Gênero, Masculinidades e Saúde de Homens: desenvolvimento de uma disciplina curricular no curso de graduação em Enfermagem

Autores

  • Anderson Reis de Sousa
  • Michelle Teixeira Oliveira
  • Jamille Campos Oliveira
  • Maria Carolina Oliveira Reis
  • Misael Silva Ferreira Costa
  • Daniella Carvalho Gomes de Cerqueira
  • Minéia Araujo Carneiro Bastos

Palavras-chave:

Homens, Saúde do Homem, Gênero e Saúde;, Masculinidades, Enfermagem

Resumo

1. Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem. Salvador, Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8534-1960  

 

2. Faculdade Nobre de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

https://orcid.org/0000-0003-3333-955

 

3. Faculdade Nobre de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.  https://orcid.org/000000207467848

 

4. Faculdade Nobre de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.  https://orcid.org/0000-0003-2366-7310

 

5. Faculdade Nobre de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8042-2489

 

6. Faculdade de Tecnologia e Ciências. Feira de Santana, Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4807-4917

 

7. Faculdade Nobre de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3600-8904

 

Objetivo: descrever o desenvolvimento de uma disciplina curricular no curso de graduação em Enfermagem na área de gênero, masculinidades e saúde de homens. Método: Estudo descritivo, qualitativo, oriundo de atividade curricular docente no curso de graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior de um município da Bahia, Brasil, entre os anos de 2014 a 2020. Foram consultadas fontes de dados institucionais, registros imagéticos, atividades de ensino-aprendizagem produzidos no componente e relatos de docentes. Os dados apreendidos foram tematizados a partir da análise de conteúdo proposta por e interpretada à luz do referencial de masculinidade na perspectiva de Raewyn Connell. Resultados: O desenvolvimento do componente curricular foi advindo de diálogos acadêmicos em consonância com a instituição de ensino, sob a convergência com as demandas e necessidades discentes e para a formação em Enfermagem. Buscou-se atender as iniciativas de fortalecimento da implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem do Ministério da Saúde brasileiro, tais quais dos indicadores epidemiológicos e da formação em Enfermagem sob a ótica relacional de gênero e das masculinidades na produção do cuidado à saúde direcionado ao público masculino.  Conclusão: O desenvolvimento do componente curricular oportunizou a ampliação e o fortalecimento da formação qualificada de Enfermagem, a contribuição para a superação da invisibilidade do público masculino nas ações e na atenção em saúde, promoveu a integração ensino e serviço a partir da extensão acadêmica e fomentou a produção científica direcionada para a Enfermagem na saúde de homens.

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Publicado

2021-01-18

Como Citar

Sousa, A. R. de, Oliveira, M. T., Oliveira, J. C., Reis, M. C. O., Costa, M. S. F., Cerqueira, D. C. G. de, & Bastos, M. A. C. (2021). Gênero, Masculinidades e Saúde de Homens: desenvolvimento de uma disciplina curricular no curso de graduação em Enfermagem. REVISA, 10(1), 94–108. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/484

Edição

Seção

Artigo Original