Mapas mentais e cartilhas no ensino remoto emergencial: uma proposta educacional inovadora frente à pandemia da Covid-19

Autores

  • Rejane Nunes Lopes de Oliveira
  • Gesline Fernandes de Almeida
  • Juliana Nascimento Andrade
  • Erica Maria Granjeiro

Palavras-chave:

Formação docente, Tutoriais virtuais, Tecnologias digitais da informação e comunicação

Resumo

Objetivo: Na perspectiva da formação continuada de professores universitários, o presente trabalho visa discutir os resultados obtidos através da aplicação de um tutorial virtual, com vistas à inovação da prática pedagógica docente. Método: Trata-se de um relato de experiência envolvendo a utilização de mapas mentais e cartilhas educativas em ambientes virtuais, no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), na Universidade Pública na Bahia. Resultados: Para tanto, por meio de trabalho colaborativo, foram realizadas atividades síncronas e assíncronas. Dois ambientes de aprendizagem foram utilizados, Google Classroom e Meet. Diferentes possibilidades para utilização dos mapas mentais e das cartilhas educativas foram apresentadas, considerando estudos anteriores da equipe proponente. Ademais, foram discutidas possibilidades para uso destas ferramentas didáticas durante o ERE. A atividade de capacitação docente envolveu doze professores universitários, os quais foram estimulados a inovarem as suas práticas pedagógicas, por meio da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Conclusão: Diante da capacitação, os participantes atuaram como sujeitos reflexivos e ativos na vivência do processo de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais. O tutorial, por meio de um processo educativo participativo, proporcionou ações de trabalho em equipe, com foco na inovação da prática pedagógica docente e na melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

Oliveira, R. N. L. de, Almeida, G. F. de, Andrade, J. N., & Granjeiro, E. M. (2024). Mapas mentais e cartilhas no ensino remoto emergencial: uma proposta educacional inovadora frente à pandemia da Covid-19. REVISA, 13(Esp1), 232–241. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/5

Edição

Seção

Relato de Experiência