#:~:text=MEDIDA%20PROVIS%C3%93RIA%20N%C2%BA%20934%2C%20DE,6%20de%20fevereiro%20de%202020 .
Castaman Ana Sara, Rodrigues Ricardo Antônio. Eduacação a Diatância na crise COVID -19: um relato de experiência. Research, Society and Development 2020; 9(6): 1-26.
The World Bank, 2020. Políticas Educacionais na Pandemia da COVID-19: o que o Brasil pode Aprender com o Resto do Mundo? Eduacação a Distância na crise COVID -19: um relato de experiência. 2020[cited Jun 18, 2020]. Available from: https://www.worldbank.org/pt/country/brazil/publication/brazil-education-policy-covid-19-coronavirus-pandemic .
Ministério da Saúde (BR). Edital nº 10, 23 de julho 2018 seleção para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde/Interprofissionalidade - 2018/2019. Diário Oficial União. Brasília, Distrito Federal, 24 Jul 2018.
Nunes IV, Santos RC, Dias YO, Peixoto TM, Pereira ECS, Silva ASJ, Granjeiro EM, Musse JO. Acompanhamento de pacientes adultos com diabetes e hipertensão em Centro Especializado: a experiência do Pet-Saúde Interprofissionalidade. REVISA. 2020; 9(1): 304-12. doi: https://doi.org/10.36239/revisa.v9.n2.p304a312
Bezerra IMP. State of the art of nursing education and the challenges to use remote technologies in the time of corona virus pandemic. Rev. Bras. Crescimento desenvolv. Hum 2020; 30(1): 141-147. doi: https://doi.org/10.7322/jhgd.v30.10087
Souza RMP. Nova formação em saúde pública: aprendizado coletivo e lições compartilhadas na RedEscola. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2019.
Sandhu P, Wolf M. The impact of COVID-19 on the undergraduate medical curriculum. Med Educ Online; 25(1): 1764740, 2020. doi: https://doi.org/10.1080/10872981.2020.1764740
Granjeiro ÉM. Research-based teaching-learning method: a strategy to motivate and engage students in human physiology classes. Advances in Physiology Education. 2019; 43: 553-556.doi: https://doi.org/10.1152/advan.00034.2019
Granjeiro ÈM. Teaching of Physiology through Research: an Innovative Didactic Approach Favoring Participatory Educational Process. The Faseb Journal, USA [Internet]. 2019b. [cited May 05, 2020]. Avaliable from: https://www.fasebj.org/doi/abs/10.1096/fasebj.2019.33.1_supplement.598.16
Moszkowick D, Duboc H, Dubertret C, Roux D, Bretagnol F. Daily medica education for confined students during COVID-19 pandemic: a simple videoconference solution. Clin Anat. 2020; 1-2. doi: https://doi.org/10.1002/ca.23601
Daudt L. Ferramentas do google sala de aula que vão incrementar sua aula. [cited Jun 18]. Available from:: https://www.qinetwork.com.br/6-ferramentas-do-google-salade-aula-que-vao-incrementar-sua-aula/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.