Capacitação técnica e atuação prática do docente frente à simulação realística: estudo de escopo
Palavras-chave:
Ensino, Enfermagem, Simulação de Paciente, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Treinamento por SimulaçãoResumo
Objetivo: avaliar a capacitação técnica e atuação prática, bem como as dificuldades e desafios dos docentes frente à metodologia da simulação realística. Método: Esta revisão foi elaborada de acordo com metodologia de um scoping review (análise de escopo). A pergunta principal a ser respondida foi: “Tem sido estudada e mensurada a capacitação dos docentes do curso de graduação em Enfermagem, diante da aplicação de práticas na metodologia de Simulação Realística?”. Resultados: Dentre os artigos avaliados, seis foram escolhidos, e as principais barreiras percebidas, nos estudos, foram as organizacionais, como falta de recursos financeiros e de infraestrutura tecnológica para o aprimoramento dos docentes, além de outros aspectos, como falta de informações sobre a importância da prática baseada em evidências, educação continuada para os professores e falta de tempo no cotidiano do trabalho para treinamentos institucionais. Conclusão: Há poucas evidências científicas nacionais que determinem necessidade da capacitação técnica e atuação prática, bem como as que evidenciam as dificuldades e desafios dos docentes frente à prática da simulação realística.
Referências
Troncon LEA, Maffei CML Implementing simulation-based education in the medical undergraduate program at the Ribeirão Preto Faculty of Medicine, University of São Paulo, Brazil. Medicina (Ribeirão Preto). 2007;40(2):153-61.
Health Workforce Australia. Simulated learning environments (SLEs). 2012. [Internet] [Acesso em 01/12/2016). Disponível em http://www.hwa.gov.au/work-programs/clinical-training-reform/simulated-learning-environments-sles
Quilici, A. P., Abraão, K. C., Timerman, S., & Gutierrez, F. (2012). Simulação Clínica: do conceito à aplicabilidade. São Paulo: Atheneu.
Vargal CRR, Almeida VC, Germanol CMR, et al. Relato de Experiência: o Uso de Simulações no Processo de Ensino-aprendizagem em Medicina. [Internet] [Acesso em 01 dez 2016]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v33n2/18.pdf
Ziv A, Wolpe PR, Small SD, et al. Simulation-Based Medical Education: An Ethical Imperative. Acad Med. 2003;78(8):783-8.
Thomas P, Walker K. Rehabilitation For The Over-resuscitated SimMan: Healthcare Simulations In Cardiorespiratory Physiotherapy. Focus Health Prof Educ. 2011;13(2):1-12.
Scalabrini Neto, A.; Fonseca, A. S.; Brandão, C. F. S. Simulação Realística e Habilidades na Saúde. Editora Atheneu. 2017.
Ogden PE, Cobbs LS, Howell MR, et al. Clinical simulation: importance to the internal medicine educational mission. Am J Med. 2007;120:820-4.
Carrol JD, Messenger JC. Medical simulation: the new tool for training and skill assesment. Perspect Biol Med. 2008;51:47-60.
Amaral JMV. Simulação e ensino-aprendizagem em Pediatria. 1ª Parte: Tópicos essenciais. Acta Pediatr Port. 2010;41(1):44-50.
Ziv A, Wolpe PR, Small SD, et al. Simulation-based medical education: an ethical imperative. Simul Healthc. 2006;1(4):252-6.
Aromataris E, Munn Z, editores. Joanna Briggs Institute Reviewer's Manual. The Joanna Briggs Institute, 2017. [acesso em 2018 abr 20]. Disponível em:
https://reviewersmanual.joannabriggs.org/
Levac D, Colquhoun H, O'Brien KK. Scoping studies: advancing the methodology. Implement. sci. 2010; 5(1):5-69.
Colquhoun HL, Levac D, O'Brien KK, et al. Scoping reviews: time for clarity in definition, methods, and reporting. J. clin. epidemiol. 2014; 67(12):1291-1294.
Joanna Briggs. Institute. The Joanna Briggs Institute reviewers' manual 2015: Methodology for JBI scoping reviews; 2015. [acesso em 2018 abr 20]. Disponível em: http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/Reviewers-Manual_Methodology-for-JBI-Scoping-Reviews_2015_v2.pdf
Tricco AC, Antony J, Soobiah C, et al. Knowledge synthesis methods for generating or refining theory: a scoping review reveals that little guidance is available. J. clin. Epidemiol. 2016; 73:36-42.
Arksey H, O'Malley L. Scoping studies: towards a methodological framework. Int. j. soc. res. methodol. 2005; 8:19-32.
Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, et al. Scoping Reviews. In: Aromataris E, Munn Z, editores. Joanna Briggs Institute Reviewer's Manual. Australia: The Joanna Briggs Institute; 2017.
Welch V, Petticrew M, Petkovic J, et al. Extending the PRISMA statement to equity-focused systematic reviews (PRISMA-E 2012): explanation and elaboration. J. clin. epidemiol. 2016; 70:68-89.
Coutinho V, Martins JCA, Pereira MF, Mazzo A. Feedback e debriefing. In: Scalabrini Neto A, Fonseca AS, Brandão CFS. Simulação realística e habilidades na saúde. Rio de Janeiro (RJ): Atheneu; 2017. p. 115-25.
Silva RC, Torres AAP, Valadão SR, Soares TMS. A simulação do cuidado como um cenário de aprendizagem em enfermagem. J Nurs Health. 2016;6(Supl.):164-72.
So HY, Chen PP, Wong GKC, Chan TTN. Simulation in medical education. J R Coll Physicians Edinb [Internet]. 2019;49(1):52–7. Disponível em: http://doi.wiley.com/10.1002/9781118472361.ch13
Jones F, Passos-Neto CE, Braghiroli OFM. Simulation in Medical Education: Brief history and methodology. Princ Pract Clin Res. 2015;2(1):56–63
Caveião C, Peres AM, Zagonel IPS, Amestoy SC, Meier MJ. Teaching-learning tendencies and strategies used in the leadership development of nurses. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2018 Feb [cited Feb 22, 2018];71(Suppl 4):1531-9. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0455
Mcewan B, Hercelinskyj G. An internal audit of a virtual learning space to facilitate clinical decision-making in nursing. Collect Essays Learn Teach. [Internet]. 2012 Apr [cited Feb 22, 2018];5:132-6. doi: https://doi.org/10.22329/celt.v5i0.3451
Botma Y. Nursing student’s perceptions on how immersive simulation promotes theory-practice integration. IJANS [Internet]. 2014 Apr 20 [cited Feb 22, 2018];1:1-5. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijans.2014.04.001
Shapira-Lishchinsky O. Simulations in nursing practice: toward authentic leadership. J Nurs Manag. [Internet]. 2014 Jan [cited Feb 22, 2018];22(1):60-9. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2 834.2012.01426.x
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.