Competências com ênfase na segurança do paciente durante a formação em enfermagem
Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em Enfermagem, Segurança do PacienteResumo
Objetivo: Sintetizar o conhecimento disponível na literatura nacional e internacional sobre as competências desenvolvidas na durante a formação em Enfermagem com ênfase na segurança do paciente. Método: revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados eletrônicas Scielo, BDENF, LILACS, Mediline, PubMed, CINAHL, Scopus, Web of Science e Medline, que incluiu estudos publicados no período de 2012 a 2018. Resultados: Foram identificados 19 artigos, que desvelaram as competências como identificação, notificação, prevenção e gerenciamento de eventos, controle de infecção, trabalho em equipe, comunicação efetiva, utilização de evidências, informação, agir ético, liderança, aprendizagem contínua e compreensão humana. Conclusão: Os estudos analisados revelam as competências desenvolvidas durante a formação em Enfermagem com ênfase na segurança do paciente têm sido pouco abordadas no processo formativo, configurando-se na necessidade de reforma inovadora.
Referências
Mello JF, Barbosa SFF. Patient Safety Culture in Intensive Care: Nursing Contributions. Texto Contexto Enferm. [Internet]. 2013; [cited 2018 Aug 12]. 22(4):1124-33. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010407072013000400031 .
Kohn LT, Corrigan JM, Donaldson MS, Committee on Quality of Health Care in America, Institute of Medicine. To err is human: building a safer health system [Internet]. Whashington: National Academy Press; 2000 [cited 2018 Ago 12]. Available from: http://www.nap.edu/catalog/9728.html
Capucho HC, Cassiani SHB. Necessidade de implantar programa nacional de segurança do paciente no Brasil. Rev. Saúde Pública [Internet]. 2013 [cited 2019 Feb 12]; 47(4):791-798. Available from: https://www.scielo.br/pdf/rsp/v47n4/0034-8910-rsp-47-04-0791.pdf
Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2014 [cited 2019 Fed 12]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf
Caldana G, Guirardello EB, Urbanetto JS, Peterlini MAS, Gabriel CS. Rede brasileira de enfermagem e segurança do paciente: desafios e perspectivas. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2015; [cited 2018 Aug 12]; 24(3): 906-11. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v24n3/pt_0104-0707-tce-24-03-00906.pdf
Nie Y, Li L, Duan Y, Chen P, Barraclough BH, Zhang M, et al. Patient Safety Education for undergraduate medical students: a systematic review. BMC Med Educ [Internet] 2011 [cited 2019 Feb 12]; 11(33). Available from: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/1472-6920-11-33
Duarte SCM, Queiroz ABA, Büscher A, Stipp MAC. O erro humano no cotidiano da assistência de enfermagem em terapia intensiva. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2015; [cited 2018 Aug 12]. 23(6):1074-81. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v23n6/pt_0104-1169-rlae-23-06-01074.pdf
Wegner W, Silva SC, Kantorski KJC, Predebon CM, Sanches MO, Pedro ENR. Educação para cultura da segurança do paciente: Implicações para a formação profissional. Esc. Anna Nery [Internet]. 2016 [cited 2019 Feb 12]; 20(3):e20160068. Available from: https://www.scielo.br/pdf/ean/v20n3/1414-8145-ean-20-03-20160068.pdf
Aboumatar HJ, Thompson D, Wu A, Dawson P, Colbert J, Marsteller J, et al. Development and evaluation of a 3-day patient safety curriculum to advance knowledge, self-effi cacy, and systems thinking among medical students. BMJ Quality & Safety [Internet]. 2012; 21(5):416–22. Available from: https://qualitysafety.bmj.com/content/21/5/416
Agency for Healthcare Research and Quality. AHRQ Patient Safety Network—safety culture. U.S. Departamento f Health & Human Services. EUA. [Internet] 2018. [cited 2018 Aug 15]. Disponível em: http://psnet.ahrq.gov/primer.aspx?primerID=5
Wong BM, Etchells EE, Kuper A, Levinson W, Shojania KG. Teaching Quality Improvement and Patient Safety to Trainees: A Systematic Review. Academy Medicine [Internet]. 2010 [cited 2019 Feb 12]; 85(9):1425–39. Available from: https://insights.ovid.com/crossref?an=00001888-201009000-00013
Frenk JMD, Chen L, Bhutta ZA, Cohen J, Crisp N, Evans T, et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen1 health systems in an interdependent world. The Lancet [Internet] 2010; [cited 2018 Aug 15] 376(9756):1923-58. Available from: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(11)60492-3/fulltext?code=lancet-site
Liao JM. Patient safety: an educational competency. The Lancet [Internet]. 2012; [cited 2018 Aug 15]; 379(9830):1933. Available from: https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S0140-6736%2812%2960833-2
Sherwood G. Perspectives: Nurses’ expanding role in developing safety culture: Quality and Safety Education for Nurses – competencies in action. J Research in Nursing [Internet]. 2015 [cited 2019 Fed 12]; 20(8):734–740. Availabe from: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1744987115621142
Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs [Internet]. 2005 [cited 2019 Feb 12]; 52(5):548-53. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16268861
Mendes KS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2008 [cited 2019 Feb 12]; 17(4):758-764. Available from: https://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/18.pdf
Stillwell SB, Fineout-Overholt E, Melnyk BM, Williamson KM. Evidence-based practice, step by step: asking the clinical question: a key step in evidence-based practice. Am J Nurs [Internet]. 2010 [cited 2019 Feb 12]; 110(3):58-61. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20179464
Malta M, Cardoso LO, Bastos FI, Magnanini MMF, Silva CMFP. Iniciativa STROBE: subsídios para a comunicação de estudos observacionais. Rev. Saúde Pública [Internet]. 2010 [ciited 2019 Feb 12]; 44(3):559-565. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003489102010000300021&lng=en
Tong A, Sainsbury P, Craig J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. Int J Qual Health Care 2007;19(6):349-57. doi: http://intqhc.oxfordjournals.org/content/19/6/349.long
Bim LL, Bim FL, Silva AMB, Sousa AFL, Hermann PRS, Andrade D, et al. Aquisição teórico-prática de tópicos relevantes à segurança do paciente: dilemas na formação de enfermeiros. Esc. Anna Nery [Internet]. 2017 [cited 2019 Feb 12]; 21(4):e20170127. Available from: https://www.scielo.br/pdf/ean/v21n4/pt_1414-8145-ean-2177-9465-EAN-2017-0127.pdf
Australian Commission on Safety and Quality in Health Care. Annual Report 2012/2013 [Internet]. Sydney: ACSQHC; 2013 [cited 2019 Feb 12]. Available from: https://www.safetyandquality.gov.au/wpcontent/uploads/2013/10/Finaltagged-PDF-for-Web-Annual-Report-2012-13.pdf
Lee NJ, Jang H, Park SY. Patient safety education and baccalaureate-nursing students’ patient safety competency: A cross-sectional study. Nurs Health Sci [Internet]. 2016 [cited 2019 Feb 12]; 18(2):163–171. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26306563
Cronenwett L, Sherwood G, Barnsteiner 23. J, Disch J, Jonhson J, Mitchell P, et al. Quality and safety education for nurses. Nurs Outlook [Internet]. 2007 [cited 2019 Feb 12]; 55(3):122–131. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17524799
Sammer CE, Lykens K, Singh KP, Mains DA, Lackan NA. What is patient safety culture? A review of the literature. J Nurs Scholarsh [Internet]. 2010 [cited 2019 Feb 12]; 42(2):156–165. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20618600
World Health Organization. Patient safety curriculum guide: multi-professional edition. Geneva; 2011 [cited 2017 Apr 26]. Available from: https://apps.who.int/iris/handle/10665/44641
Melliro MM, Tronchin DMR, Lima ML, Garzin ACA, Martins MS, Cavalcante MBC et al. Temática segurança do paciente nas matrizes curriculares de escolas de graduação em enfermagem e obstetrícia. Rev. baiana enferm [Internet]; 2017 [cited 2019 Feb 19]; 31(2):e16814. Available from: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/16814/14426 27. Melnyk BM, Gallagher-Ford L, Zellefrow C, Tucker S, Thomas B, Sinnott LT, et al . The First U.S. Study on Nurses’ Evidence-Based Practice Competencies Indicates Major Deficits That Threaten Healthcare Qualit, Safety, and Patient Outcomes. Worldviews Evid Based Nurs [Internet]. 2018 [cited 2018 Aug 13]; 15(1):16-25. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29278664.
Jang H, Lee NJ. Patient safety competency and educational needs of nursing educators in South Korea. PLoS One [Internet]. 2017 [cited 2018 Aug 13]; 12(9): e0183536. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Jang+H%2C+Lee+NJ.+Patient+safety+competency+and+educational+needs+of+nursing+educators+in+South+Korea .
Usher K, Woods C, Conway J, Lea J, Parker V, Barret F, et al. Patient Safety content and delivery in pre-registration nursing curricula: A national cross-sectional survey study. Nurse Educ Today [Internet]. 2018 [cited 2018 Aug 13]; 66:82-89. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Patient+Safety+content+and+delivery+in+preregistration+nursing+curricula%3A+A+national+crosssectional+survey+study .
Siman AG, Brito MJM. Mudanças na prática de enfermagem para melhorar a segurança do paciente. Rev. Gaúcha Enferm. [Internet]. 2016 [cited 2019 Feb 06]; 37(spe):e68271. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472016000500413&lng=en
Masters, Kelli. Integrating quality and safety education into clinical Nursing education through a dedicated education unit. Nurse Educ Pract [Internet]. 2016 [cited 2018 Aug 12]; 17:153-60. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26777871
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.