COVID-19: A importância da pesquisa científica
Palavras-chave:
COVID -19, Pesquisa científicaResumo
Desde dezembro de 2019, todas as nações vêm sofrendo, em maior ou menor grau, impactos da pandemia da COVID-19. O crescimento epidêmico e geométrico do número de casos de uma pneumonia causada por um novo vírus que começou a infectar humanos em Wuhan na China causou preocupação à Organização Mundial da Saúde e às autoridades sanitárias chinesas.1 Essa infecção rapidamente se disseminou pela própria China e para outros países, e em 30 de janeiro de 2020, a COVID-19 foi declarada como emergência de saúde pública de importância internacional.
Referências
Wang D, Hu B, Hu C, Zhu F, Liu X, Zhang J, et al. Clinical characteristics of 138 hospitalized patients with 2019 novel coronavirus-infected pneumonia in Wuhan, China. JAMA. 2020;323(11):1061-69.
Doi: https://doi.org/10.1001/jama.2020.1585 .
Lai CC, Shih T-P, Ko W-C, Tang H-J, Hsueh P-R. Severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2) and coronavirus disease-2019 (COVID-19): the epidemic and the challenges. J Antimicrob Agents. 2020;55(3):e105924. Doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijantimicag.2020.105924 .
Tavares CQ. Dimensões do cuidado na perspectiva da espiritualidade durante a pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19). J Health NPEPS. 2020; 5(1):1-4. Doi: http://dx.doi.org/10.30681/252610104517
Adhikari SP, Meng S, Wu Y-J, Mao Y-P, Ye R-X, Wang Q-Z, et al. Epidemiology, causes, clinical manifestation and diagnosis, prevetion and control of coronavirus disease (COVID-19) during the early outbreak period: a scoping review. Infect Dis Poverty. 2020;9(29):2-12. Doi: https://doi.org/10.1186/s40249-020-00646-x .
Zhou P, Yang X-L, Wang X-G, Hu B, Zhang L, Zhang W, et al. A pneumonia outbreak associated with a new coronavirus of probable bat origin. Nature. 2020; 579:270-3. Doi: https://doi.org/10.1038/s41586-020-2012-7.
Rodrigues-Morales AJ, Cardona-Ospina JA, Gutiérrez-Ocampo E, Villamizar-Penã R, Holguin-Rivera Y, Escalera-Antezana JP, et al. Clinical, laboratory and imaging features of COVID-19: a systematic review and meta-analysis. Trop Med Infect Dis.2020; e101623. Doi: https://doi.org/10.1016/j.tmaid.2020.101623 .
Sociedade Brasileira de Infectologia. Informativo da sociedade brasileira de infectologia: primeiro caso confirmado de doença pelo novo coronavírus (COVID-2019) no Brasil – 26/02/2020 [Internet]. São Paulo; 2020 [cited 2020 abr 30]. Disponível em: https://www.infectologia.org.br/admin/zcloud/principal/2020/03/Informativo-CoV-26-02-2020.pdf .
Lipsitch M, Swerdlow DL, Finelli L. Defining the epidemiology of Covid-19 – studies needed. N Engl J Med. 2020;382(13):1194-95. Doi: http://dx.doi.org/10.1056/NEJMp2002125
Ahn DG, Shin H-J, Kim M-H, Lee S, Kim H-S, Myoung J, et al. Current status of epidemiology, diagnosis, therapeutics, and vaccines for novel coronavirus disease 2019 (COVID-19). J Microbiol Biotechnol. 2020;30(3):313-24. Doi: https://doi.org/10.4014/jmb.2003.03011.
Moraes-Filho IM, Carvalho-Filha FSS, Almeida RJ, Guilherme IS. O currículo no ensino superior: adequações necessárias para o despertar dos egressos. Rev. Cient. Sena Aires. 2017; 6(1):1-2. Disponível em: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/270/155
Palácio MA, Takenami I. Em tempos de pandemia pela COVID-19: o desafio para a educação em saúde. Vigil Sanit Debate. 2020;8(2):10-15. Doi: https://doi.org/10.22239/2317-269x.01530
Oliveira HV, Souza FS. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação:reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de Conjuntura (BOCA). 2020;2(5):15-24. Doi: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3753654
Silva RM, Moraes-Filho IM, Valóta IAC, Saura APNS, Costa ALS, Sousa TV, Carvalho-Filha FSS, Carvalho CR. Nível de tolerância nas relações de amizade em profissionais de saúde durante a pandemia da COVID-19. REVISA. 2020; 9(Esp.1): 631-45. Doi: https://doi.org/10.36239/revisa.v9.nEsp1.p631a645
Gomes VTS, Rodrigues RO, Gomes RNS, Gomes MS, Viana LVM, Silva FS. Pandemia da Covid-19: Repercussões do Ensino Remoto na Formação Médica. Rev. bras. educ. med.2020; 44 (4): e114. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200258
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.